[ x ] Fechar

Piso aquecido aumenta muito o consumo de energia?

  • 25 de maio de 2017
  • Nenhum Comentário

O consumo de energia elétrica do piso aquecido, como qualquer outro sistema de climatização, depende de quanto tempo ele ficará em uso, do tratamento térmico da construção, das condições climáticas externas, do tamanho do ambiente, do uso de isolamentos e da temperatura em que ele será utilizado.

Como o sistema possui um termostato para cada ambiente, ele oferece um uso racional de energia. Ou seja, é possível usar apenas no ambiente que você estiver, deixando os outros termostatos desligados. Além disso, o aquecimento é rápido e eficiente.

Ele possibilita que o usuário determine o tempo e os horários que deseja a climatização do ambiente. E por ser um sistema de uso sazonal, apenas para os dias mais frios do ano, ele se torna ainda mais econômico.

Comparando o sistema de piso aquecido com ar-condicionado Quente/Frio

O consumo do sistema de piso aquecido, em se tratando de watts, é equivalente ao uso do ar-condicionado com função aquecimento. Se um consome mais que o outro, vai depender do tempo que os dois vão permanecer em funcionamento.

Assim como ocorre com o ar-condicionado, se o piso aquecido for usado com as janelas abertas ou se não estiver vedado adequadamente, o consumo de energia também será elevado.

Também semelhante ao funcionamento do ar-condicionado, o termostato do piso térmico desliga o sistema assim que ele atinge a temperatura desejada (que é ajustada de acordo com a necessidade do usuário), reduzindo o consumo de energia. Segundo a empresa Piso Térmico, “na pior das hipóteses de você se utilizar do piso para aquecer os ambientes, você terá uma conta com um percentual 20% a mais do que se você realizasse o aquecimento por um aparelho de ar condicionado”

Qual a temperatura mais adequada para utilizar o piso aquecido

Cada pessoa tem uma percepção e uma necessidade única de conforto térmico, quanto a isso, é uma questão de escolha pessoal. Mas, falando de consumo de energia, o funcionamento do sistema de piso térmico é semelhante ao do ar-condicionado. Quanto maior for a diferença entre a temperatura que está o piso e o ambiente e a temperatura desejada, maior será o consumo.

Saiba mais sobre piso térmico/aquecido – link

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *