[ x ] Fechar

Piso aquecido oferece risco de choque elétrico?

  • 30 de maio de 2017
  • Nenhum Comentário

Quem tem ar-condicionado sem a função aquecimento, nesta época do ano, geralmente procura por formas mais acessíveis de esquentar a casa, principalmente no Sul do Brasil.

explicamos aqui no blog como funcionam os sistemas de aquecimento por piso radiante/térmico. Mas ainda há quem se pergunte, será que o piso térmico é tão seguro quanto o ar-condicionado?

De acordo com as empresas que instalam, o sistema de calefação por piso radiante não oferece nenhum risco de choque elétrico. Isso porque, o usuário não tem nenhum contato direto com a fiação.

O que garante essa segurança?

Segundo as fabricantes, o sistema é todo isolado e segue normas rígidas de segurança. “Os fios são protegidos de forma mais segura que os fios de luz expostos nos próprios postes de energia”, explica a empresa Piso Térmico.

Além disso, todo material usado na instalação passa por processos rígidos de controle de qualidade. E o único aparelho eletrônico ligado ao piso é o termostato, que funciona como qualquer outro interruptor de luz.

Os fios que aquecem o piso (cabos calefatores) são protegidos por várias camadas com materiais altamente isolantes. Os cabos são fixados por baixo da argamassa, que fica abaixo do revestimento (mármore, porcelanato, granito, cerâmica, parquet…)

Outros isolantes utilizados na instalação dos cabos calefatores são areia, cimento e brita termoacústica.

Mas e se molhar, não é perigoso?

Ainda de acordo com as fabricantes, também não há rico de choque elétrico ao molhar o piso para limpar. A umidade praticamente não é absorvida pelo piso aquecido e sim, eliminada.

Leia mais: Piso aquecido aumenta muito o consumo de energia?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *