[ x ] Fechar

Pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão criaram esterilizador de ar-condicionado inspirado no sol

  • 12 de novembro de 2014
  • 4 Comentários

Arte: Bruno Souza e Eduardo Seabra / Reprodução Jornal Nacional Rede GloboSabendo que o ar-condicionado é um local perfeito para a replicação de microorganismos e inspirados no Sol, pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão criaram um esterilizador para ar-condicionado. O aparelho elimina a sujeira acumulada para que ela não retorne ao ambiente.

De acordo com os estudiosos, o equipamento é capaz de eliminar até 98% da sujeira da água que se acumula nos aparelhos de ar condicionado. Foram realizados testes que comprovaram que a quantidade de germes, fungos e bactérias presentes no ar caiu pela metade. “O ar-condicionado cria umidade dentro dele que facilita o crescimento desses germes, fungos, bactérias”, afirma o médico Rubens Santos, do Hospital Universitário da UFMA.

Os raios do sol emitem uma radiação ultravioleta que mata germes e bactérias, como um esterilizante natural. E foi por isso que surgiu a ideia de reproduzir a luz do sol dentro de um ambiente fechado com ar-condicionado, mas sem que os raios UV pudessem prejudicar a saúde dos usuários.

Como funciona
O estabilizador é colocado na parte da frente do ar-condicionado, jogando a luz de uma lâmpada UV para a parte interna do aparelho. E a radiação elimina os microorganismos acumulados no equipamento de ar condicionado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "Pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão criaram esterilizador de ar-condicionado inspirado no sol"