[ x ] Fechar

Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global

  • 20 de agosto de 2012
  • Nenhum Comentário

Cool Roofs NYC Nova York já possui 260 mil metros quadrados de telhados pintados de branco. A medida faz parte do Projeto “Cool Roofs” (telhados frios em tradução livre) que visa reduzir a emissão de gases poluentes na camada de ozônio. A prefeitura da cidade criou o programa há três anos e estima pintar de branco o maior número de telhados possíveis.

O princípio do projeto é baseado na física. Isto é, a tinta branca serve para refletir a luz emitida pelo sol. Isso faz com que a temperatura do prédio caia em até 30%, reduzindo o uso de condicionadores de ar e, por conseqüência, diminuindo o consumo de energia elétrica. Segundo pesquisas, um prédio com telhado branco atingiu uma queda de seis graus do que um tradicional em um dia de calor.

Mobilização

O Programa conta com o auxílio de voluntários que ajudam na pintura temporária. Estima-se que mais de três mil pessoas já participaram do “Cool Roofs” na ilha de Manhattan. Qualquer construção pode fazer parte do projeto, porém o foco são edifícios públicos, universidades, bibliotecas e grandes arranha-céus.

Os topos dos prédios nova-iorquinos atingem 80 graus facilmente em dias de verão. Isso acontece em função do fenômeno classificado como “ilhas de calor”. Pesquisas mostram que para cada 92 metros quadrados de tinta branca sobre as telhas, uma tonelada de dióxido de carbono deixa de ser jogada na atmosfera.

A temporada atual do programa começou em maio passado e vai até outubro, quando começa o outono.Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global (Foto: Divulgação/BBC)

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *