A desinstalação e/ou remanejamento do ar-condicionado dependem de técnicas e mão de obra especializada, caso contrário os riscos de danificar o aparelho são bem altos. Dentre as técnicas necessárias para a realização desse serviço está o recolhimento do gás refrigerante, tarefa que se não for feita por um profissional qualificado, pode resultar na perda total do equipamento.

É imprescindível que os processos de desinstalação e reinstalação sejam feitos obedecendo as especificações técnicas e de segurança para que o condicionador de ar, após reinstalado, volte a funcionar originalmente, com os mesmos padrões de fábrica.

Geralmente o procedimento de recolhimento do gás é feito com uma máquina denominada “estação recolhedora de gás”. O equipamento é conectado às válvulas do compressor para captar o gás e devolvê-lo após a manutenção. Mas você pode ainda recolher o gás para a condensadora sem usar uma estação recolhedora. Veja o passo a passo no final do texto!

O que significa recolher o gás refrigerante?

Quando se fala em recolhimento do gás refrigerante significa que o produto que está carregado no equipamento de ar condicionado será retirado e armazenado em um recipiente provisório ou apenas recolhido das tubulações para a condensadora.

Esse primeiro recolhimento citado, segundo o Protocolo de Montreal, “pode ser realizado nas fases líquida ou gasosa e o armazenamento deve ser feito em tanques ou cilindros retornáveis que atendam normas de segurança e manuseio”. Ele é feito, geralmente, para reciclar o produto ou quando é preciso retirá-lo para uma manutenção específica na condensadora e que ela precise estar sem nenhum fluido.

Já o recolhimento para a condensadora é feito quando há necessidade de retirada do aparelho de ar condicionado de um local para ser instalado em outro, ou quando há necessidade de manutenção nas tubulações, ou nas unidades evaporadora e condensadora.

Existem duas formas de executar o recolhimento. O recolhimento passivo é para pequenas quantidades de gás, para aparelhos de ar condicionado residenciais. Já o recolhimento ativo é feito em aparelhos com grande carga de fluído.

Por que recolher o gás para a manutenção do ar-condicionado?

O recolhimento do gás é realizado para evitar que vaze. O gás que é recolhido e reservado pode ser reutilizado posteriormente, diminuindo a demanda por novos produtos, gerando economia e segurança para o profissional.

Além disso, segundo o Protocolo de Montreal, o recolhimento do gás refrigerante possibilita reduzir e até mesmo eliminar o vazamento do fluido durante a manutenção dos aparelhos de refrigeração e climatização. Ou seja, desta forma, muito pouco ou nenhum gás será lançado para atmosfera, evitando que o meio ambiente seja prejudicado.

Passo a passo: como recolher o gás para a condensadora sem usar uma estação recolhedora

1 – O primeiro passo é ligar o compressor do ar-condicionado, pois com o compressor desligado o gás não irá circular pela tubulação;

2 – Soltar as tampas de acesso à válvula;

3 – Fechar com uma chave Allen o tubo de alta pressão (mais fino) para que o gás entre na condensadora e não saia mais;

4 – Aguardar o tempo necessário para que o gás percorra todo o sistema de tubulação. Exemplo:  se a tubulação tiver entre 1m e 2m, aguardar cerca de 10 segundos. Se a tubulação for de 5m, aumentar para 20 segundos;

5 –  Fechar o tubo de baixa pressão (mais grosso);

6- Desligar o ar-condicionado para que ele não trabalhe sem gás.

Como recolher o gás do ar-condicionado usando a estação recolhedora

A recolhedora funciona da mesma forma que a condensadora, porém, com ela o serviço torna-se mais simplificado. Ela possui um compressor que faz um trabalho inverso, o de puxar o gás. Porém, a máquina não armazena o gás, ela apenas retira e o conserva em um cilindro especial para esse tipo de equipamento. Após realizar o vácuo no cilindro, basta ligar a máquina e fazer uma triangulação entre ela, o ar-condicionado e o cilindro de gás.

Você tem mais informações a acrescentar sobre recolhimento de gás refrigerante? Mande sua contribuição nos comentários abaixo.

Redação do Portal WebArCondicionado