mercofrio-2018

O Mercofrio está chegando a sua 11ª edição e está programado para acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro de 2018 (terça, quarta e quinta-feira), em Porto Alegre. Organizado pela ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação) com o apoio de parceiros de dentro e fora do Brasil, o evento é hoje uma das principais oportunidades do setor de HVAC para ficar por dentro do atual cenário da climatização, promovendo conhecimento e inovação ao integrar Pesquisa, Produto e Mercado.

Portanto, o Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação, que acontece a cada dois anos desde 1998, torna-se uma referência ao se propor a apresentar os avanços tecnológicos para todo o ciclo de vida dos sistemas HVAC, levando em consideração também que o tema desta edição é “Construindo Soluções de HVAC&R para o ambiente do Amanhã”.

– Veja aqui como foram as outras edições do Mercofrio –

Marcas e representantes do Mercofrio 2018

Segundo a ASBRAV, 10 empresas patrocinadoras terão seus expositores presentes no evento, são elas: Weger, Vertiv, Midea Carrier, Panasonic, Daikin, Johnson Controls e Hitachi, SulGás, Trane, Dannenge e LG.

O Mercofrio conta ainda com o patrocínio de empresas como Chemours, Forane e Armacell, entre outras.

Público-Alvo do Mercofrio

publico-mercofrioAlém do público técnico (professores, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, projetistas, consultores, técnicos e acadêmicos), o congresso busca atrair também profissionais e empresas que atuam diretamente em projetos, comissionamentos, instalações e manutenções de sistemas HVAC, abrangendo ainda construtores, empresários, profissionais e formadores de opinião que atuam nos segmentos hoteleiro, hospitalar, alimentício, supermercadista, comercial, industrial, e de shoppings centers, interessados em inovações tecnológicas e aplicações de alta performance.

Programação do evento

mercofrio-2012O congresso é composto de Sessões Técnicas, Seminários, Fóruns, Palestras Técnicas e Mini Cursos. Todas essas atividades são organizadas de acordo com seus temas e propósitos, buscando atender às necessidades dos participantes do Mercofrio em cinco salas. Nas Sessões Técnicas, por exemplo, serão apresentados artigos técnicos que atenderam a chamada de trabalhos e foram submetidos a revisão da comissão científica. Esses trabalhos concorrem ao Prêmio ANPRAC, nas categorias de melhor trabalho de Ar Condicionado, melhor trabalho de Refrigeração e Destaque Inovação.

Já os Seminários seguirão o modelo da ASHRAE, divididos em blocos temáticos, onde serão apresentadas palestras de profissionais renomados da indústria do HVAC, com o compromisso de apresentar trabalhos isentos de comercialismo, trazendo estudos de caso, experiências e novas ideias.

(Veja os temas do Mercofrio 2018 abaixo!)

A realização do Fórum irá contar com a presença de profissionais qualificados do setor de vindos de todo Brasil e exterior, onde será promovido o debate de ideias. Como nos anos anteriores, serão disponibilizados Mini Cursos para aprimoramento técnico em disciplinas do HVAC, ministrados por profissionais experientes e especialistas em suas áreas. Entre os mini cursos já confirmados estão “A Internet das Coisas e suas Aplicações em HVAC&R”, ministrado pelo Prof. Dr. João Pimenta, e “Introdução ao EnergyPlus”, organizado pelo Prof. Dr. Paulo Beyer.

Vale lembrar que as sessões técnicas, seminários e fóruns serão apresentados em salas simultâneas, mas tematicamente distintos. A diversidade de assuntos, as salas, os horários e os palestrantes estarão disponíveis na grade de horários e o congressista terá a liberdade de escolher a programação.

Temas do Mercofrio 2018

SEMINÁRIOS
Ar Condicionado Movido a Gás Natural
Automação e Controles
Certificação Energética de Edificações e Equipamentos
Comissionamento e Retro Comissionamento
Controle de Fumaça
Exaustão de Cozinhas Comerciais
Fluxo de Refrigerante Variável – VRF
Hospitais e Laboratórios
Manutenção, Instalação e Operação de Sistemas de HVAC&R – PMOC
Medição e Verificação – M&V
Norma ABNT 16401, seus Efeitos e Comparação com Outras Normas
Otimização de Sistemas de Água Gelada
Prédios com Alto Desempenho Energético ou Consumo de Energia Líquida Zero – NZEB
Qualidade do Ambiente Interno – IEQ
Refrigerantes Alternativos
Sistemas de Ar Exterior Dedicados – DOAS
Supermercados
Testes Ajustes e Balanceamento- TAB
Ventilação e Ar Condicionado em Escolas

SESSÕES TÉCNICAS
FUNDAMENTOS
F1 Princípios – Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor
F2 Qualidade Ambiental Interna
F3 Cálculo, Projeto e Simulação Termo Energética*
*Serão criadas sessões específicas de Simulação Termo Energética

SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE HVAC (Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento)
S1 Sistemas de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
S2 Equipamentos e Componentes de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
APLICAÇÕES DE HVAC (Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento)
A1 Aplicações para Conforto
A2 Aplicações Industriais e Especiais
REFRIGERAÇÃO
R1 Sistemas, Equipamentos e Componentes
R2 Resfriamento, Congelamento, Estocagem e Exposição de Alimentos
R3 Transporte Refrigerado
R4 Aplicações Industriais e Especiais

Veja o mapa do evento:

 

Mercofrio 2018 – 11ª edição

Local: Centro de Eventos BarraShoppingSul
Endereço: Av. Diário de Notícias, 300 – Bairro Cristal, Porto Alegre/RS
Data: de 25 a 27 de setembro de 2018 (terça, quarta e quinta-feira)
Inscrições e valores: O investimento no evento varia de R$ 100 a 300,00. As inscrições podem ser feitas na página do Mercofrio.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ASBRAV.