Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baixa Performance Samsung Inverter 9000 BTU

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Baixa Performance Samsung Inverter 9000 BTU

    Olá pessoal,

    Comprei um Samsung Inverter de 9.000 BTU para um quarto de 16 M2, onde ficam duas pessoas sem nenhum aparelho eletrônico.
    O quarto tem uma janela, e o sol bate no cômodo durante a tarde.

    Observei que a refrigeração no quarto ficou fraca, o ar fica frio, mais o ambiante não chega a ficar super gelado.

    A instalação da condessadora ficou na parede de trás da evaporadora, e o tubo utilizado foi alumínio que não chegou aos 3 m.

    Será que o material do tubo e o comprimento tem relação direta com a baixa performance de refrigeração do ar.
    Last edited by lucianomassa; 19/01/15, 21:43.

  • #2
    Olá! O material utilizado (alumínio) tem outras consequências desagradáveis, mas não causa redução de capacidade. Talvez seu equipamento precise de um pouco mais de fluido. A maioria dos fabricantes diz que o aparelho já vem com gás suficiente para até 5 metros de tubulação, mas na prática, muitas vezes eu instalo com 2 metros e ainda falta gás. Não dá pra confiar nesta afirmação. Na hora de partir o equipamento é preciso verificar se a carga está realmente suficiente.

    Comment


    • #3
      Concordo com o amigo Cícero, recentemente instalei um ar exatamente igual a esse que o amigo luciano relata e constatei o mesmo problema, baixa carga de refrigerante, em torno de 90 psi, por opção do cliente, não mexemos no refrigerante e o cliente esta usando assim mesmo e se diz satisfeito, não questiono, mas o certo seria corrigir a pressão do refrigerante para otimizar o desempenho do aparelho, abraço a todos.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por lucianomassa Ver Post
        Olá pessoal,

        Comprei um Samsung Inverter de 9.000 BTU para um quarto de 16 M2, onde ficam duas pessoas sem nenhum aparelho eletrônico.
        O quarto tem uma janela, e o sol bate no cômodo durante a tarde.

        Observei que a refrigeração no quarta ficou fraca, o ar fica frio, mais o ambiante não chega a ficar super gelado.

        A instalação da condessadora ficou na parede de trás da evaporadora, e o tubo utilizado foi alumínio que não chegou aos 3 m.

        Será que o material do tubo e o comprimento tem relação direta com a baixa performance de refrigeração do ar.
        O meu também está do mesmo jeito! A principio achei que fosse a instalação que foi feita errada (foi feito 2m de tubulação de cobre sem vácuo e a evaporadora ficou torta), mas hoje o técnico veio e refez a instalação (3m de tubo de cobre com looping e nivelou a evaporadora) e trocou o gás, mas continua na mesma. O aparelho só consegue baixar 5 ou 6 graus da temperatura do quarto (12,44m² sem nenhum aparelho eletrônico ligado, sem nenhuma pessoa dentro do quarto, tudo fechado). Fiz o teste a temperatura do quarto estava 29º deixei o ar ligado por 6 horas usando o turbo 3 vezes a temperatura chegou nos 22º (abaixou 7º, mas 1º acho que abaixou por conta de ter anoitecido). Por acaso sua condensadora é de plástico e está escrito "Digital Inverter"?

        Comment


        • #5
          Acho que 16m² num quanto que pega sol à tarde é muita carga térmica pra um ar de 9000 BTUS. Mas o meu só consegue baixar 6 graus a temperatura do quarto (12,44 m² e não pega sol), se tiver 32 ele baixa só até o 26, acredito que está com defeito. A minha condensadora é de plástico e a sua?

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
            Olá! O material utilizado (alumínio) tem outras consequências desagradáveis, mas não causa redução de capacidade. Talvez seu equipamento precise de um pouco mais de fluido. A maioria dos fabricantes diz que o aparelho já vem com gás suficiente para até 5 metros de tubulação, mas na prática, muitas vezes eu instalo com 2 metros e ainda falta gás. Não dá pra confiar nesta afirmação. Na hora de partir o equipamento é preciso verificar se a carga está realmente suficiente.
            Cícero, chamei o instalador e ele verificou que um dos tubos estava ficando congelado. Segundo ele, o congelamento é por conta do baixo nível de gás. Quando ele mediu, disse que estava com apenas 30%, aproveitou e fez uma carga completa com o gás R410, segundo ele próprio para o modelo inverter. O congelamento do tubo foi resolvido, e notei que a temperatura do quarto baixou bem mais do que antes, deixando o ambiente agradável, mais não fica super gelado e não atinge os 16 graus prometidos no controle. Acredito que por conta do calor excessivo / potencia do ar, mesmo assim fiquei satisfeito com o resultado final.

            Em relação ao tubo de alumínio, ele disse que o tamanho mínimo é de 40 cm, acima disso quanto menor, melhor fica a refrigeração. Ele disse também que a serpentina da minha condensadora é de alumínio, por isso preferiu utilizar tubos de alumínio para tornar o sistema homogêneo.
            Last edited by lucianomassa; 13/01/15, 09:05.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por tiagogv Ver Post
              Acho que 16m² num quanto que pega sol à tarde é muita carga térmica pra um ar de 9000 BTUS. Mas o meu só consegue baixar 6 graus a temperatura do quarto (12,44 m² e não pega sol), se tiver 32 ele baixa só até o 26, acredito que está com defeito. A minha condensadora é de plástico e a sua?
              Tiago, o revestimento externo da condensadora é plástico, mais a parte interna e toda de alumínio.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por lucianomassa Ver Post
                Tiago, o revestimento externo da condensadora é plástico, mais a parte interna e toda de alumínio.
                A sua condensadora é igual a minha, talvez seja algum defeito comum desse aparelho com gabinete da condensadora de plastico, os técnicos da Samsung vieram aqui e disseram que o ar está normal mas viram que ele não está gelando corretamente e vão esperar um parecer da fábrica. Quanto ao seu caso, 16m² em um quarto que pega sol acho que está subdimensionado.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por tiagogv Ver Post
                  A sua condensadora é igual a minha, talvez seja algum defeito comum desse aparelho com gabinete da condensadora de plastico, os técnicos da Samsung vieram aqui e disseram que o ar está normal mas viram que ele não está gelando corretamente e vão esperar um parecer da fábrica. Quanto ao seu caso, 16m² em um quarto que pega sol acho que está subdimensionado.
                  Pode ser isso mesmo, verifiquei em vários simuladores disponíveis na internet e cada um deles me da um valor diferente.

                  http://www.lge.com/br/simulador-de-capacidade
                  http://www.consul.com.br/simuladordebtu/
                  http://springer.com.br/dimensionador/

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por lucianomassa Ver Post
                    Pode ser isso mesmo, verifiquei em vários simuladores disponíveis na internet e cada um deles me da um valor diferente.

                    http://www.lge.com/br/simulador-de-capacidade
                    http://www.consul.com.br/simuladordebtu/
                    http://springer.com.br/dimensionador/
                    No meu caso os simuladores das fabricantes davam 7500, comprei um de 9000 pra ficar tranquilo e aproveitei e peguei inverter pra economizar energia e estou é tendo dor de cabeça.

                    Assim que a Samsung der resposta posto aqui que talvez ajude a resolver seu problema também.

                    Comment


                    • #11
                      Tive um problema parecido. Instalei dois splits Samsung inverter de 9k num cliente. Um deles ficou show, o outro tive a impressão d ter pouco gás, mas não adicionei nada. A temperatura na saída de ar tá batendo 14°C, mas não sinto que está esfriando bem, os tubos estão suando sem congelar. Coloquei uns 5cm de tubo, ficou bem atrás do condensador. A pressão na sucção bateu 110PSI. Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo? Quando li é comum fabricantes colocarem menos gás que o necessário fiquei receoso.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por R$ 1,99 Ver Post
                        Tive um problema parecido. Instalei dois splits Samsung inverter de 9k num cliente. Um deles ficou show, o outro tive a impressão d ter pouco gás, mas não adicionei nada. A temperatura na saída de ar tá batendo 14°C, mas não sinto que está esfriando bem, os tubos estão suando sem congelar. Coloquei uns 5cm de tubo, ficou bem atrás do condensador. A pressão na sucção bateu 110PSI. Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo? Quando li é comum fabricantes colocarem menos gás que o necessário fiquei receoso.
                        Aqui com 3m de tubulação foi trocado o gás e não resolveu o problema. Ele só baixa 5 ou 6 graus a temperatura do quarto, o ar que sai da evaporadora sai entre 12,3 e 13,2. A condensadora desse que não está gelando é de plástico? To achando que é série ou lote defeituoso. Muita gente fala que o ar é ótimo mas a condensadora deles tem gabinete de metal. Os técnicos vieram e disseram que o funcionamento do ar está normal (normal não está de jeito nenhum).

                        Comment


                        • #13
                          Boa noite galera!

                          Lembrei de um ponto importante, no ato da instalação o técnico não utilizou a bomba de sucção para fazer o facuo na tubulação. Ele o fez através da retirada do gás. Talvez esse seja o motivo da perda de performance. Neste próximo sábado, vem outro técnico, mais experiente, verificar esse é outros aspectos da instalação. Assim que tiver novidades, posto aqui no fórum!

                          Comment


                          • #14
                            Atualizando a situação: foi isso que a Samsung disse: (segue anexo)

                            Resumindo: é ruim de fabrica mesmo.

                            Pedi pra assistência perguntar pq quando a temperatura do quarto está maior que 30 graus o aparelho não consegue chegar nem nos 25. Vou esperar essa resposta, se disserem que não tem defeito novamente vou correndo ao PROCON.
                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • #15
                              Atualizando... Perguntei pra Samsung por que o aparelho só conseguiu baixar a temperatura dos 32 para os 26 mesmo ficando 6 horas seguidas ligado no modo cool em 16 graus com o quarto totalmente fechado e sem equipamento eletrônico nenhum ligado, eles responderam que quanto está muito calor é normal o aparelho não conseguir chegar na temperatura de conforto (22 a 24) e que o aparelho não tem defeito. Então se não tem defeito o produto deles é uma porcaria.

                              Engraçado o controle remoto ir até os 16 e dizer que o aparelho foi projetado para atingir temperatura de conforto de 22 a 24 graus, então por que não limita o controle aos 22? Isso caracteriza propaganda enganosa! Nem no manual do aparelho diz que ele só trabalha pra atingir a temperatura de conforto.

                              Estou tentando resolver o problema junto à Central ar antes de ir no Procon.

                              Comment

                              Working...
                              X