A Johnson Controls acaba de anunciar duas novas plataformas de Chillers York de alta eficiência, disponíveis com opções de baixo GWP. O chiller parafuso resfriado a água York YVWA e o chiller centrífugo de mancais magnéticos York YMC2 utilizam o refrigerante alternativo R-513A. Essa ampliação da linha cobrirá uma gama de 433 a 3516 kW (120 a 1.000 tons) para aplicações resfriadas a água.

“O R-513A foi selecionado após extensos testes e avaliação, pois é um refrigerante alternativo não-inflamável, altamente eficiente e de baixo GWP que reduz o GWP direto do refrigerante em 56%”, explica a vice-presidente de chillers globais da Johnson Controls Building Efficiency, Laura Wand.

Os chillers YORK, segundo a Johnson Controls, visam um impacto maior das emissões porque reduzem o consumo de energia, “o que pode representar 95% ou mais das emissões de carbono de um chiller durante sua vida. A disponibilidade global do chiller YORK com R-134A oferece tranquilidade, já que os clientes podem usar o R-513A.”

Sobre o R-513A

O R-513A ou OpteonTM XP10 da Chemours é uma alternativa não-inflamável ao R-134A. Ela proporciona menor GWP e desempenho comparáveis. O XP10 foi comercializado como parte do portfólio de refrigerantes Opteon. Eles foram desenvolvidos, de acordo com a fabricante, “para ajudar a atender às normas de HFC propostas, tais como a regulação europeia F-gas e a norte americana EPA SNAP, mantendo ou melhorando o desempenho em relação aos produtos”.

Segundo a empresa, seu objetivo ao desenvolver e lançar produtos que utilizam R-513A e aprofundar suas pesquisas sobre o uso de refrigerantes levemente inflamáveis faz parte do seu compromisso ambiental com o Conselho da Casa Branca sobre Qualidade Ambiental.

Redação do Portal WebArCondicionado.