[ x ] Fechar

O uso de luz ultravioleta (UV) germicida em sistemas de ar condicionado

  • 17 de setembro de 2015
  • Nenhum Comentário

O uso de luz ultravioleta (UV) germicida em sistemas de ar condicionadoAs luzes ultravioletas germicidas são usadas para matar microrganismos presentes no ar. Elas são compostas por lâmpadas que produzem onda ultravioleta do tipo c, fatais para as bactérias que penetram o ar pelas partículas de poeira.

Seu uso mais comum é para a desinfecção de instrumentos cirúrgicos e ambientes de trabalho em laboratórios e instalações médicas. Porém, existem diversos tipos de filtros de luzes UV que podem ser colocados acima dos sistemas de ar condicionado, próximo das bobinas de aquecimento ou resfriamento, dentro de ventiladores e em ambientes que possuem unidades de condicionadores de ar autônomos.

Ou seja, a aplicação mais generalizada de luz UV no ar condicionado, é para fins germicidas, que de certa forma, ajuda a manter sua eficiência térmica. Além disso, ela pode ser usada como um auxílio no tratamento ou eliminação de odores. Porém, para evitar que a poeira se acumule, é necessário que haja outro filtro, pois ela não evita a poeira, apenas barra as bactérias.

Desvantagens do uso de luz UV em sistemas de ar condicionado
O uso de luz ultravioleta (UV) germicida em sistemas de ar condicionado– A lâmpadas UV possuem curto tempo de vida, é necessário que sejam trocadas uma vez por ano. Podem até continuar sendo usadas depois desse tempo, mas com muito menos eficiência;

– Elas eliminam os microrganismos vivos, mas não são eficientes contra outras partículas danosas, como o pólen. Por isso, precisa ser usada juntamente com filtro adicional;

Pelo risco que as luzes UV podem causar aos seres vivos (humanos ou animais), o sistema precisa ser completamente desligado antes de qualquer manutenção.

 

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *