[ x ] Fechar

Países armazenam neve para usar em sistemas de ar condicionado no verão

  • 24 de novembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica no Canadá querem que o país comece a estocar a neve durante o inverno para usar no arrefecimento de edifícios no verão. Segundo eles, a neve que fica acumulada em abundância nas estradas poderia ser recolhida, limpa e colocada em locais planejados para então ser armazenada.

A ideia não é inviável, visto que a tecnologia de arrefecimento com o recurso da neve já é utilizada em outros países, como o Japão e a Suécia. O Sundsvall Hospital, na Suécia, usa já usa neve no verão para sistemas de refrigeração. “O armazenamento de neve é ​​uma técnica antiga, simples, de baixo custo e é viável em países como o Canadá, que tem altas demandas de energia tanto para refrigeração e aquecimento durante um ano”, diz o relatório apresentado pelos pesquisadores.

Incentivo a tecnologia verde

O governo do Canadá já anunciou planos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Uma das providências será a cobrança de uma taxa de 50 dólares, por tonelada de carbono, emitida a partir de 2022. A taxa será cobrada das províncias que não implementarem medidas por conta própria. Para Kushan Hewage, professor associado de engenharia da UBC, políticas como estas vão gerar maior procura por fontes de energia verdes, como a refrigeração através da neve.

Hewage e sua equipe farão uma análise do custo do sistema de arrefecimento utilizando como recurso a neve. Além disso, os pesquisadores estão estudando formas de criar bairros mais sustentáveis no Canadá.

Como funciona o sistema de ar condicionado a neve

A neve é limpa e armazenada em um poço isolado, e quando necessário, a água é bombeada através de um sistema de tubos. Hewage explica que o processo é semelhante ao condicionamento de ar tradicional, onde o ar fresco é recolhido e bombeado para o edifício. E o tipo de equipamento utilizado é semelhante ao da tecnologia geotérmica.

A neve que acumula nas estradas é contaminada com produtos químicos, que são geralmente, liberados no ambiente quando a neve derrete. Mas para esse sistema, toda a neve recolhida derrete num único lugar e é limpa e tratada antes de ser encaminhada ao sistema de ar condicionado.

O estudo foi publicado no diário Clean Technologies and Environmental Policy. A conclusão é de que em regiões onde o clima oferece esse suporte, o sisterma de ar condicionado a neve pode ser muito mais vantajoso do que os sistemas convencionais de climatização.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *