[ x ] Fechar

Primeiro ar-condicionado de cobre antimicrobiano do mundo é lançado na China

  • 11 de janeiro de 2011
  • 1 Comentário

Foi lançado o primeiro ar-condicionado antimicrobiano feito de cobre no mundo, em Beijing, China. Inovador, o produto que têm propriedades antimicrobianas do cobre também contribui para economia de energia de até 56% em comparação aos atuais produtos no mercado chinês.

Onde o cobre vai atuar nestes novos aparelhos: Os componentes do sistema HVAC  operam em ambientes quentes, escuros e úmidos, que são as condições ideais para a contaminação por fungos que causam mau odor e podem prejudicar a eficiência do sistema. Testes de laboratório demonstram que os materiais de cobre podem inibir o desenvolvimento destes organismos.

Em 24 horas de exposição em superfícies de cobre, pode ser observada a extinção total de várias espécies comuns de fungos, enquanto que superfícies de alumínio não apresentaram nenhum efeito sobre nenhum destes fungos.

Empresa Chigo: A fabricante de ar-condicionado, em parceria com a Internacional Copper Association (ICA), foi responsável pela fabricação e lançamento do produto no mercado. A aplicação do cobre é baseada pesquisas de laboratório da Universidade de Southampton, no Reino Unido. O professor William Keevil, que avaliou a eficácia da superfície de cobre como fungicida para ar condicionado.

Primeiros passos no Brasil

No Brasil, o Instituto Brasileiro do Cobre – Procobre, braço do ICA, está buscando parceiros para dar início aos primeiros estudos locais sobre a ação antimicrobiana do cobre. Com foco em hospitais e ambulatórios, buscando utilizá-lo como revestimento da superfície de contato de braços de cadeiras, para coleta de sangue e bandejas, entre outros materiais (conforme estudo realizado em um Ambulatório de Doenças Infecciosas, em North Shore-Long Island Jewish Health esta troca pode tornar o ambiente livre das bactérias infecciosas).

Sobre o Procobre – É uma rede de instituições latino-americanas cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações. O PROCOBRE faz parte da Internacional Copper Association (ICA, Associação Internacional do Cobre), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.

Fonte: http://www.procobre.org/pr/index.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Primeiro ar-condicionado de cobre antimicrobiano do mundo é lançado na China"