[ x ] Fechar

Por que o ar-condicionado fica no alto e a lareira embaixo?

  • 21 de outubro de 2014
  • 1 Comentário

Muito utilizados para climatizar o ambiente, o aparelho de ar condicionado e a lareira servem como meios para adequar a temperatura de acordo com a necessidade dos usuários. Em dias de calor intenso, o ar-condicionado é uma grande alternativa para refrigerar o ar, deixando-o mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o frequentam. Além disso, o aparelho funciona também como um bom meio de defesa contra as infecções causadas pelo ar poluído das grandes cidades.

Por outro lado, as lareiras tornam-se uma ótima solução para aquecer a casa durante as baixas temperaturas registradas no ápice do inverno. As chamas provocam calor e deixam o ambiente mais aconchegante. Apesar de possuírem funções semelhantes – climatizar o ambiente – mas de maneira oposta, sendo o ar-condicionado para esfriar e a lareira para esquentar, você sabe por que o aparelho de ar é instalado no alto e a lareira localiza-se embaixo?

Explicando os fatos

É justamente pelo fato de o ar-condicionado refrigerar e a lareira aquecer que o posicionamento de cada um pode ser explicado. O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável.

Mas o porquê de ele sempre ser colocado na parte superior é o mesmo caso do congelador, que fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é simples. Como dito anteriormente, o ar-condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes acontecem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contrapartida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente e o mesmo acontece na geladeira, garantindo assim a refrigeração dos alimentos que se encontra em seu interior.

Já com a lareira acontece justamente o processo inverso, pois o ar quente produzido sobe exalando calor naturalmente. É por esse motivo que ela deve ser colocada em posição inferior, já que a sensação térmica pode ser sentida pelo fato de a corrente de calor ser direcionada para o alto.

Dessa maneira, o fato de o ar-condicionado ficar em cima e a lareira estar sempre embaixo pode ser justificado pela direção da corrente de ar produzida por ambos.

Leia mais: A importância do pé-direito para o dimensionamento térmico

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Por que o ar-condicionado fica no alto e a lareira embaixo?"