[ x ] Fechar

Isolamento Térmico Automotivo: Como Fazer

  • 09 de maio de 2018
  • Nenhum Comentário

isolante-termico

Viajar ou passar muito tempo em um carro pode ser ótimo para algumas pessoas, mas torna-se incômodo quando a variação térmica fala mais alto devido ao automóvel ficar exposto no sol por muito tempo, mesmo com o uso do ar-condicionado. Situações como essas são muito comuns e atingem principalmente quem está na estrada horas e horas rodando.

Além de influenciar no conforto térmico, essa oscilação na temperatura também pode acabar deteriorando os estofados e a pintura do veículo, somando mais um problema a ser resolvido.

A notícia boa é que existem meios de amenizar esses empecilhos sem necessariamente usar uma alta tecnologia. O isolamento térmico pode ser feito de maneira simples e dentro de um orçamento acessível, proporcionando o conforto adequado a motoristas e passageiros e tornando os trajetos mais agradáveis. Mas antes vamos entender como funciona esse isolamento.

Como Funciona o Isolamento Térmico

Para a instalação do isolamento existe uma série de materiais que podem ser utilizados. Os mais comuns são a manta asfáltica, feltro com alumÍnio adesivado, isolante térmico EVA ou etaflon aluminizado. Forrar o interior do veículo com esses recursos é o que cria a camada de isolamento, ajudando a impedir que o calor do ambiente externo atinja dentro do carro.

isolamento termico automotivo

É importante lembrar também que a aplicação do material escolhido deve ser realizada em cada canto do veículo, inclusive nos espaços mais estreitos para fazer efeito. Portanto, forrar tanto o assoalho, quanto as laterais e o teto proporcionam mais eficiência.

Para quem gostou dessa ideia e busca por resultados, uma boa opção é apostar no isolamento com a manta asfáltica. Além de simples é bastante eficiente em casos de carros e usuários comuns, pois sua composição ajuda a reter o calor, tanto no quente quanto no frio. Então vamos ao que interessa:

Faça Você Mesmo: Como Fazer o Isolamento Térmico

Para fazer o isolamento no seu carro, você irá precisar de:

• Manta asfáltica adesiva aluminizada (marcas como a Vedacit são um exemplo)
• Caneta (para fazer as marcações na manta na hora de recortar)
• Régua (para fazer as marcações e ajudar no acabamento)
• Estilete (para fazer os cortes)
• Trena (para fazer as medições)
• Ferramenta para a retirada de parafusos
• Espátula para fazer o acabamento e evitar o surgimento de bolhas na manta
• Fita adesiva (para finalizar o acabamento e fazer a junção entre a manta asfáltica)

Passo a passo do Isolamento Térmico do carro

1. LIMPEZA: Antes de começar a aplicação, retire tudo do carro e faça uma boa faxina com água e sabão.

2. PARAFUSOS: Verifique se eles estão firmes e troque se necessário, substituindo os de aço por inox para não deixar ferrugem por baixo da manta. Você pode aplicar um líquido antiferrugem, caso não tenha como trocar.

3. MARCAÇÕES E RECORTES: Faça as marcações e as medidas dos tamanhos de acordo com o seu veículo para depois fazer os recortes corretos e em seguida começar a aplicação.

4. APLICAÇÃO: Ao fazer a fixação, comece retirando um pequeno pedaço da película da manta e colando no local correto. A dica é ir puxando o resto da película aos pouquinhos e fazendo a colagem de forma bem fixa, pressionando com os dedos e utilizando a espátula para ajudar no processo. Faça isso em todo o espaço reservado para a manta cobrir.

isolante-mantaTeto de carro revestido com isolamento térmico (esquerda); Canto do mesmo veículo coberto com a manta asfáltica (direita)

5. FINALIZAÇÃO: Após forrar tudo, aplique a fita adesiva para fazer a junção dos recortes, sempre usando a espátula para melhor fixação.

Quanto tempo leva para revestir o carro?

Depende muito do estado do automóvel: se há alguma parte com ferrugem e se precisa substituir algum componente, se você irá querer revestir tudo, etc.

A manta pode acabar soltando com o passar do tempo?

Como a manta está por baixo do forro do carro, a tendência é que com uma fixação bem executada ela não solte. Mesmo as películas que ficam nas laterais do veículo e recebem bastante calor ficam tão aderidas que se tiver que tirar irá dar um trabalho bem grande.

Afinal, o Isolamento Térmico realmente funciona?

O WebAr pesquisou depoimentos de pessoas que investiram no isolamento e esses usuários que fizeram a aplicação contam que isso segurou bastante a temperatura incidente na lataria do carro.

Portanto, o isolamento térmico é recomendado e pode ser um ótimo recurso na qualidade do seu conforto dentro do automóvel.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente que tentaremos te ajudar.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *