[ x ] Fechar

Maior torre de energia solar do mundo está sendo construída

  • 12 de abril de 2016
  • Nenhum Comentário

Foto: Divulgação_Bright_Source_EnergymUma torre de energia solar de 240 metros de altura está sendo construída no Sul de Israel, no meio do deserto de Naguev. Ashalim será a maior CSP (Concentrated Solar Power, ou em livre tradução, Central de Energia Solar) do mundo.

O projeto é da israelita Megalim Solar Power e foi idealizado em 2013. O objetivo da empresa é que a construção esteja pronta até o final de 2017, a um custo de cerca de 694 milhões de euros.

A empresa acredita que seja possível gerar 300 MW de energia, 2% de toda a capacidade de produção do País, abastecendo milhares de pessoas e evitando a emissão de 110 mil toneladas de CO2 por ano.

Foto: Divulgação_Bright_Source_EnergymEsse projeto faz parte do compromisso de Israel, que prometeu que até 2020, 10% da energia produzida no País virá de fontes renováveis. A própria Megalim financiará, com recursos próprios a construção, mas o governo israelense prometeu comprar a energia que for produzida por um valor acima do mercado. Ou seja, ela será efetivamente subsidiada.

Como a maior torre de energia solar do mundo vai funcionar

A torre não vai gerar energia diretamente, como os painéis solares fotovoltaicos. Ela vai funcionar com a tecnologia CSP, que utilizará cerca de 50 mil heliostats (aparelhos que funcionam como um espelho para refletir a luz solar).

Foto: Divulgação_Bright_Source_EnergymOs heliostats serão instalados em uma área com mais de 3 km² e serão controlados por computadores. Eles vão concentrar a luz do sol em encanamentos, onde uma mistura de água com sal fundido será aquecida e formará um vapor. O vapor, por sua vez, irá acionar as turbinas e os geradores de eletricidade.

As usinas funcionarão 24 horas por dia, mesmo em dias nublados, pois o calor será estocado através de uma inovadora tecnologia de armazenamento térmico.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *