livro-boas-praticas-no-uso-do-cobre-para-refrigeracao-e-climatizacao

Ótima notícia as profissionais do setor que gostam de ler: o livro “Boas práticas no uso do cobre para a refrigeração e climatização” acaba de ser lançado. A iniciativa é do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), em parceria com a Editora Sesi-Senai e a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

De autoria do professor José de Jesus Amaral Marques, o livro tem o objetivo de ser um guia de Boas Práticas para os profissionais do setor de refrigeração e climatização. Cerca de 80 convidados estiveram presentes no lançamento do livro. Participaram da abertura do evento: o eng° Antonio Maschietto Junior coordenador do projeto pelo Procobre; o eng° Carlos Trombini – presidente do Sindratar SP; o professor Mauro Airoldi representante do SENAI Oscar Rodrigues Alves; o eng° Arnaldo Basile – presidente da ABRAVA; e, Glycon Garcia Diretor executivo do Procobre.

BOAS PRÁTICAS NO USO DO COBRE PARA REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃOPara o presidente da ABRAVA, o eng° Arnaldo Basile, “Para a ABRAVA foi muito importante ser parceira da elaboração desse livro, pois está em linha com um dos objetivos mais importantes da associação que é o de disseminar conceitos sobre as boas práticas da engenharia. Treinamento e capacitação é parte do negócio dos empresários”.

Já para Antonio Maschietto, é importante compartilhar a contribuição do cobre para o cenário de refrigeração e climatização e permitir aos estudantes, técnicos, entre outros profissionais do setor o acesso para a correta utilização do cobre nas instalações, de forma a aumentar a vida útil dos equipamentos, garantir a segurança das instalações e a eficiência energética.”

LISTA: 22 livros sobre ar condicionado, refrigeração e climatização

Cobre em alta no setor de refrigeração e climatização

A elaboração do livro foi uma idealização do ICA (International Cooper Association), do qual o Procobre é membro, pelo fato do uso do cobre ser de grande importância para o setor de refrigeração e climatização e tem por objetivo orientação profissional aos técnicos que trabalham para a correta utilização do cobre em instalações.

As boas práticas com o uso do cobre geram benefícios ao meio ambiente e qualidade aos serviços realizados, proporcionando maior tempo de vida útil e maior eficiência energética dos sistemas. Dividido em oito capítulos, o livro aborda tópicos como as características do cobre, fluidos refrigerantes, boas práticas, entre outros pontos.

Tubulações em cobre e alumínio na instalação do ar-condicionado: saiba as diferenças

Para o autor do livro, José de Jesus “Espero que esta obra facilite e intensifique o intercâmbio de conhecimento entre profissionais do setor, bem como a orientação para seus trabalhos de maneira prática e segura, além de poder contribuir para a melhoria do seu padrão e evolução profissional”.

O livro é comercializado pela Editora SENAI SP, e está sendo divulgado hoje mesmo na Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”, em São Paulo.

Serpentina de cobre: Veja todas as marcas que utilizam

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ABRAVA.