Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A condensadora não liga, apenas a evaporadora. Estou alimentando certo?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • A condensadora não liga, apenas a evaporadora. Estou alimentando certo?

    Instalei pela primeira vez um aparelho cassete, da marca komeco- modelo: KOC48QC G2 220 (QUENTE E FRIO)
    Alimentei a evaporadora direto com rede 220v. porém a condensadora segundo o manual pede alimentação nos bornes L3, N e terra, não entrou, optei por L1 e L2 e tbm não entrou o compressor, apenas entra o ventilador da evaporadora, visto que esta ligado independente. ( será trifásico, não diz no aparelho. unidade externa tem 5 bornes(L1,L2,L3,N e terra e mais os bornes que ligam a evaporadora pp4x). Peço ajuda dos colegas. Obg. Vitor de POA/Rs

  • #2
    Esse aparelho é trifásico.

    Comment


    • #3
      como disse o marcio o aparelho e trifasico e a evaporadora alimentado pela condensadora e voce precisa de acertar as fases R,S,T com o fasimetro para que o compressor nao gire ao contrario e venha a danificar o mesmo. L1,R L2,S L3,T os cabos de interligaçao pode ser feito com cabo pp 1,5mm pois a amperagem e baixa somente para alimentar o motor do ventilador e comandos

      Comment


      • #4
        Ok! é trifásico, então teria que ter o fasímetro? não há outra forma de identificar. possuo apenas multímetro. ou posso fazer o teste trocando as fases, e identificar de outra forma. amperagem talvez?? se puderem me ajudar, agradeço.

        Comment


        • #5
          Não possuo fasímetro, apenas multímetro e amperímetro, existe outra forma. Obg. vitor

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por oziro Ver Post
            como disse o marcio o aparelho e trifasico e a evaporadora alimentado pela condensadora e voce precisa de acertar as fases R,S,T com o fasimetro para que o compressor nao gire ao contrario e venha a danificar o mesmo. L1,R L2,S L3,T os cabos de interligaçao pode ser feito com cabo pp 1,5mm pois a amperagem e baixa somente para alimentar o motor do ventilador e comandos
            Agradeço ao colegas: Oziro e Marcio paco, realmente me foram validas as informações. Liguei no trifase+neutro e funcionou. Apenas como não possuo um fasímetro, eu acabei fazendo o texte direto no aparelho. quando liguei fez um ruido,então eu inverti os fios. tudo OK! Obrigado!

            Comment


            • #7
              Agradeço aos colegas: Oziro e Marcio, realmente era trifásico, fiz a ligação trifase+neutro, e liguei. Como não possuo o tal do fasímetro, fiz um teste rápido para nâo danificar o compressor, usei um disjuntor antes dos fios,e liguei na primeira tentativa fez um ruido, desliguei o disjuntor rapidamente e em seguida fiz a inversão dos fios, tudo OK. Fiz a ligação definitiva eliminando o disjuntor. Obrigado!

              Comment


              • #8
                Obrigado a você por dar retorno. Isso pode ajudar outros com a mesma dúvida. Valeu.

                Comment


                • #9
                  Bom dia Vitor

                  Fiquei com uma dúvida, o NEUTRO, vc ligou em qual borne?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Lepazu Ver Post
                    Bom dia Vitor

                    Fiquei com uma dúvida, o NEUTRO, vc ligou em qual borne?
                    o neutro voce so liga se o ar condicionado for 380v ai precisa do neutro e mais uma fase para fazer 220v e alimentar a evaporadora se o ar for 220v voce nao precisa de neutro e sim duas fases para alimentar a evaporadora

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Lepazu Ver Post
                      Bom dia Vitor

                      Fiquei com uma dúvida, o NEUTRO, vc ligou em qual borne?
                      esqueci de responder sua pergunta no ar condicionado trifasico o neutro tem o borne separado so para ele com a letra N entao fica assim F -F-F-N-Terra

                      Comment


                      • #12
                        È ISSO MESMO, COMO COLOCOU O OZIRO, F, F, F, N(neutro), e TERRA.

                        Comment

                        Working...
                        X