[ x ] Fechar

Horário de verão entra em vigor no próximo domingo

  • 14 de outubro de 2013
  • Nenhum Comentário

Horário de verão entra em vigor no próximo domingo em três regiõesNo próximo domingo, 20 de outubro, começa a vigorar em 11 estados brasileiros o horário de verão 2013/2014. A partir da meia noite os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida vale para quem vive nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também do Distrito Federal.

Nesta temporada não irão aderir Tocantins, que esteve no último ano, nem a Bahia que adotou em 2011.

Somente em 16 de fevereiro de 2014 que os relógios serão atrasados novamente, data em que acaba o horário de verão. A ação tem por objetivo reduzir o consumo de energia  quando os dias são mas longos, especialmente nos horários de pico que vão das 18h às 21h.

Nesta época do ano há um aumento no uso de energia elétrica no Brasil, resultante do calor e pela demanda da indústria em função da temporada de final de ano. Por isso, nos horários de pico, os brasileiros retornam para casa e usam mais o ar-condicionado, televisão, ventilador, micro-ondas e outros aparelhos.

*Saiba quanto o seu ar condicionado gasta por mês.
*Economia de Energia – Selo Procel

Última edição
Na última edição, segundo os relatórios ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico), o adiantamento em uma hora representou 4,5% de economia, um pouco abaixo dos 5% esperados. As demais regiões do Brasil não adotam o horário de verão pela sua localização geográfica. Por estarem mais próximos da Linha do Equador, estes estados recebem menos tempo de luz solar, logo, o horário de verão não representa grande economia.

*Confia 10 dicas para economizar o consumo de energia do ar condicionado.

Um pouco mais sobre o horário de verão
Desde 2008, um decreto estipula datas fixas para o horário de verão, com início no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro. Se este cair em um domingo de carnaval, automaticamente é transferido para o próximo domingo.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estréia durou quase meio ano, de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *