[ x ] Fechar

Nos Estados Unidos, poderá haver calor de 56 graus

  • 02 de julho de 2013
  • 1 Comentário

Nos Estados Unidos a população está sofrendo com uma onda de calor que chegou neste verão. As temperaturas dos americanos nos estados da Califórnia, Arizona e  Nevada registram a faixa de 48ºC. Porém, em uma localidade do país que possui um apelido nada agradável, os registros são ainda mais severos, atingindo facilmente os 50ºC. Trata-se do Death Valley (Vale da Morte, em inglês) que fica no estado da Califórnia, zona oeste do país e ao norte do Deserto de Mojave.

Americanas afastam calor dentro da água

Essa região possui o apelido pelo famoso recorde, que já dura 100 anos, da segunda maior temperatura da Terra. Em 10 de julho de 1913, o Vale da Morte indicou a temperatura de 56,6ºC. Desde então, os ponteiros não tinham marcado temperaturas próximas a esse número. Porém, nesta segunda-feira, dia 1º/07, os meteorologistas apontaram 54,4ºC, segundo o site AccuWeather.

A temperatura de segunda já foi alcançada no sábado passado, porém, não foi confirmada oficialmente. Por enquanto o recorde histórico ainda não foi batido, mas tudo indica que as altas temperaturas seguirão nos próximos dias.

Sobre o Vale da Morte

O Vale da Morte consiste num deserto com terras inclinadas que se formou devido a sua localização, chamado de deserto orográfico. Lá foi registrada a segunda temperatura mais alta do mundo, perdendo apenas para os 58ºC, marcados na cidade de El Azizia na Líbia. No Vale da Morte está localizada a maior fonte de sal natural (borato) em uma mina a céu aberto. O Vale também é conhecido pela ocorrência de um curioso fenômeno natural de rochas deslizantes. Consiste em pedras de diversos tamanhos e pesos que se movem sozinhas. São encontradas pelo seu rastro atrás de si marcado no chão, sem qualquer sinal associado à ajuda de animais ou seres humanos para fazer o deslocamento desta rocha. A causa deste movimento já gerou várias controvérsias. Até hoje ninguém jamais conseguiu filmar ou ver essas pedras se movendo.

Rochas deslizantes no Vale da Morte

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Nos Estados Unidos, poderá haver calor de 56 graus"