Midea quer se consolidar na América Latina não apenas como marca de ar-condicionadoA Midea, maior fabricante de eletrodomésticos da China, está querendo deixar de ser conhecida no mundo apenas como fabricante de ar-condicionado. O plano de ação da empresa começa pelo Brasil, onde já temos micro-ondas e onde a gigante está lançando também lavadoras de louça, refrigeradores, cooktops, coifas, fornos e outros eletroportáteis.

“Queremos que a Midea do Brasil seja como a da China: uma fabricante completa de eletrodomésticos”, disse Felipe Costa, o presidente da Midea Carrier no Brasil.

A América Latina representa menos de 5% da receita global da Midea, e segundo o executivo escolhido para comandar o projeto, João Cláudio Guetter, a meta da empresa para cinco anos é ser uma participante importante do mercado de eletrodomésticos na região.

Brasil tem papel importante no plano
A marca está presente no Brasil desde 2000, com produtos importados e distribuídos por um parceiro local. Mas foi em 2011, quando ela fechou parceria com a Carrier, o seu grande avanço no País. A Midea passou então a fabricar ar-condicionado em duas fábricas, uma em Canoas no Rio Grande do Sul e a outra em Manaus, onde também são fabricados os micro-ondas.

Em 2015, segundo a empresa de consultoria Euromonitor, a Midea foi a segunda marca de ar-condicionado mais vendida no Brasil. E em toda a América Latina, onde está presente apenas aqui, no Chile e na Argentina, seu faturamento ficou em torno de R$ 3 bilhões.

Guetter disse que o Brasil poderá se tornar uma plataforma de exportação para os países vizinhos, principalmente com a desvalorização do real. Mas os valores investidos nesse plano de ação, só serão conhecidos em março.

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações do O Estado de São Paulo.
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