[ x ] Fechar

Mito ou verdade: Ar Condicionado do carro contém benzeno que causa câncer?

  • 09 de abril de 2014
  • Nenhum Comentário

Perigo: Benzeno é cancerígeno.O Benzeno é um hidrocarboneto aromático, que se apresenta sob fórmula líquida e incolor. É um composto orgânico volátil altamente inflamável, que possui odor característico possível de ser identificado no ar. É tóxico e seus vapores, se inalados, causam irritação nos olhos, garganta e nariz, tontura, dores de cabeça e inconsciência. A exposição constante acima dos limites toleráveis pode produzir doenças como o câncer, mas é bom lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existem níveis toleráveis para substâncias cancerígenas.

Essa substância é usada como solvente e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas.

O Plástico na indústria automobilística
O plástico é utilizado em várias peças do carro. Cada veículo fabricado no Brasil atualmente possui de 60 até 90 quilos de plástico, distribuídos entre parte externa, interna, no motor, no sistema elétrico e até no chassi. A indústria automobilística passou a utilizar o plástico em suas fabricações na década de 70, por conta da crise do petróleo e da necessidade de serem produzidos veículos mais leves, com o intuito de reduzir o consumo de combustível. Além disso, hoje ele aumenta a segurança, possibilita redução de custos e tempo de produção e é imune à corrosão.

E o ar condicionado? O que ele tem a ver com o benzeno e com o câncer?
Ar condicionado veícular não contém benzenoNo plástico utilizado no interior dos veículos contém benzeno. Porém, na fabricação do ar condicionado automotivo usam-se metais e não plástico. Qualquer inalação dessa substância, será originada do plástico e das colas. O ar condicionado nada tem a ver com o benzeno e nem com o câncer. O que aconteceu foi um boato criado por este blog norteamericano chegou até o Brasil através de compartilhamentos da informação, até mesmo por pessoas famosas, mas não deve ser levado em consideração. Mesmo assim, é sempre bom deixar entrar um pouco de ar antes de fechar as portas e os vidros, para trocar o ar que está dentro do veículo.

Conclusão
Conforme as informações acima podemos afirmar: É MITO. O ar condicionado veicular não contém benzeno e não causa câncer.

Confira outros mitos e verdades sobre ar condicionado automotivo.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *