[ x ] Fechar

26/08 – Segundo dia do Mercofrio 2014

  • 26 de agosto de 2014
  • Nenhum Comentário

Solenidade de AberturaNa manhã desta terça-feira (26), ocorreu o segundo dia do Mercofrio. O evento começou com a solenidade de abertura.

* ao final desta publicação, você pode acessar como foram os outros dias do evento e seu legado para o setor.

Confira algumas citações dos membros da mesa:

“Nosso objetivo principal no congresso é trazer conhecimento e interação entre profissionais, estudantes, entidades, universidades e todo o setor”, Luis Afonso Dias, Presidente da Asbrav.

“Cada vez mais, nosso foco está na segurança, cuidados e bons exemplos para o setor”, Mário Alexandre, Presidente do Congresso Mercofrio.

“As feiras colaboram para compor e fazer parte da tecnologia e das inovações. O congresso serve para suprir nossa necessidade de informação, de novidades sobre o setor”, Osvaldo Bueno, Consultor técnico da Abrava, representando o presidente da entidade Wadi Tadeu Neaime.

“É um evento de muito conhecimento, aproveitei para adquirir muita informação na Mercofrio”, Leonilton Tomaz Cleto, presidente da Ashrae Brasil.

“O Congresso serve para continuarmos em uma estratégia de maiores tecnologias e qualidades como as que vem ocorrendo no mundo”, José Rogelio Medela, presidente da Sindatar SP.

“Saúdo todos os participantes e desejo que este evento fique marcado como dias de muita troca de conhecimento”, Pedro Bojunga, Crea-RS

“A parceria entre Abrava e Asrav sempre funcionou muito bem e para nós é uma satisfação fazermos parte de um grande evento como este”, Carlos Caiano, Abrava

“Que todos tenham um grande e proveitoso evento”, Ivo Germano Hoffmann, Diretor da Abemec-RS

“Nós, da Anprac, sempre nos colocamos a disposição para apoiar eventos como este e o setor. Que todos desfrutem deste grande congresso”, Luiz Emilson Leiria, Vice-Presidente da Anprac.

Sheila Hayter no Mercofrio
Sheila HayterUma das palestrantes mais esperadas do evento era a norte-americana Sheila Hayter, que compõe o Laboratório Nacional de Energia Renovável, nos Estados Unidos, e integrante da Ashrae.

A engenheira ficou responsável por duas apresentações – ambas com tradução simultânea – sobre energia em edificações.

Exemplo de prédio citado por Hayter.Na primeira, com o título: “Integrando Sistemas de Energias Renováveis dentro das Edificações”, Hayter explicou o quão é importante pensar em eficiência energética, até mesmo ates de energia renovável. “É mais barato e até mais prático fazer primeiro a eficiência energética, antes da renovável. Uma vez que você reduziu, aí você usa a renovável para as cargas remanescentes”.

A segunda palestra de Hayer, teve como título: “Instalação de suporte a Pesquisa – Prédio de Escritórios com Consumo Zero de Energia Líquida”. O exemplo citado veio de Chicago, nos Estados Unidos, mostrando que “é possível manter um grande prédio a custo zero de energia”, disse Hayer.

Vencedor do Prêmio Antrac é divulgado
No primeiro dia de Mercofrio, as atenções ficaram voltas às apresentações de trabalhos. Ao todo foram 36 inscritos, todos na disputa pelo Prêmio de Incentivo à Tecnologia e Pesquisa, criado pela Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado (ANPRAC).

Nesta terça, foram divulgadas as menções honrosas e o trabalho vencedor:

Menções honrosas:
Efeito da operação de drop-in do fluido refrigerante R22 por fluidos alternativos no aquecimento global pela análise do tewi
De: Arthur H.P. Antunes; Luís M.P, Souza; Victor Hugo Panato e Enio P. Bandarra Filho

Estudo de viabilidade de um sistema de refrigeração por absorção amônia/água utilizando rejeito término em indústria frigorífica
De: Dário da Rosa Cruz; Mario Henrique Macagnan; Paulo Roberto Wander e Luciano Porto de Lima

Professor João Manoel Dias Pimenta recebendo o prêmio.Estudo de diferentes arquiteturas para sistemas de trigeração com aplicação em um caso de centro comercial
De: Vinícius Monnerat do Egito Coelho e José Alberto Reis Parise

Vencedor:
Proposta de edifício experimental com balanço energético nulo
De: Geraldo Souza Pithon Pinto; João Manoel Dias Pimenta; Márcia Bocacio Birck e Cláudia Naves David Amorim

Cadeia do Frio em destaque
Professor Lincoln CamargoEsse assunto é importantíssimo, um dos pontos fortes do impacto da climatização no mundo. Já abordamos aqui no Portal WebArCondicionado, tanto a Cadeia do Frio na alimentação, como na conservação de vacinas e produtos fármacos. Este foi o assunto da palestra ministrada por Lincoln Camargo, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Na apresentação, Camargo destaca a importância da Cadeia do Frio, “atualmente perdemos muitos alimentos devido ao mal manuseio dos mesmos. Isso se atribui aos problemas de estocagem, transporte e má circulação de ar no armazenamento dos alimentos”.

O professor ainda frisou as diferenças entre o Brasil e o exterior. “No Brasil existem 5 milhões de m³ de refrigeração pública. Já nos Estados Unidos, existem pelo menos 120 milhões de m³ de refrigeração pública”.

Na Cadeira do Frio voltada para os fármacos, um exemplo citado por Camargo está também em sua conservação. “No caso da insulina, o ideal é que sejam armazenadas entre 2 e 8 graus. Se colocadas em um refrigerador comum, o termostato pode variar em 5 graus para cima ou para baixo. Essa variação pode ultrapassar a climatização recomendada e o tratamento não terá a eficiência desejada. Para uma armazenagem e conservação consciente, é recomendado que todos pensem antes de agir, que haja trabalho em equipe visando o bem comum”.

Sistemas de controle de refrigeração
Anderson Padilha, da Full Gauge.Anderson Padilha, da empresa Full Gauge, apresentou “Sistemas de Controle de Refrigeração: Atualidades e Novas Tendências do Mercado”, abordando temas como a economia gerada com o uso de termostatos digitais, “com os controles digitais, a economia pode chegar até 50%, se comparados ao uso convencional de climatizadores, onde pode haver muito desperdício”, disse, Padilha.

Entre os dados apresentados, está o de crescimento da refrigeração comercial, que deve chegar em 60% entre 2012 e 2018. De acordo com Padilha, este crescimento anual de 8% vem sendo confirmado até este momento.

Miguel Ferreirós.Filtragem de ar eficiente
“Panorama sobre a Eficiência de Filtragem de Ar”, essa foi a palestra ministrada por Miguel Ferreirós, da SBCC. De acordo com o engenheiro, o controle de filtragem de ar deve ser contínuo. “Os filtros por si só não asseguram nada, e sim o controle de contaminação. Evitar a introdução de contaminantes é o ponto a ser cuidado. Isso tudo condiz com a verificação periódica dos filtros”, disse Ferreirós.

Atenção à saúde
Carlos Nunes Tietboehl Filho.O segundo dia do Mercofrio 2014 encerrou com a palestra “Segurança Biomédica e Controle de Infecções”, ministrada por Carlos Nunes Tietboehl Filho. Na apresentação, foram demonstrados alguns problemas de doenças no sistema respiratório, dando uma atenção maior à tuberculose. “Em ambientes fechados e não ventilados, a infecção e transmissão de doenças é amplo, principalmente em pessoas com baixa imunidade. A renovação do ar é fundamental”, explicou o professor da Ufrgs.

O dia foi movimentado por aqui hoje e amanhã promete muito mais assuntos, com um foco maior ao ar condicionado. Continuem conosco e até lá!!!!

Matérias relacionadas:
Pré-evento: Veja as informações pré-Mercofrio 2014
Primeiro dia (25/08): Sessões técnicas / apresentações de trabalhos.
Terceiro dia (27/08): Palestras e encerramento.
9º edição do Mercofrio: Panorama geral, o legado para o setor e entrevistas exclusivas.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *