[ x ] Fechar

Por que comprar um aparelho com Selo PROCEL?

  • 17 de agosto de 2010
  • 34 Comentários

Atualizado em 19/10/2012

Respondendo algumas dúvidas freqüentes sobre Selo Procel, o portal Web ArCondicionado explica para você porque dar preferência a aparelhos com o selo e quais as vantagens.

O Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, por exemplo, ar-condicionado janela, split hi-wall, split piso-teto, entre outros.

A etiqueta exibida no ar condicionado e em vários outros eletrodomésticos, classifica o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Etiqueta-Selo-Procel

Conforme os aparelhos vão se modernizando os produtos podem ter uma mudança de Selo. Mas isto não significa que seu aparelho irá consumir mais ou menos (caso seu Selo seja alterado após a compra), o que acontece é apenas uma recolocação em sua classificação.

Quais as vantagens:

Escolhendo produtos com o Selo Procel, a economia gerada por essa escolha pode resultar, ao longo da vida útil do aparelho, o equivalente ao preço de um aparelho novo. Além disso, evita investimentos desnecessários em geração, transmissão e distribuição de energia, estimulando a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo assim, para o desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.

Testando de todas as formas possíveis os produtos antes de liberar o uso do Selo (em laboratórios credenciados, sob a supervisão do INMETRO), o Procel já é uma forma de você ter uma garantia da qualidade do aparelho que está comprando.

Selo Procel A

Os aparelhos que são contemplados com este selo possuem o melhor índice de eficiência energética da categoria. São comprovadamente mais econômicos, pois são submetidos a ensaios específicos em laboratório idôneo, indicado pelo Procel. Os parâmetros a serem avaliados para cada equipamento constam nos Critérios Específicos para Concessão do Selo Procel, que consta no Regulamento Selo Procel de Economia. Ao adquirir um produto com este selo você estará garantindo economia na sua conta de energia elétrica.

Compare aqui os preços de ar-condicionado com Selo Procel A

Eficiência energética: é a atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia buscando uma utilização racional, ou seja, usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Eficiência Energética prega a utilização sábia e maximizada dos recursos energéticos disponíveis.

O Selo: Instituído por Decreto Presidencial em oito de dezembro de 1993. É um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, com sua Secretaria-Executiva mantida pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás.

Fonte:
www.eletrobras.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

34 Ideias sobre "Por que comprar um aparelho com Selo PROCEL?"

  • Gostaria de uma orientação. O que significa em termos de economia se eu comprar um aparelho de ar condicionado de janela selo D >

  • olá, pretendo comprar um ar condicionado e estou em dúvida entre o de janela e o split, principalmente quanto ao consumo de energia. Pergunta: Se ambos os aparelhos possuem SELO A, o consumo de energia será o mesmo? Muitos vendedores dizem que o consumo do ar janela é superior ao split, isso confere? O barato no preço do produto pode não compensar as contas futuras de energia.
    Obrigada.

    • Olá Wesley,

      acredito que não sejam fabricados aparelhos com essas classificações. E em 2014, apenas 1,5% dos aparelhos disponíveis no mercado era selo E.

      Obrigado pelo contato.

  • Quero comprar esse Ar-condicionado Consul Multi Air Digital CCN10B Frio com Timer e Controle Remoto 10.000 BTUs e gostaria de saber se ele é bom mesmo.
    E o tamanho do meu quarto é 9 metros pode ser esse tamnho ou pode ser menor minha casa é de telhado colonial e com forro de pvc.
    Obrigado desde já.
    Aguardo resposta.

    • Olá Gilvana.
      Não temos essa informação, logo não podemos dizer se o aparelho é realmente bom ou não.
      As marcas mais recomendadas pelos leitores é Gree, LG, Samsung, Carrier, Fujitso e Hitachi.

      Agradecemos o seu contato.

  • Quero saber qual o consumo de um spliter normal e o inverter categoria A DE 12 000 btus.
    como consigo calcular. Por que as lojas nao conseguem dizer qual a diferenca de consumo entre um e outro.

    fico no aguardo

  • Bom dia!
    Adquiri o produto “Ar Condicionado Consul Mono Split Bem Estar 7.000 Btus Frio Branco”.
    Pelo site, consta que o consumo é de 13,4 Kw/h. Lendo alguns posts deste site, fiquei um pouco assustado. Utilizarei o ar por aproximadamente 10 horas diárias. Gastarei 134 kw no mês só com o ar, então?
    Grato!
    Att.,
    Lucas

    • Olá Edson.
      Para você ter uma ideia, um Consul Procel A consome 17,2 Kw/h, e pelo tempo que você deixa ligado gastaria em média 38 reais por mês, cem reais a menos de energia do que deve gastar hoje atualmente. Neste post você pode fazer o calculo de consumo.

      Caso queira adquirir um produto com o Sela Procel A, acesse aqui para fazer a cotação. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.

      Agradecemos seu contato.

  • comprei um aparelho de ar condicionado Springer e, após a instalação, pedi para o técnico retirar o adesivo do Procel colocado na frente do aparelho e fui informado que a cola é resistente e, se usar algum produto químico posso danificar o plástico. o que fazer?

    • Olá Luiz Carlos. Tente remover o adesivo com cuidado. Após isso tente passar uma esponja com água e sabão neutro. Acredito que isso remova a cola deixada pelo adesivo do Procel.
      Obrigado pelo seu contato e continue lendo o nosso blog.

    • Olá Joilson. Infelizmente não dispomos deste tipo de informação sobre a marca Yang. Aconselhamos que poste sua dúvida no Fórum do ArCondicionado. Cliquei aqui para acessar o Fórum. Talvez outros membros poderão te ajudar. Agradecemos pelo seu contato.

  • Olá, amigos estou com uma grande dúvida, comprei na loja INSINUANTE hoje um Condicionador de ar Split, da Marca ADMIRAL, vcs conhecem essa marca? é de confiança? o consumo de energia é elevado?

    Muito obrigado

  • O QUE TENHO QUE FAZER QUANDO MEU AR (YANG) DEIXA DE GELAR E APARECE A SIGLA E4? QUANDO DESLIGO NO CONTROLE E LIGO DINOVO ELE VOLTA AO NORMAL. MAS AÊH SEMPRE TENHO QUE FAZER ESSE PROCEDIMENTO PQ NO MANUAL NÃO TEM SILGA ALGUMA. :(

  • Olá, possuo um ar condicionado Yang de 12.000btus e no meio da noite ele dispara (deixa de gelar e no visor aparece ES) mesmo o quarto ficando muito quente ele só ventila… aí desligo e ligo novamente ele e ele volta a gelar, mas… amanhecendo o dia ele faz a mesma coisa, aí tenho que desligar e ligar novamente. o que seria este problema? Será que alguém aí pode me ajudar???
    obrigado pela atenção.

    • Oi, David!

      Procuramos o manual do usuário do seu aparelho e o SAC da marca, porém não encontramos. A Yang não é uma marca nacional, procede? Nossa dica é: prefira sempre as fabricantes nacionais, que têm ótimos aparelhos e classificação de eficiência energética certificada pelo Inmetro (Selo Procel), entre outras vantagens. Entre em contato com a loja que lhe forneceu o produto, acredito que eles possam te ajudar.

    • o meu ar condiciona tbm está com o mesmo problema, aparece essa sigla! eu preciso desligar e ligar novamente, mas é um saco pois passo a noite acordando qndo ele esquenta.

    • mesmo nao sendo uma marca nacional esse arcondicionado e bom?
      comprei um de 12.000 classe A e gostaria de saber informaçes sobre o mesmo

  • Gostaria de saber se esse exame do consumo de um ar condicionado é feito em cima da potência máxima (16° ou 17°) ou utilizando o aparelho em modo “auto” (econômico)? possuo um modelo panasonic inverter e a tabela procel confirma o atraente baixo consumo apresentado pela fabricante.

    • Marcos,

      o consumo de um ar-condicionado é calculado levando-se em conta a potência do aparelho em relação ao tamanho do ambiente, independente da temperatura. Ou seja, se a capacidade do ar-condicionado não estiver adequada ao tamanho do quarto, por exemplo, a tendência é que gaste mais energia.

      Att
      Emilly
      WebArcondicionado