[ x ] Fechar

Gotas de energia: tecnologia chinesa possibilita criar energia a partir da chuva

  • 10 de novembro de 2016
  • Nenhum Comentário

O problema da baixa na produção de energia solar através de painéis fotovoltaicos em períodos de chuva pode estar perto de chegar ao fim. Isso porque cientistas chineses parecem ter encontrado a resposta ao produzir uma célula que gera energia a partir das gotas de chuva.

A novidade utiliza um material chamado grafeno – que é considerado relativamente novo e parece ter propriedades eficientes por ser um bom condutor de eletricidade. De acordo com estudiosos, esse material seria capaz, em uma reação química, de separar os sais que estão na água da chuva. Esses sais seriam ainda transformados em íons positivos e negativos, produzindo energia. Os principais componentes utilizados seriam os íons positivos de cálcio, sódio e amônio.

Desse modo, quando a água é depositada na camada de grafeno, cria aquilo a que é chamado de “pseudocondensador” (pontos de carga em desequilíbrio em que os elétrons são enviados de um lado para o outro). A carga em desequilíbrio é basicamente apenas uma diferença de potencial, o que significa que os investigadores podem utilizar o processo para capturar energia.

Boas projeções
Ainda em fase de projeto e experimentação, a célula está sendo aprimorada para melhorar sua eficiência, cujo rendimento está em torno de 6,5% atualmente, muito abaixo dos 22% da maioria dos painéis solares. No entanto, segundo a mídia especializada, esse é um início promissor para essa tecnologia.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *