[ x ] Fechar

HFO da Chemours pode ser utilizado em Chillers da Carrier

  • 05 de março de 2018
  • Nenhum Comentário

chillers-carrier

As HFOs seguem ganhando espaço no mercado de climatização. A novidade agora é que a Carrier anunciou recentemente que seus chillers AquaEdge 19XR e 23XR e AquaForce 30XV/XA são compatíveis com o fluido refrigerante de baixo GWP (potencial de aquecimento global), o R-513A, comercializado pela Chemours como Opteon XP10.

A fabricante justifica que a iniciativa faz parte de seu compromisso de apoiar o setor a trabalhar com substâncias de menor impacto climático. Com isso, tanto o R-513A, uma mistura não inflamável à base de hidrofluorolefina (a famosa HFO), quanto o hidrofluorcarbono (HFC) puro R-134a poderão ser utilizados em seus resfriadores de líquido.

“Nossos clientes ficarão satisfeitos por saber que nossos chillers condensados a água AquaEdge 19XR e 23XR, juntamente com nossos chillers arrefecidos a ar AquaForce 30XV/XA, permitem uma transição tranquila do R-134a para o R-513A. Ao mesmo tempo, buscamos o desenvolvimento de outras tecnologias compatíveis com refrigerantes de baixo GWP”, explica Chris Opie, diretor de marketing da companhia na América do Norte.

Opie e sua equipe acreditam que o R-134a continuará a oferecer a melhor combinação de disponibilidade, custo, desempenho e segurança por muitos anos, defendendo que “a capacidade de converter chillers centrífugos com R-134a para operarem com o R-513A oferece aos proprietários e gestores de instalações uma opção que proporciona vida útil ainda maior para os equipamentos”.

R-513A deve ganhar ainda mais forças

Vale lembrar que esse movimento segue o recente anúncio feito pela Carrier Transicold de que seus contêineres da linha PrimeLine poderão ser convertidos, em breve, para funcionar com o R-513A.

É importante salientar ainda que os principais concorrentes da multinacional norte-americana, como a Trane e a Johnson Controls/York, também já anunciaram a adoção do Opteon XP10, cujo GWP é 56% menor que o do R-134a.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *