[ x ] Fechar

PMOC: A manutenção do ar-condicionado é importante ao funcionamento do aparelho e à saúde

  • 12 de abril de 2018
  • Nenhum Comentário

Por Diogo Penha*

 

duto-ar-condicionado

.

Esta publicação é mais técnica, por tratar-se de uma portaria da ANVISA – mais especificamente o PMOC -, porém acredito que será de grande ajuda ao público em geral. Passou a ser lei que todos os estabelecimentos com equipamentos de ar condicionados superiores a 60.000 BTU deverão solicitar a limpeza semestral de seus aparelhos a fim de evitar multa pelo não cumprimento da lei.

Portanto este ponto em questão vale-se da manutenção periódica dos aparelhos. O fato é que a grande maioria das pessoas ao adquirir seu equipamento não faz essa limpeza periódica, e só lembra de limpar quando o aparelho já não está mais gelando, devido ao grande acúmulo de resíduos – fazendo com que esse funcione abaixo de sua capacidade.

Leia também: Perguntas e respostas sobre a lei 13.589: a manutenção do ar-condicionado é obrigatória

Resolvendo problemas na manutenção

Um exemplo de grandes problemas nessa manutenção são as limpezas de dutos dos equipamentos de ar condicionado de modelo Cassete, ou seja, aqueles usados nas repartições públicas tais como bancos, autarquias, departamentos…

Vídeo: Ar Condicionado Dutado pode trazer Riscos à Saúde

Mas vale lembrar que já existem empresas capacitadas a exercer esta limpeza através de um mini robô, colocado dentro do duto para fazer esta limpeza, além de fazer uma varredura de toda instalação interna (dutos) – considerando que não há como entrar dentro desse espaço para realizar o serviço.

Essa manutenção serve, além da lei, para reforçar o cuidado à saúde e à qualidade do ar, pois tais resíduos são muito prejudiciais a saúde humana, causando sérios problemas aos pulmões e às pessoas com alergias como rinite, por exemplo.

Espero que mais e mais empresas estejam capacitadas a oferecer tais serviços a fim de qualificar mais os profissionais e acima de tudo preservar o bem-estar de quem usa o ar-condicionado.

Nas próximas publicações vou falar como funciona o sistema de ar condicionado, sua estrutura e demais considerações.

diogo-colunista-webarcondicionado

* Lembramos que esse texto é de autoria do nosso colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

Leia mais publicações de Diogo Penha >>

Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.

Colunista do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *