[ x ] Fechar

Marketing Digital na era da Comunicação

  • 02 de julho de 2013
  • Nenhum Comentário

*Por Madeleine Schein

Marketing Digital na era da ComunicaçãoAs mudanças no mundo dos negócios têm ocorrido numa velocidade impressionante. Alguns dos principais motivos são: acirrada concorrência, avanço na tecnologia da informação e mudanças no perfil comportamental dos clientes.
Hoje, temos um alargamento na pirâmide etária brasileira, na qual, em termos populacionais, existe um número predominante de adultos na faixa de 18 a 24 anos. Esse público comporta-se de forma muito diferente da que adultos maduros, ou seja, pessoas com mais de 40 anos. Eles dominam as tecnologias da informação, se comunicam muito bem através de e-mails, redes sociais e compram eletronicamente.
Há alguns anos, empresários e profissionais podiam dar-se “ao luxo” de dizer que não gostavam e nem entendiam nada de tecnologia da informação. Atualmente, não há mais como fugir dessa realidade, e ela é parte estratégica do marketing digital.

Mas afinal, o que é marketing digital?
Se você tivesse que escolher entre televisão, Internet ou revistas, qual dessas mídias você escolheria?
Se a opção foi a internet, então podemos concluir que o marketing digital está ocupando cada vez mais importância nas estratégias de marketing. Se você preferiu qualquer alternativa, pergunte-se o que seu filho escolheria? Certamente seria a internet!
A facilidade que o consumidor tem de localizar qualquer produto através da rede, buscar informações em sites e blogs, e discutir sobre as propriedades e funcionalidades nas comunidades virtuais, faz com que as empresas tenham preocupação em investir numa comunicação digital mais informativa, interativa, eficiente e otimizada.
Nesse contexto, marketing digital são estratégias e ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet e da telefonia celular, além de outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e fidelizar outros, melhorar sua rede de relacionamentos e fortalecer sua marca.

Benefícios
Enquanto muitas empresas ainda tentam ocupar um espaço no mercado sem site, outras comercializam seus produtos através do e-commerce, possuem blogs, utilizam comunicação através de celulares, redes sociais e otimizam seus sites possibilitando um maior resultado na busca pelos seus e-consumidores.
O marketing digital permite que tenhamos alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação via web. Além disso, possui muitos outros benefícios, como:
• Mensurar o resultado das campanhas identificando o que funciona e o que não funciona;
• Promover ações segmentadas, para públicos bem definidos e com interesses em comum;
• Atrair ações gratuitas, por meio de busca orgânica no google ou de forma viral via e-mail ou redes sociais;
• Através da promoção de conteúdo relevante, construir uma base de dados a partir do público fiel;
• Utilizar ferramentas como Blog, Facebook, Twitter e google de forma gratuita ou com custo muito inferior a outras mídias como a televisão.
O desafio é analisar o novo perfil comportamental dos seus clientes e “prospects”, planejar e implantar ações de marketing digital, e estar preparado para se comunicar e ampliar os negócios com clientes mais informados, exigentes e internautas.

Tendências e desafios
Essa batalha precisa ser encarada com seriedade e profissionalismo. As empresas precisam entender que, para utilizar a nova comunicação e integrar-se ao mercado digital, é preciso elaborar um estudo de mercado e utilizar estratégias competitivas para diferenciar-se dos concorrentes.
Outro passo importante é ter um profissional capacitado em marketing e internet para elaborar, desenvolver e acompanhar as campanhas de marketing digital. Assim como a informação é disponibilizada rapidamente na Internet, os boatos e retorno de clientes mal atendidos também são registrados com facilidade e precisam ser administrados.
Para empresas de pequeno e médio porte, os benefícios do marketing digital são ainda maiores, já que dispõem de poucos recursos para promover seus produtos e serviços.
Os empreendedores ainda se beneficiam pouco do marketing digital por desconhecerem as ferramentas e sua utilização eficiente como canal de comunicação e promoção da sua empresa e produto, ou por terem medo da complexidade deste meio.
Contrate um profissional capacitado e inicie algumas ações de marketing digital! Você vai se surpreender com os resultados!

Madeleine Schein *Especializada em Marketing e Inteligência Competitiva, Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS, Presidente do Comitê Regional de Cachoeirinha/RS – PGQP, Diretora de Gestão Empresarial e Inovação da ASBRAV, Diretora da Schein Gestão Empresarial. Madeleine possui ampla experiência em consultoria de empreendimento e coaching. Além disso, é professora universitária e promove palestras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *