[ x ] Fechar

Película que arrefece ambientes é desenvolvida nos Estados Unidos

  • 17 de fevereiro de 2017
  • Nenhum Comentário

Em um artigo publicado na revista Science na última semana, pesquisadores das Universidades do Colorado e do Wyoming, ambas nos Estados Unidos, apresentaram um material que pode ser uma alternativa ao calor.

Trata-se de uma película composta por microfibras de vidro, que pode ser usada para arrefecer objetos sem usar energia ou água. O material consegue dissipar energia térmica solar, provocando o efeito de resfriamento.

Leia mais: Manta térmica para o telhado: você já conhece os benefícios?

É uma película mais espessa que uma folha de alumínio comum de cozinha e pode ser usada tanto em residências, quanto em ambientes comerciais. Ela age como uma espécie de ar condicionado e pode ser utilizada como meio de arrefecimento para centrais termoelétricas.

Além disso, ela ajuda a aumentar a eficácia e o tempo de vida útil dos painéis solares, que ao se sobrecarregarem podem perder sua capacidade de transformar os raios solares em energia elétrica.

“Aplicando este material à superfície de um painel solar, conseguimos arrefecê-lo e recuperar um ou dois por cento da sua eficácia”, explica o professor da Universidade de Boulder, no Colorado, Xiaobo Yin.

Como funciona a película

Desenvolvida especialmente para revestir o telhado, ela reflete a energia solar que retorna para o espaço. Ao mesmo tempo ela permite o objeto, no qual ela está inserida, a libertar calor através de radiação infravermelha.

“Cerca de 10 ou 20 metros quadrados desse material ao revestir um telhado poderiam perfeitamente arrefecer uma residência familiar no verão”, disse o professor associado do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetônica da Universidade do Wyoming, Gang Tan.

Os pesquisadores já solicitaram o registro da patente de sua invenção e pretendem testar o material num protótipo com 200 metros quadrados de área ainda em 2017.

Leia mais: Kits de energia solar para ar condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *