[ x ] Fechar

Paralisia facial e choques térmicos em ambientes climatizados

  • 28 de maio de 2013
  • 20 Comentários

Ligar o ar condicionado depois secar o cabelo e logo tirar uma carne do forno. Abrir a geladeira, fazer Sair do quente e ir pro frio pode causar paralisia facialchapinha na franja, sair na rua. Ações do cotidiano que envolvem climas diferenciados quente/frio são prejudiciais para a sua saúde. E não estamos falando apenas sobre pulmões e vias respiratórias. É bastante comum, nas regiões que possuem um inverno rigoroso, como no sul e sudeste do Brasil, sair de um calor confortável, geralmente dentro de sua residência ou trabalho e ir para um local com vento e frente fria.Neste momento, quem é afetado pela paralisia sente que seus músculos faciais, gradativamente, vão ficando imóveis. Durante o dia, a pessoa nota que um dos seus olhos está mais seco e assim percebe que um lado de seu rosto está paralisado.

O que é isso?

Um dos olhos não fecha e também não consegue enrugar a testa. Esses são os primeiros sintomas notados na Paralisia de Bell (problema do nervo facial que resulta em inabilidade para controlar os músculos faciais no lado afetado). Geralmente provocada pelo choque térmico, acredita-se que o mecanismo envolva a inflamação do nervo facial como resposta a uma infecção viral, a uma compressão ou a uma ausência de irrigação sanguínea.

Sintomas

Os sintomas surgem repentinamente, com o paciente podendo apresentar dor atrás da orelha pouco tempo antes de surgir fraqueza muscular, de grau, afetando sempre um único lado da face. Pacientes também relatam dormência ou uma sensação de peso no rosto; no entanto, a sensibilidade continua inalterada. Em raros casos, esta paralisia também pode alterar a produção de saliva e paladar. A produção de lágrimas fica restrita, pois o paciente tem dificuldade até de fechar o olho do lado paralisado. Nestes casos, a pessoa é acometida pela síndrome do olho seco e deve usar colírios lubrificantes.

Paralisia de Bell afeta um lado do rosto

Prevenção

Indiferente se está frio ou quente, queremos manter o ar condicionado em suas devidas funções. O choque térmico acontece geralmente nos meses que as temperaturas são mais extremas. A maior frequência de que esses problemas aconteçam é no inverno forte. Nem todos os aparelhos de ar condicionados possuem ciclo reverso, portanto é mais comum vermos os modelos tradicionalmente frios. Se estiver muito quente, claro, não deixe de utilizar o aparelho para se sentir mais confortável no ambiente, porém, a principal dica é desligá-lo ou aumentar a temperatura quando estiver prestes a sair.  É importante reduzir o consumo de bebidas alcoólicas para que não haja uma hipotonia muscular mais acentuada e piore o quadro. Além disso, evite tomar cafezinhos ou chocolate quente antes de sair na rua.  Assim, o contraste entre temperaturas será menor, evitando problemas precoces.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para as Paralisias Faciais, mas sim aspectos importantes a salientar. Se a Paralisia durar entre 6 a12 meses, ou mesmo mais tempo, o cirurgião pode tentar ligar um nervo não afetado (normalmente retirado da língua) com o músculo facial paralisado. O tratamento para esta paralisia, não deve ser feito apenas na área da medicina e/ou fisioterapia, mas há também possibilidade de haver necessidade de acompanhamento psicológico do doente.

Apesar da melhora espontânea na maioria dos casos, trabalhos recentes mostraram que o uso de corticóides aumenta ainda mais a chance de recuperação completa. O tratamento deve ser iniciado nos primeiros 3 dias

Algumas dicas importantes para quem teve a paralisia:

• Usar óculos escuros para proteger seus olhos de poeira, poluição e quando sair ao sol
• Evitar ficar em lugares enfumaçados
• Não tomar banhos de piscina e mar sem uma proteção para os olhos
• Pingar colírio durante o dia conforme orientação médica
• Proteger o olho com tampão para dormir – usar um esparadrapo antialérgico (transpore) cortado em tirinhas de mais ou menos 5 cm x 1 cm formando um “X” em cima do olho paralisado.
• Fazer a mastigação dos alimentos com mais calma, e manter a limpeza da cavidade bucal. Não colocar o dedo para retirar o alimento que pode ficar coletado entre os dentes e a gengiva.
• Passar água de um lado para o outro da bochecha durante o banho e quando escovar os dentes. Se vazar pelo lado paralisado então fazer uma pinça com o polegar e o indicador e segurar os lábios.
• Manter seus olhos bem abertos quando mastigar.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de Diário da Manhã.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Ideias sobre "Paralisia facial e choques térmicos em ambientes climatizados"

  • Gostaria se saber se o que sinto é sintoma de choque térmico. .ao me destapar a noite sinto uns choquinhos dentro do meu corpo que começa no pé e sobe até o peito e logo apos um calorão no rosto.dura em torno de 3 minutos

    • Olá Jaqueline,

      não sabemos lhe informar isso, somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Aconselhamos que procure um médico.

      Obrigado pelo contato. Qualquer dúvida sobre ar condicionado estamos à disposição.

    • Olá Beatriz,

      não temos esse tipo de informação, somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.

      Qualquer dúvida sobre ar condicionado estamos à disposição.

  • Bom dia Acho que levei um choque térmico depois de chegar da Rua entrei logo para o quarto e o ar-condicionado estava ligado fiquei com isso acima da bochecha doendo muito e nem consigo piscar o olho

  • Olá, acho que tive um choque térmico ao sair de um lugar quente abrindo a geladeira, porém metade do meu corpo fico gelado so que logo depois fique normal. Enfim , queria saber se eu escapei e sofrer as reações de paralisia ou não ?

  • Tomei um banho quente e depois sai de moto meu lado dieito do rosto está retorcido e caído….meus olhos ardem muito .estou com dificuldade em mastigar…e sinto q até minha fala mudou…estou preocupado o q devo fazer? Me ajudem porfavor..obrigado

    • Olá, Humberto.

      Somos um site comparador de preços de ar-condicionado e temos este blog onde escrevemos matérias sobre climatização. Aconselhamos que você consulte um médico urgentemente para avaliar o seu caso.

      Qualquer dúvida sobre ar condicionado estamos à disposição.

    • Olá Cassio,

      somos um site comparador de preços de ar-condicionado e temos este blog onde escrevemos matérias sobre climatização. O ideal é consultar um médico.

      Qualquer dúvida sobre ar condicionado estamos à disposição.

  • eu tive paralisia facial duas vezes e percebo que depois que fiz fisioterapia meu olho quase não fica aberto tenho dificuldades de deixa-lo aberto é normal isso? queria saber se ainda tenho possibilidade de ter novamente? pois estou sentindo dores fortes atras da orelha mas ate agora não percebi nada de diferente?

    • Olá Vanuzia,

      aconselhamos que procure seu médico neurologista. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, todas as informações acima são de neurologistas, nós apenas apresentamos em forma de texto e repassamos aos nossos leitores.

      Obrigado pelo contato.

    • aos 18 anos a paralisia facial fiquei com paralisia, Passei horrores, discriminação . A tenção das pessoas era gritante, onde eia muitas pessoas paravam e ficava olhando,o pior é que vc vai a um restaurante todos os olhares era para me ver, e no cinema quando eu ia a fila toda com olhares uns de pena, outros achavam engraçado,outros achavam horripilante, Eu não vivia, ficava direto em minha casa, as vezes dava uma volta no quintal da minha casa isto quanto não havia pessoas olhando das janelas.Sofri muito.Hoje Com 52 anos ainda não consigo erguer a sobrancelha, ainda hoje quando eu vou sorrir o meu rosto parece que estou chorando. Quando vem visita em minha casa para parecer simpática dou um sorriso ao abrir a o que estava acontecendo e porque eu estava chorando. Aquela senhora coitada vive chorando coitada. Mesmo hoje eu não consigo sorrir, Perdi o meu sorriso. O meu sorriso era lindo, eu tenho fotos. Tenho muita vergonha de ir na rua. Hoje as pessoas me acham muito séria.Muitas vezes assisto a praça é nossa, amo comédia quero dar gargalhadas, não posso poque as pessoas da sala vão pensar que estou chorando. Os meu irmãos quando chegam em minha casa eu tento dar um sorriso eles já falam, as vezes eles falam não chora não em brincadeira, vou para o meu quarto até eles saírem ai quando passa muito tempo em meu quarto, eles perguntam entre eles cadê o chorinho. Fui mis em uma cidade aos 17 anos.e aos 18 anos Perdi o meu sorriso. Sempre busco na net se avançaram no tratamento. Sabem porque? Um dia eu tenho a esperança que o meu sorriso voltem e quando isto acontecer quero subir em uma montanha e dar muitas gargalhadas, gargalhar até cair no chão. só um desabafo.