Com cerca de um milhão de painéis fotovoltaicos instalados, foi inaugurada na última semana, a maior Usina de Energia Solar da América Latina em operação. Localizado em Nova Olinda, no Piauí, o local tem 690 hectares (equivalente a 700 campos de futebol), e capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano.

As placas fotovoltaicas contam com um sistema de auto ajuste informatizado, capaz de acompanhar a direção da radiação solar, captando ainda mais energia. A energia produzida na usina é transmitida de uma subestação própria para a subestação da Chesf em São João do Piauí e de lá fornecida para o sistema nacional de distribuição elétrica. Sua capacidade elétrica pode abastecer até 300 mil famílias.

Local propício para a geração de energia limpa

Assim como em grande parte do Brasil, o Piauí tem um grande potencial para a geração de energias limpas. A boa incidência solar, os ventos, a legislação e as linhas de transmissão elétrica do estado, o tornam um local ideal para se investir. Por isso os investidores em energias renováveis apostam que em pouco tempo a energia solar será mais barata do que outras matrizes energéticas.

Leia também: Kits de energia solar para ar condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.