+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: carga de gas R 410 A pressao de trabalho

Membro Iniciante
    Cadastrado em
    Nov 2013

carga de gas R 410 A pressao de trabalho

Bom dia, estou com duvidas sobre a recarga do gás R 410 A, sobre a pressão de trabalho pois o R 22 trabalha com uma pressão de media 70 psi e o R 410 A trabalha com uma preso maior cerca de 130 PSI ou mais alguém pode tirar minha duvida estou com uma aparelho LG de 12000 BTU para fazer a recarga e estou com duvidas sobre a melhor pressão

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Dec 2012
    Citação Postado originalmente por Erlon Ver Post
    Bom dia, estou com duvidas sobre a recarga do gás R 410 A, sobre a pressão de trabalho pois o R 22 trabalha com uma pressão de media 70 psi e o R 410 A trabalha com uma preso maior cerca de 130 PSI ou mais alguém pode tirar minha duvida estou com uma aparelho LG de 12000 BTU para fazer a recarga e estou com duvidas sobre a melhor pressão
    vc quer fazer recarga de qual gás ?? eu acho melhor e acho que seria o mais correto pra qualquer gás refrigerante é depois de um vácuo bem feito quebrar esse vácuo dando a carga pelo peso com uma balança eletronica sendo que esse peso ou tara está especificado pelo fabricante e vem descrito na etiqueta de identificação da unidade externa
    Última edição por jairo bertoni; 18-11-2013 às 12:57 PM.

Membro Iniciante
    Cadastrado em
    Dec 2013
    caro companheiro Erlon para o fluido refrigerante R 410 A é preciso utilizar balança eletrônica de precisão

Membro Iniciante
    Cadastrado em
    Jan 2014
    Sei q é tarde p responder.
    Mas essa historia de que precisa de balança é boato.. Pois a quantidade de gás no sistema pode variar do tamanho da linha e da carga termica.
    Pois não posso colocar a mesma quantidade de gás em um equipamento que tem uma linha de 10 metros em uma maquina de 2 metros.
    A pressão fica +- 100 psi

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Dec 2012
    Citação Postado originalmente por albertosantos Ver Post
    Mas essa historia de que precisa de balança é boato.. Pois a quantidade de gás no sistema pode variar do tamanho da linha e da carga termica.
    Pois não posso colocar a mesma quantidade de gás em um equipamento que tem uma linha de 10 metros em uma maquina de 2 metros.
    olha eu não sei disso não..não é boato .. acréscimo de gás pela distancia linear ou desníveis é uma coisa agora fazer carga de gás sem balança é no mínimo loucura e com balança e vácuo é muito mais seguro e rápido ..eu não sei quem te ensinou ou onde vc aprendeu ,mas vc aprendeu errado ou te ensinaram errado,,se vc quer fazer errado beleza ,mas ensinar errado é irresponsabilidade sua, e vc tá chamando todo fabricante de mentiroso ou no mínimo boateiro.

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Dec 2011
    O manual de instalação existe para ser lido!!!

Membro
    Cadastrado em
    Dec 2013
    Citação Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
    O manual de instalação existe para ser lido!!!
    Esse é o básico, mas ninguém lê o 'manuel'. huahuahua 'É pa cabá'.

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Mar 2013
    Aí está a diferença entre o bom profissional e o atirador. O profissional sempre atenta para os detalhes e o outro quer pegar o dindin e meter o pé. rsrsrs.

Membro Iniciante
    Cadastrado em
    Jan 2014
    Bom amigo. Vou citar um exemplo.
    Chego em um cliente e ele tem varias maquinas que usam 410a. E ele me fala que um split de 5Tr esta com vazamento. Essa linha tem mais de 20 metros de comprimento. E não se dar p saber a quantidade total de curvas que se usaram para essa instalação.( pois a cada curda de 90º e como se a tubulação tivessse um metro a+).
    Procuro o vazamento e encontro. Faço todo o procedimento para corrigi o vazamento.
    Pronto. E agora como eu vou saber a quantidade de gás que tenho no sistema ???? Vou no manual ou na propria maquina ver o quanto ela pesa. Coloca la na balança e assim encontrar a quantidade de gás que tenho????

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Dec 2011
    O correto é tirar todo o refrigerante e fazer nova carga.

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Dec 2012
    Bom amigo. Vou citar um exemplo.
    Chego em um cliente e ele tem varias maquinas que usam 410a. E ele me fala que um split de 5Tr esta com vazamento. Essa linha tem mais de 20 metros de comprimento. E não se dar p saber a quantidade total de curvas que se usaram para essa instalação.( pois a cada curda de 90º e como se a tubulação tivessse um metro a+).
    Procuro o vazamento e encontro. Faço todo o procedimento para corrigi o vazamento.
    Pronto. E agora como eu vou saber a quantidade de gás que tenho no sistema ???? Vou no manual ou na propria maquina ver o quanto ela pesa. Coloca la na balança e assim encontrar a quantidade de gás que tenho????
    se o sistema for fixo ainda vai....na inversão o melhor é fazer outra carga ..tem um professor da usp que provou por A + B que qualquer vazamento ,mesmo com a linha pressurizada contamina o sistema,(principalmente quando o gás for R 410 A) eu sou prova disso,tivemos um problema num splitão inverter dutado da hitachi de 20 tr´s com visor de liquido e sensor de umidade que acusou umidade no sistema ...encontramos um micro vazamento numa solda coisa quase imperceptível. portanto o mais seguro é fazr o vácuo e nova carga.

vou aproveitar esse exemplo que vc citou , com as mesma características e medidas lineares e curvas numa instalação nova na qual chegamos a conclusão que temos que acrescentar 30 gramas de gás refrigerante sendo qualquer sistema inverter ou não ,como vc faria ? na experiencia ? pela pressão?super aquecimento? pela balança meu amigo.

em tempo seja bem vindo! nossa intenção não é diminuir e nem humilhar ninguém,mas com nossas diferenças e acertos crescermos juntos e para o bem geral da nação forense.não se sinta constrangido em retrucar ou não concordar .mas prepare-se também pra escutar a réplica.o forum é aberto a novas ideias,conhecimento,procedimentos,e ninguém é mais que ninguém.sua ajuda ,experiencia, despojamento,desprendimento e solidariedade é mais do que bem vinda na verdade é essencial. mais uma vez obrigado.
    Última edição por jairo bertoni; 11-01-2014 às 01:17 PM.

Membro Iniciante
    Cadastrado em
    Jan 2014
    Obrigado por me responder de forma clara.
    Pois acredito que nesse espaço vou aprender muito.
    Percebo que a web em si é deficiente em informações claras referente a área de climatização e refrigeração.
    Farei o possivel para soma nesse site. E desculpas a todos por meu equívoco.

Membro Avançado
    Cadastrado em
    Mar 2013
    Não se desculpe. É assim que nós aprendemos. É melhor perguntar ou expor nossa posição, assim podemos confirmar se estamos certos ou não. Ninguém sabe tudo, todos estamos aprendendo uns com os outros. O ser humano só para de aprender quando "acha" que sabe tudo. No caso de aparelhos fixos, até dá para carregar sem balança, comparando sua pressão de baixa com a temperatura de retorno do gás refrigerante próximo a válvula de sucção -o famoso superaquecimento. Mas nos inverters essa pressão vai variar eletronicamente, conforme a necessidade, causando uma leitura falsa.
    Obrigado por me responder de forma clara.
    Pois acredito que nesse espaço vou aprender muito.
    Percebo que a web em si é deficiente em informações claras referente a área de climatização e refrigeração.
    Farei o possivel para soma nesse site. E desculpas a todos por meu equívoco.

+ Responder ao Tópico

Permissões de Postagem