[ x ] Fechar

Ideia de motorista traz economia para empresa de ônibus

  • 22 de novembro de 2013
  • 2 Comentários

Ideia de motorista traz economia para empresa de ônibus - Crédito:Jornal Nacional

O motorista Douglas Lascosck estava incomodado com a quantia de água disponível para limpar o para-brisa do ônibus, que conta com um reservatório que comporta 2,5 litros, mas a quantia durava apenas até a metade das viagens. Enquanto isso, o ar-condicionado do intermunicipal pingava ao longo do trajeto. Lascosck resolveu o problema, direcionando a água do ar-condicionado até o reservatório do limpador de para-brisa.

A ideia simples foi levada aos profissionais da oficina da empresa que logo colocaram em prática a intenção do motorista, através de um cano de PVC que desloca a água até o reservatório. De acordo com a empresa, cerca de dois litros e meio de água saiam do ar-condicionado por hora. “Hoje a gente faz uma viagem tranquila”, diz o motorista.

Economia de custos
Ideia de motorista traz economia para empresa de ônibus - Crédito:Jornal NacionalA economia ultrapassou a barreira do reservatório de água e o reflexo também foi observado na manutenção. Quando ficava sem água, o limpador arranhava o vidro e era preciso trocar 12 vidros por mês.

Para a ideia de Lascosck ficar perfeita, bastava encontrar o destino correto para o restante da água que saia do ar. Resultado: no banheiro. Anteriormente era possível usar a descarga por 30 vezes ao longo do trajeto. Com o mesmo processo realizado, agora na traseira do ônibus, sempre tem água para o uso no banheiro.

De acordo com o gerente de operações, André Cirqueira, “o custo médio para a implantação é cerca de R$ 16 por veículo”. Somando toda a frota, a empresa economiza mais de 1,5 milhão de litros de água anuais com o novo sistema.

O reaproveitamento da água que sai dos aparelhos também é uma prática que pode ser usada nas residências. Se armazenadas, servem para regar plantas, lavar o carro, entre outras situações.

Para assistir o vídeo da matéria clique aqui.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações Jornal Nacional (Globo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Ideia de motorista traz economia para empresa de ônibus"