[ x ] Fechar

Inmetro fiscaliza eficiência energética e lança Selo Ruído

  • 05 de novembro de 2013
  • 2 Comentários

Selo Procel Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Inmetro realiza a operação ?eficiência energética? em lojas que comercializam equipamentos da linha branca no país. Ao longo da semana, agentes do Instituto irão fiscalizar se os aparelhos estão devidamente classificados com o Selo Procel de Eficiência Energética. As etiquetas partem da letra A, para os aparelhos mais econômicos e vão até a letra E, para equipamentos menos eficientes. As multas podem ser de R$100 a R$1,5 mil de acordo com o artigo 9º, estabelecido na Lei n.° 9.933/99.

Linha Branca
Os equipamentos que compõem a linha branca são refrigeradores, freezers (verticais e horizontais), condicionadores de ar, lavadoras de louça, secadoras, fornos de microondas e fogões.

Selo Ruído promete classificar eletrodomésticos quanto ao som emitido
Visando estabelecer normas e orientações referentes ao som emitido pelos eletrodomésticos, o Inmetro, em parceria com o IBAMA, irá lançar o Selo Ruído. O novo adesivo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e tem por objetivo diminuir a poluição sonora. Segundo o Instituto, a medida foi adotada depois que diversos brasileiros reclamaram dos altos níveis de ruídos de eletrônicos usados no cotidiano.

A classificação do Selo Ruído medirá os decibéis emitidos pelos eletrodomésticos e sua escala será de 1 a 5, sendo 1 mais silencioso e 5 menos silencioso. A partir de 20 de fevereiro de 2014, três eletrodomésticos já devem ser fabricados ou importados com o Selo Ruído colado no aparelho ou na caixa, são eles: liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo. Quem não se adequar terá até seis meses para retirar os produtos do comércio.

Condicionadores de ar e lavadoras de roupa deverão ser estudados e enquadrados nos próximos dois anos no programa de classificação sonora. A fiscalização no comércio começa efetivamente em agosto de 2016 e será feita pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Ipem).Modelo do Selo Ruído - Inmetro e Ibama

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Rádio CBN online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Inmetro fiscaliza eficiência energética e lança Selo Ruído"

  • gostaria de saber quais os riscos de se instalar uma condensadora de ar condicionado de 20000 btus dentro da garagem de um preio, quanto a poluição gerada, aquecimento do ar e se causa danos ao veiculos proximos? obs. esta instalada em ara comum, em baixo da grade de ventilação da calsada.