Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como faço para recolher o gás do ar condicionado split sem e com a recolhedora?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Como faço para recolher o gás do ar condicionado split sem e com a recolhedora?

    Preciso saber o passo a passo do uso do manômetro, tubo de alta e baixa, aparelho ligado ou não, qual registro abrir, abrir 1/4 ou totalmente, preciso de uma recolhedora, posso aproveitar esse gás, por favor tirem estas e outras dúvidas. Obs.: Terei que separar a condensadora da evaporadora para fazer a manutensão em ambas. Fiz o curso mais esqueci alguns desses detalhes.

  • #2
    Ola Douglas, coloque o manifold, traque a valvula menor (descarga) e ligue o ar, quando o manifold estiver perto de zerar vc fecha a valvula maior(sucçao) e desligue o ar...tá recolhido!

    Comment


    • #3
      Obrigado djthiagao, mas onde vou por o manifold? Aonde ponho a mangueira azul e onde ponho a mangueira vermelha? O que significa traque? Desde já te agradeço!

      Comment


      • #4
        Desculpe amigo, eu quis dizer tranque! A mangueira azul do manifold vc coloca no engate de serviço da vavula maior!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por andre babynton
          irmão é assim

          na valvula de baixa " a de tres vias" vc coloca a mangueira azul do manifold com os registros fechados.


          retire as tampas das valvulas e ligue o aparelho no modo frio.

          dentro das tampas existem um parafuso allen .

          primeiro vc vai na valvula de cano mais fino e com a chave allen gire o parafuso sentido horario até fechar.

          observe que o ponteiro do manifold irá descer, aguarde até ele chegar abaixo de zero e aperte o parafuso da outra valvula feito isso desligue a aparelho rapido e pronto

          só desmontar. na hora de montar naum deixe de fazer vacuo antes de liberar o gáz

          boa sorte

          Beleza entendi, mas me tire uma outra dúvida, para onde vai este gás que foi recolhido e como faço para libera-lo? Desde já te agradeço por sua atenção e detalhada resposta.

          Comment


          • #6
            Split quente e frio

            Postado originalmente por andre babynton
            então amigo o gás fica guardado na unidade externa "condensadora"

            para liberar o gas depois é o seguinte

            depois de conectar os canos e vazer vácuo

            com a chave allen vc abre os parafusos das valvulas que vc fechou na hora do recolhimento

            certinho qualquer coisa só postar

            Valeu amigo, mas gostaria de explorar mais um pouco do seu conhecimento. Você sabe me informar como fazer a inversão das unidades interna e externa em um sistema quente e frio? E quais são as diferenças na instalação e manutenção desse tipo de sistema para o sistema comum que é apenas frio? Muito obrigado mesmo, que Deus te pague!

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por andre babynton
              pois é douglas aqui na minha região quase naum usa-se esse tipo de aparelho q/f

              mais o esquema é o seguinte:

              no modo frio a o compressor vai empurrando o refrigerante na forma gasosa pra dentro da condensadora gerando alta pressão até esse refrigerante condensar, com o almento da pressão automaticamente aumenta-se tb a temperatura, depois na forma de liquido ele vai pelo cano de alta para a evaporadora, chegando lá ele percebe que a pressão é menor conseuqentemente a temperatura tb abaixa entaum ele evapora dentro das tubulações da evaporadora fazendo com que as paredes da tubulação resfrie-se até em media 4ºc, assim assim estando no estado gasoso o compressor puxa ele e o empurra novamente para dentro da condensadora e por ai vai. Isso no modo frio.

              No modo quente lá dentro da unidade externa existe uma valvula reversora que obriga a inversão do fluxo do gás ou seja:

              em vez do compressor empurrar o refrigerante na forma liquida ele empurra na forma gasosa fazendo com que a pressão dentro da evaporadora aumente consequentemente aumenta tb a temperatura lá na evaporadora ai o refrigerante condensa lá e vem para a unidade externa e evapora
              desse jeito ele esquenta lá dentro e gela lá fora.

              a questão instalação é praticamente a mesma coisa o que muda é o cabo de interligação que se usa mais fios e tb tem que fazer dreno na condensadora.

              espero ter ajudado se tiver mais duvidas é só postar

              Obrigado querido por mais esta aula!

              Como vc faz para dar vácuo e carga de gás no split?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por andre babynton
                se o aparelho naum tiver gás ai na mangueira amarela que estava na bomba de vácuo vc conecta o cilindro de gás.

                com o registro de azul fechado abra o registro do cilindro de gás ai vc vai na ponta da mangueira amarela que está conectada no manifold abre ela por uns 4 segundos para sair o ar que estava dentro dela ai aperta denovo.

                com a maquina DESLIGADA abra o registro azul e deixe entrar gás até parar ai LIGUE a maquina e complete a carga de gás até mais ou menos uns 65 psi

                depois de uns 20 minutos de funcionamento faça o teste de superaquecimento se bateu beleza.

                o detalhe a ser observado é o seguinte deve observar bem qual gás abastece a maquina se R-22 OU R-410A no caso do R-22 a carga deve ser feita com o cilindro em pé e o R-410A com o cilindro de ponta cabeça.

                espero tedr ajudado qualquer coisa só postar

                Mais uma vez obrigado amigão, mas como faço o teste de superaquecimento?

                Comment


                • #9
                  Bom dia André,então para um ar condicionado de ciclo só frio não é preciso ter mangueira de dreno...? E mais uma duvida, nas unidades de 18000BTU acima a alimentação é na condensadora? é que como leigo queria esclarecer essas duvidas,é que li aqui no forum em alguma coisa sobre isso. abraço vando.
                  Last edited by vando; 29/05/13, 07:24.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por andre babynton
                    olá vando

                    pois é nas maquinas só fria naum precisa fazer dreno NA CONDENSADORA, na evaporadora normal sempre se faz dreno.

                    quanto a alimentação, as maquinas de 18000 eu nuca vi com alimentação externa sempre interna.

                    costuma ser mais em maquinas de 22000 24000 em diante salvo algumas exeções.

                    pode ficar a vontade para perguntar
                    andré ..fujitsu,panasonic,daikin ,consul,lg,de 18k é pela UE..que eu me lembre que a energia é pela UI tem a gree,se não me falha a memória a eletrolux...alguns modelos da hitachi...pode ser que a gente deixe escapar alguma ..tipo komeco ,york,confee,midea ,springer que realmente não me lembro ..

                    Comment


                    • #11
                      Obrigado galera,pelos esclarecimentos.

                      Comment


                      • #12
                        Mais uma vez obrigado pelas dicas amigo!

                        Comment


                        • #13
                          Instalação

                          O que ocorre se na hora da instalação não for feito esse procedimento do vácuo?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Paulo Gomes Ver Post
                            O que ocorre se na hora da instalação não for feito esse procedimento do vácuo?
                            o vacuo e um procedimento que faz parte da instalaçao de qualquer equipamento de refrigeraçao e de um serviço de qualidade. quanto ao que ocorre se nao fizer vacuo pode ocorrer perda de eficiencia na refrigeraçao a queima precoce do motor do compressor

                            Comment


                            • #15
                              Válvula Allen espanada

                              Pessoal.. Sei que nada a ver. Mas espanou e muito aqui meu parafuso da válvula de liberaçao de gás. Não tenho recolhedora. Alguém tem alguma ideia?

                              Obrigado

                              Comment

                              Working...
                              X