[ x ] Fechar

Gramado climatizado é um dos aliados ao bom desempenho do Corinthians em 2015

  • 16 de novembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Gramado climatizado é um dos aliados ao bom desempenho do Corinthians em 2015Em 2014 a cidade de São Paulo ganhou, para a Copa do Mundo, duas novas arenas que causaram inveja a outros times do Brasil.  A Arena Corinthians, localizada em Itaquera e o Allianz Parque, localizado na Barra Funda. O gramado da Arena do Corinthians, no entanto, destaca-se pelo gramado de inverno, com grama europeia e climatizada.

Gramado europeu
Pela grama ser europeia, ela está acostumada com um clima mais frio. Por esse motivo, é necessário que no verão o solo seja refrigerado com ar e água. A temperatura varia de 13ºC a 16ºC, sempre, com o uso de uma tecnologia exclusiva de refrigeramento do solo.

Gramado climatizado é um dos aliados ao bom desempenho do Corinthians em 2015De acordo com André Amaral, gerente de operações da World Sports, empresa que cuida do gramado do Corinthians, praticamente todos os estádios de primeira linha da Europa usam esse gramado. Porém, muitos de lá, e também dos Estados Unidos, são aquecidos para derreter a neve.

“Em países em que há neve, o gramado é aquecido. Aqui, fazemos o oposto. Na Arena Corinthians, gelamos, já que essa grama não está acostumada com o clima tropical. Tudo que é feito na Arena é em acordo com a comissão técnica do Corinthians”, explicou Amaral. E ele destaca também, que há tecnologia de drenagem a vácuo na Arena.

“No passado a gente se reuniu com a diretoria, eles falaram a necessidade que tinham e definimos o que era viável e o que não era possível. Esse gramado é mais rápido, realmente, mas todos os campos são molhados antes das partidas”, completou.

Como funciona o sistema de climatização do gramado
Gramado climatizado é um dos aliados ao bom desempenho do Corinthians em 2015O gramado possui refrigeração nas raízes, sensores para a grama, solo e luminosidade, além de um sistema que oxigena o gramado e drenagem a vácuo. Tubos colocados de forma estratégica bombeiam água gelada em todo o campo, controlando a temperatura. A tubulação instalada abaixo do gramado permite que o sistema funcione durante uma partida de futebol.

Para que essa estrutura opere adequadamente, existem funcionários exclusivos para cuidar especialmente do gramado, durante todos os dias do ano. E um aplicativo foi desenvolvido para que o sistema de irrigação e drenagem sejam acionados através de um smartphone.

Dos campos que cuidamos, o da Arena Corinthians é o mais fácil, por não haver shows, pela manutenção que tem. E justamente no estádio que achávamos que poderia ser o mais problemático, já que usa uma grama europeia, não muito propícia para o clima tropical, destacou Amaral.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *