[ x ] Fechar

Manta térmica para o telhado: você já conhece os benefícios?

  • 09 de novembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Em qualquer que seja a estação, a manta térmica pode ser utilizada, ajudando a amenizar o desconforto térmico causado por temperaturas extremas e trazendo outros benefícios.

Na verdade, existem hoje no mercado diversos tipos de manta térmica para instalação no telhado, mas a mais conhecida é sem dúvida a manta de alumínio, atuando no isolamento térmico para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Veja mais informações e esclareça suas dúvidas:

Funcionamento O alumínio presente na manta reflete o calor que vem das telhas. Por ser um material impermeável, ele impede também toda forma de ar, seja quente ou frio, além de barrar também a umidade. Para reforçar essa ideia, saiba que só o alumínio produz uma capacidade térmica que chega a 95% de redução.

Vale lembrar que até existem outros materiais com um desempenho bastante favorável ao isolamento térmico, como a lã de rocha e a lã de vidro, mas isso irá depender de cada projeto. A manta térmica para o telhado é uma alternativa muito conhecida por ser mais versátil e até mais barata.

Muitos isolantes térmicos compostos com materiais diversos como espumas acabam tendo menor eficiência para essa função, já que o coeficiente de alumínio é menor. Além disso, a espuma ou plásticos aluminizados podem se descolar facilmente entre si, o que acaba gerando grandes transtornos e necessidade de troca.

O isolante térmico para telhado do tipo foil é um dos mais utilizados, sendo composto de duas folhas que revestem uma tela de rafia entre elas, formando um tecido em malha de grande resistência e durabilidade.

Benefícios Além de isolar até 95% da radiação e trazer total impermeabilidade, como falamos anteriormente. A manta térmica possui mais uma porção de vantagens para a sua construção. Veja bem:

• No verão, a manta térmica evita que as irradiações atinjam o ambiente interno do local, facilitando para um clima mais aconchegante. • No inverno, a manta impede que o calor produzido no ambiente saia, proporcionando uma temperatura agradável nos dias mais frios. • A manta térmica também ajuda na economia de energia elétrica, uma vez que reduz o consumo de ar-condicionado ou ventilador ao diminuir seu esforço. • Quando a manta é composta por uma camada de material acústico, ela diminui o som transmitido para dentro do ambiente, como chuvas e ventos. • As infiltrações e goteiras também são eliminadas com a manta térmica, já que ela é um impermeabilizante.

Mas quando a manta deve ser usada? A manta térmica pode ser instalada em diversos locais, mas se torna quase obrigatória principalmente quando se faz o uso de telhas de fibrocimento, pois esse tipo de telha absorve muito calor, transferindo-o para a laje que por consequência repassa para o interior do ambiente.

Ela também é muito indicada para casos quando, mesmo com o uso de telha de barro, a casa for muito quente e tiver uma incidência muito grande de raios solares no período da tarde.

Mas se você ainda está em dúvida sobre a manta térmica de alumínio, saiba que esse material serve perfeitamente como um isolante térmico para infinitas possibilidades, como galpões, fábricas, supermercados, escritórios, edifícios, lojas, igrejas, hospitais, e até mesmo containers, caminhonetes e caminhões baú.

Venda e preços A manta deve seguir as normas da ABNT, que regularizam e uniformizam produtos desse tipo. Elas são vendidas em grandes rolos com metros de manta adesiva, por isso é recomendado procurar sempre por bons fabricantes e fornecedores, para garantir total aproveitamento e resultado final satisfatório.

Elas podem ser encontradas em diferentes metragens, dependendo de cada fornecedor, mas em geral são vendidas em rolos, com cerca de 1,20 m de largura, e comprimentos variados, de 10 a 100 metros.

Encontramos uma grande variedade de preços já que esse tamanho pode variar bastante. A média é de R$ 6,80 cada metro de manta térmica, isto é, apenas o material, não se soma aí a mão de obra especializada.

Instalação Basicamente, a manta de alumínio pode ser instalada de duas maneiras diferentes: sobre o telhado ou sob as telhas. Na primeira alternativa, o isolante serve como um material refletivo, para reduzir a incidência de radiação infra-vermelha sobre o telhado, reduzindo assim o calor absorvido pelo prédio.

Na segunda opção, a manta serve como uma camada a mais de proteção isolante, já que nos cálculos de isolamento térmico, cada camada de material diferente adiciona um “obstáculo” a mais para propagação de calor no telhado. Para saber qual a maneira mais eficiente para se instalar uma manta térmica no seu projeto, aconselhamos que você consulte um profissional.

A aplicação em geral não é demorada, mas é recomendada, como falamos acima, a contratação de alguém especializado para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível e com total segurança, já que envolve o uso de maçarico.

Mais alguma dúvida sobre manta térmica? Já usa ou pretende usar? Conte para nós.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *