Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limpeza Sistema/ Tubulação/ Condensadora R141b

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Limpeza Sistema/ Tubulação/ Condensadora R141b

    Boa Tarde gente,

    Tenho uma duvida, na verdade, uma questão relacionada a limpeza da tubulação já existente e também da condensadora. Sempre quando trocamos um compressor, realizamos a limpeza da tubulação, incluindo evaporadora e separadamente da condensandora já com o compressor desengatado. Também realizamos o serviço em tubulações já existentes no caso de substituição por aparelho inverter. Fazemos essa limpeza com o R141b e Nitrogênio. Depois de pesquisar varias maneiras para fazermos isso decidimos adaptar um cilindro de R141, substituindo a válvula existennte por uma valvula esfera, e colocando outra valvula esfera na parte de baixo do cilindro. Dessa forma, pressurizamos o cilindro na parte de cima com nitrogênio, e ele sai liquido por baixo. O problema é a quantidade de R141b que está sendo gasto. Dependendo da tubulação temos gasto muito R141 o que acaba não compensando o serviço. Exemplo: Só para limpar uma condensadora esta semana, tivemos que usar praticamente 6 kg de R141b. No fim das contas, nessa caso estamos quase pagando pra trocar o compressor para o cliente. Ai vem a nossa duvida. Existe alguma outra maneira de se limpar uma tubulação? Algum outro produto que seja viável para usar? Alguma forma de reutilizar o R141b? Andei dando uma pesquisada na internet, e vi algumas pessoas usando o R141b, com uma bomba dágua, fazendo a recirculação do produto depois de passá-lo por um filtro. Alguem já fez isso? Alguma idéia para facilitar o processo? Estamos fazendo alguma coisa de errado?

    Agradeço a todos que puderem responder, pois somos totalmente a favor de fazer o serviço da forma correta, mas infelizmente do jeito que temos feito acaba não compensando.

  • #2
    https://www.youtube.com/watch?v=IckI8d0brx0

    Comment


    • #3
      Concordo com vc rssampaio, quanto ao custo de uma limpeza com 141b. É inviável. Sendo assim, procurei um meio de realizar essa limpeza com produto alternativo. Vi o video acima e acho que uso de álcool comum nao é adequado, pois leva agua ao sistema (alcool hidratado). Tenho usado o hexano para este serviço, com otimos resultados. Veja bem que NÃO estou sugerindo a ninguem que use este produto. Estou dizendo que EU uso o mesmo. Algumas características do Hexano são: 1- Nao mistura com agua. 2- Baixo ponto de ebulição e sem residuos (evapora facilmente com vácuo sem residuos na tubulacao). Custo aprox de 20 a 25% do R141b. Pontos negativos: 1- densidade menor que da água (mais leve) - É preciso saber usar para arrastar a agua exixtente na tubulacao (caso haja). É INFLAMÁVEL ( e muito!). Como curiosidade, alguns laboratórios confundem hexano com benzina (nao sei se o resultado é o mesmo). Outra coisa: R141b não foi desenvolvido para limpeza de coisa alguma, e sim para expansao de poliuretano.

      Outro procedimento que tenho adotado, diminuindo custos, é o uso de ar comprimido SECO ao invés do Nitrogênio. Mas isso é para outra discussão...

      Comment

      Working...
      X