[ x ] Fechar

Hitachi retoma produção de AC em Manaus e prevê crescimento

  • 21 de janeiro de 2014
  • Nenhum Comentário

Hitachi retoma produção de AC no Brasil e prevê crescimentoA japonesa Hitachi está de volta com a produção de aparelhos de ar condicionado em Manaus. Em agosto de 2013, foi reinaugurada a unidade da empresa “Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda”, no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Foram investidos cerca de R$ 60 milhões na fábrica, que hoje opera em três turnos e conta com 350 trabalhadores diretos e 900 indiretos, tudo isso visando atender a alta demanda de ar-condicionado deste verão. “Houve um hiato na produção do aparelho split por causa do produto importado”, diz Jorge Gushiken, gerente administrativo da Hitachi Ar Condicionado em Manaus.

Hitachi retoma produção de AC no Brasil e prevê crescimentoA indústria nacional perdeu mercado devido ao produto estrangeiro, que chegava ao Brasil com um preço muito inferior à produção local. A situação teve um sinal positivo quando a o governo elevou de 20% para 35% a alíquota do IPI sobre o aparelho de ar-condicionado importado no segundo semestre de 2012. De acordo com Gushiken, além da Hitachi, o governo fez com que novas indústrias estrangeiras optassem em produzir no País. Neste tempo, a empresa permaneceu com sua produção na cidade de São José dos Campos (SP).

“Entre um e dois anos poderemos dobrar a produção, dependendo de como o mercado agir”, disse o gerente da Hitachi. Se os números gerados forem positivos, a empresa pode fazer no Brasil uma plataforma de exportação do produto para outros países.

Empresas apostam no crescimento da produção
Dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) mostram que, entre janeiro e novembro de 2013, a produção de aparelho de ar-condicionado split praticamente dobrou comparado a igual período de 2012, chegando à 3,1 milhões de unidades produzidas.

Segundo Armando Valle, vice-presidente de relações institucionais da Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp, o aumento na produção dos aparelhos na empresa chegou a 15% este ano.

A Komeco também está atenta ao mercado. Aumentará em 50% a fabricação de aparelhos em sua unidade de Manaus e expandirá seu quadro de funcionários, que hoje conta com 280 colaboradores.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *