[ x ] Fechar

Português estuda desumidificador à base de energia solar

  • 01 de novembro de 2013
  • Nenhum Comentário

De acordo com o pesquisador português Celestino Ruivo, em breve poderemos contar com um desumidificador de ar que utiliza a energia solar para seu funcionamento. O estudioso da Universidade do Algarve explica que “o desumidificador é uma roda higroscópica (que absorve a umidade) que funciona como o coração do sistema de tratamento de ar, permitindo arrefecer vários espaços de um edifício”.

O sistema permite uma significativa redução dos consumos de energia elétrica, porém, para que funcione, é necessário combinar o processo de desumidificação com o de arrefecimento evaporativo. Segundo o estudioso, estes sistemas são mais adequados aos locais onde os níveis de radiação solar são elevados, como o sul da Europa.

Apesar de zonas rurais européias já contarem com sistemas de ar condicionado solar instalados, a tecnologia tem algumas limitações. Sempre é preciso uma segunda fonte de energia, seja a eletricidade ou o gás, e o ar-condicionado solar nem sempre consegue dar resposta a todas as necessidades do utilizador.

Durante o último verão, Celestino Ruivo esteve por dois meses num laboratório da Austrália, aprimorando-se no estudo da roda higroscópica composta por sílica gel. O trabalho foi feito em conjunto com o pesquisador cientifico e industrial, o australiano Mark Goldsworthy.

Roda higroscópica
A higroscopia é a capacidade que certos materiais tem de absorver água. A técnica é usada por empresas para desidratar alimentos (cloreto de sódio) ou desumidificar embalagens e pequenos ambientes (sílica gel, sulfato de cobre).

A sílica gel, contida no sistema, geralmente é usada para desumidificar ambientes que requerem proteção contra a umidade. No caso português será usado diretamente na roda higroscópica.

Energia solar na climatização
O sistema de ar-condicionado movido à energia pela luz do sol ainda engatinha no Brasil. Empresas terão que desenvolver novas alternativas e principalmente os profissionais aprofundarem sua capacitação. Estes tipos de sistema ainda carece de investimento mais expressivo para a sua implementação. No caso do aquecimento solar, já existe no mercado fornecedores que ofereçam coletores.

Ao redor do mundo, principalmente na Europa, o sistema com energia solar está evoluindo rapidamente, onde já existem diversos equipamentos instalados. Na climatização residencial, em 2010 a LG lançou na Ásia seu split que funciona com energia solar, mas ainda sem previsão para chegar a terras brasileiras. O mesmo ocorreu na climatização industrial, com o Chiller de Absorção que a YORK implantou em alguns locais dos Estados Unidos.

Ainda não obtivemos resposta quanto a comercialização do produto.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Jornal de Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *