[ x ] Fechar

Maracanã possui maior sistema de ar condicionado VRV do Rio de Janeiro

  • 05 de junho de 2014
  • 3 Comentários

Estádio Jornalista Mário Filho, o MaracanãO estádio Jornalista Mário Filho mais conhecido como Maracanã é o mais famoso do Brasil, por isso, muitos recursos foram investidos em sua reforma para a Copa do Mundo de 2014. E foi durante as reformas que aconteceu a instalação dos aparelhos de ar condicionado VRV, o maior sistema do gênero já aplicado em um estádio. Com alta tecnologia e eficiência, ele atende camarotes, vestiários, sala destinada à imprensa, área de convivência e área vip.

Números do sistema no Maracanã
Na obra, mais de 200 profissionais trabalharam na instalação da estrutura com potência de 2248 HP (aproximadamente 1.800 TRs ou 21,6 milhões de BTUs), presentes nos 54 sistemas, com 162 condensadoras e 507 evaporadoras e mais de 14 mil metros de tubos de cobre.

Com os compressores com tecnologia Inverter, o consumo de energia pode chegar a uma economia de até 40%. Além de aumentar a eficiência gerando uma economia energética.

A automação desses aparelhos de ar condicionado foi criada com telas especiais para o Maracanã, utilizando o sistema I-Manager, da Daikin, que permite o eficaz controle dos equipamentos, como no ajuste de temperatura, velocidade, direção do ar e programação de horários. Além disso, essas funções também podem ser controladas pela internet.

De acordo com Luiz Carlos Cabral, Vice-Presidente Executivo de Vendas da Daikin no Brasil: “O sistema All Inverter é perfeito para grandes obras, por possuir a melhor qualidade técnica com máquinas de baixíssimos ruídos, alta durabilidade das peças e excelente eficiência energética.

Mané Garrincha também adotou o sistema
O Estádio Nacional Mané Garrincha também conta com esse sistema, sendo a primeira grande obra de VRV em Brasília. A estrutura possui potência de 1617 HP (aproximadamente 1.300 TRs ou 15,6 milhões de BTUs), espalhados pelos camarotes, sala de imprensa, área VIP e da FIFA.

Sistema VRV
O VRV “volume de refrigerante variável” ou também chamado de VRF do inglês “variable refrigerant flow”, é um sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável. Foi criado preferencialmente para residências, hotéis e edifícios comerciais de médio e grande porte. A estrutura possui uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente em cada ambiente (podendo chegar a 64 máquinas).

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Ideias sobre "Maracanã possui maior sistema de ar condicionado VRV do Rio de Janeiro"