[ x ] Fechar

Nova York aposta na automação de janeleiros para diminuir consumo de energia

  • 15 de abril de 2013
  • Nenhum Comentário

Nova York aposta na automação de janeleiros para diminuir consumo de energiaMostrando a importância do ar-condicionado no meio ambiente, a cidade de Nova York conta com um novo projeto para ajudar a diminuir o consumo em excesso dos aparelhos do tipo janela. Depois do Cool Roofs, projeto feito pela prefeitura para pintar os telhados dos prédios de branco, surge o CoolNYC, que tem como objetivo realizar a automação dos sistemas de ar à partir de smartphones. O projeto já possui dois anos e milhares de habitantes já aderiram à novidade.

Esta iniciativa foi criada a partir da necessidade de diminuir o consumo dos aparelhos de ar-condicionado durante o verão norte-americano. Em virtude da quantidade de edifícios, é comum o surgimento de ilhas de calor, que fazem com que a utilização de sistemas de climatização aumente, gerando maior demanda de energia. Com o CoolNYC, é possível que os habitantes mantenham suas casas frescas e melhorem a eficiência energética dos seus aparelhos.

Como funciona o projeto
CoolNYCPara realizar o controle do sistema de climatização, é preciso que o usuário faça cadastro no site da campanha. A partir de lá ele recebe um software, o SmartAC, a ser instalado em seu computador e conectado via smartphone. Este programa vem com duas funções básicas de um controle remoto de um aparelho Split e que normalmente não estão presentes em alguns tipos de janeleiros: o timer e controle de temperatura.

Utilizando um modlet, uma tomada inteligente que é conectada ao ar-condicionado, é possível automatizar o aparelho. A partir disso o SmartAC permitirá que o usuário avalie as necessidades de utilização do aparelho, como a temperatura atual do ambiente, e mantenha o aparelho ligado pelo tempo que achar necessário. É possível, por exemplo, ligar o ar-condicionado enquanto estiver saindo do trabalho, para chegar em casa com o espaço já climatizado.

Incentivo
CoolNYCCriado pela ConEd, empresa que fornece energia para uma parte da cidade, o programa é gratuito, basta instalar o modler e cadastrar-se no site. Quem faz parte do projeto ainda recebe um pequeno incentivo por ajudar a diminuir o consumo de energia: além economizar na conta de luz, os participantes recebem um cupom no valor de 25 dólares no final de cada verão! A procura pelo programa é tanta que os cidadãos de Nova York precisam entrar numa lista de espera para realizar o cadastro. Esperamos que este tipo de iniciativa chegue logo ao Brasil.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações de CoolNYC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *