[ x ] Fechar

Oscilação de temperatura em Manaus traz risco à saúde das crianças

  • 14 de novembro de 2012
  • Nenhum Comentário

Problemas respiratóriosDesde agosto Manaus (AM) passa por períodos distinguidos de chuvas fortes e calor intenso. E é durante essa oscilação climática que a população tem que lidar com uma série de problemas respiratórios. Dentre as principais doenças estão a asma, gripe, resfriados, pneumonias e bronquiolites. As crianças são as mais atingidas, deixando os pais sem saber como reagir na hora de protegê-las.

Para evitar que as crianças contraiam as famosas doenças “sazonais”, é preciso ter controle do ambiente, não só mantendo a sala arejada e limpa, de modo a impedir a proliferação de mofo, pó e poluição, mas também evitar o uso excessivo de condicionadores de ar.

Oscilação de temperatura em Manaus traz risco à saúde das criançasMuita chuva e calor

Em menos de uma semana a cidade de Manaus registrou um grande volume de chuva e a segunda temperatura mais quente do ano. Na terça-feira da semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura de 36,7º C. Já durante o fim de semana choveu 83 milímetros, o que representa 45% da média normal para novembro. O total acumulado em 12 dias foi de 153 milímetros, cerca de 93% da média.

Cuidados com o ar condicionado

A recomendação feita por pediatras é quanto à moderação de consumo do ar condicionado, principalmente em temperaturas muito baixas, responsáveis por causar o ressecamento do ar. A mudança brusca de temperatura à qual as pessoas se submetem ao entrar e sair de um ambiente com o aparelho pode causar diversas reações alérgicas nas pessoas, como tosse, gripe, espirro e dor de cabeça.

Além disso, para os alérgicos, é preciso manter os animais domésticos fora de casa, retirando bichos de pelúcia. Lavar as mãos com freqüência e evitar bebidas muito geladas também são fatores básicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *