automação-controle-hvac

Mais um segmento do setor de ar condicionado e climatização deve ganhar impulsos nos próximos anos. Após noticiarmos a projeção de crescimento da indústria de fluidos refrigerantes, a tendência é de que o mercado mundial de automação e controle de HVAC deve valer US$ 17,51 bilhões até 2022.

O número foi divulgado em um relatório produzido pela Markets and Markets, que prevê também uma taxa anual composta de crescimento (CAGR) de 10,8% entre o período de 2016 e 2022.

Leia também: 8 dicas para uma automação eficiente

De acordo com o estudo realizado pela consultoria, os principais fatores que impulsionam o segmento de controles para sistemas de climatização incluem a constante demanda por dispositivos mais eficientes e de baixo impacto ambiental, construção de novos edifícios, marcos regulatórios e programas governamentais de eficiência energética.

Automação e controle de HVAC no Brasil

Apesar dos dados divulgados serem referentes a um nível global, o Brasil segue essas tendências. Aqui os projetistas têm especificado cada vez mais soluções eficientes, o que contribui para um melhor desempenho dos sistemas de ar condicionado e ajuda o segmento a crescer.

“As tecnologias de controles trazem diversos benefícios para os proprietários, inquilinos e operadores de edifícios, pois permitem o monitoramento da maior gama de periféricos do sistema de climatização e, assim, possibilitam seu gerenciamento com a finalidade de garantir o melhor desempenho”, justifica Katuaki Hayashida Junior, engenheiro de vendas da Danfoss.

O especialista ressalta ainda que os proprietários podem oferecer para seus clientes um sistema de ar condicionado com controle mais estável, garantindo conforto térmico, menor custo de operação e economia de energia. “Os inquilinos também contam com a melhor distribuição dos custos, pois podem pagar somente pelo ar condicionado consumido; já os operadores podem contar com o gerenciamento remoto de todo o sistema de água gelada e fazer as correções antes de qualquer chamado, pois o sistema de controle consegue verificar constantemente possíveis falhas e já alertar o operador para a devida correção – muitas delas com a possibilidade de fazer a manutenção de forma remota.”

Você trabalha com automação e controle de HVAC? Dê sua opinião sobre esse crescimento 🙂

Redação do Portal WebArCondicionado