[ x ] Fechar

Prefeitura do Rio cria plano de ação para evitar que o calor seja fatal

  • 10 de dezembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Prefeitura do Rio cria plano de ação para evitar que o calor seja fatalEste ano, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, elaborou um plano de ações, para que ondas de calor, como as que deixaram milhares de pessoas mortas recentemente no Egito e no Paquistão, não sejam fatais aqui também.

As medidas são baseadas no que diz a Organização Meteorológica Mundial, que este verão será um dos mais quentes de todos os tempos, com previsão de que os termômetros fiquem pela casa dos 40ºC por vários dias seguidos. E de acordo com meteorologistas, o Rio terá recordes de temperatura por influência do fenômeno El Niño, que este ano será muito mais intenso.

“O Rio é uma das cidades com os mais altos índices de exposição solar de sua população. Mais do que usar protetor solar, as pessoas devem buscar a sombra para se proteger dos riscos do câncer de pele, que é um problema crônico que aparecerá com o tempo”, disse o secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz.

A maior preocupação é com casos de insolação, desidratação e queimaduras na pele. Os mais vulneráveis são os bebês e os idosos, que têm organismos com menos capacidade de defesa. Para os idosos, o calor extremo pode aumentar a temperatura do corpo, causando infartos e derrames.

Plano de ação
Entre as medidas que fazem parte do plano de contingência, estão campanhas públicas incentivando a hidratação, aumento do número de leitos nos hospitais e aumento no atendimento de emergência.

Além disso, uma estratégia para combater a dengue também foi elaborada. As ações que já são realizadas serão reforçadas e os profissionais receberão treinamentos e as clínicas poderão aumentar o horário de atendimento. De acordo com o secretário, sete milhões de visitas domiciliares estão prevista e 10 centros de hidratação estão sendo abertos na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, as ações deverão ser colocadas em prática ainda esse mês, assim que iniciar o verão.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *