Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inverter não tolera erros!!

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Inverter não tolera erros!!

    Mais uma pérola!!!
    Ontem recebemos uma visita de um colega de profissão frustrado com uma Fujitsu Inverter.
    A mesma foi retirada por ele para limpeza e higienização, que foram realizadas, mas ao montar o colega cometeu o erro de deixar a cobertura metálica do módulo inversor tocando na placa principal. Daí vocês imaginam o resultado, queima total.
    Hoje recebemos outra dessa vez LG. Cabo de força conectado nas entradas de comunicação da condensadora, também queima total.
    Quero apenas chamar a atenção dos colegas mais recentes na profissão que busquem informação a respeito da tecnologia inverter e da maneira que opera. Pois embora o princípio básico ainda se mantenha, ela usa controladores eletrônicos muito mais avançados e complexos que os modelos convencionais.
    No primeiro caso o da Fujitsu o colega teve de arcar com um aparelho zerinho para a cliente.
    No segundo caso o cliente foi mais compreensivo e aceitou aguardar 10 dias e trocar apenas o módulo defeituoso.
    Portanto atenção redobrada ao dar manutenção em aparelhos inverter galera, qualquer descuido pode ser fatal.
    Edivando Araujo

  • #2
    Obrigado por compartilhar!!

    Comment


    • #3
      Edivaldo sempre bom ter essas experiencias citadas aqui no nosso fórum, obrigado pelo alerta.

      Comment


      • #4
        cada ves mais deles no mercado!!!

        Comment


        • #5
          É mas o AC inverter veio pra ficar.
          Sua economia de energia, baixo nível de ruído e sofisticado sistema de controle e operação, geram assim um maior conforto ao usuário. Nós técnicos é que temos de nos rebolar para aprender a trabalhar com esse nova tecnologia e todas as outras que ainda vão surgir. E se preparem pois já há um estudo bem avançado sobre o uso de CO2 como fluído refrigerante. Alguns carros europeus já estão testanto essa novidade.
          A ar condicionado usando apenas pastilhas Peltier, aquelas de bebedouros eletrônicos. Vamos nos capacitar galera.
          Abraço!
          Edivando Araujo

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
            É mas o AC inverter veio pra ficar.
            Sua economia de energia, baixo nível de ruído e sofisticado sistema de controle e operação, geram assim um maior conforto ao usuário. Nós técnicos é que temos de nos rebolar para aprender a trabalhar com esse nova tecnologia e todas as outras que ainda vão surgir. E se preparem pois já há um estudo bem avançado sobre o uso de CO2 como fluído refrigerante. Alguns carros europeus já estão testanto essa novidade.
            A ar condicionado usando apenas pastilhas Peltier, aquelas de bebedouros eletrônicos. Vamos nos capacitar galera.
            Abraço!
            no japão a 10 anos e agora europa já estão operando com o gás refrigerante R 32 . no brasil não sei quando será homologado ..pelo andar da carruagem daqui 10 anos ..

            Comment


            • #7
              realmente sao muito bons ja trabalho com inverter alguns anos porem tenho um fujitsu 12k na oficina que o cliente bateu agua com a bomba de alta pressao e danificou a placa da condensadora e por consequencia a placa da evaporadora resumindo o valor para substituir as duas placa mais mao de obra compensa comprar outro ar cond novo

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                no japão a 10 anos e agora europa já estão operando com o gás refrigerante R 32 . no brasil não sei quando será homologado ..pelo andar da carruagem daqui 10 anos ..
                É amigo Jairo infelizmente estamos no fim do mundo onde o que é novidade para nós já é ultrapassado para o resto do mundo. A tecnologia de inversão é um exemplo disso. Viajar para outros países mais desenvolvidos é quase como viajar no tempo.
                Edivando Araujo

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por oziro Ver Post
                  realmente sao muito bons ja trabalho com inverter alguns anos porem tenho um fujitsu 12k na oficina que o cliente bateu agua com a bomba de alta pressao e danificou a placa da condensadora e por consequencia a placa da evaporadora resumindo o valor para substituir as duas placa mais mao de obra compensa comprar outro ar cond novo
                  Realmente amigo Oziro! Eu só comecei a trabalhar com inverter agora embora saiba que ela exista a um bom tempo, só me senti preparado para trabalhar com ela agora depois de muita pesquisa e aprendizado com as falhas e acertos de outros colegas.
                  Tenho um amigo aqui em Porto Velho que é técnico em eletrônica a 25 anos e desses 12 dedicados a eletrônica aplicada a refrigeração tanto que hoje ele só trabalha com placas de split. Na hora do aperto é ele que me socorre, defeitos em fonte, reprogramação de EEPROM, recuperação de displays entre outros. Muitas vezes sai mais em conta que arcar com uma placa nova. Já andamos estudando a fundo o funcionamento dos módulos de controle inverter mas são muito avançados para consertar e teriamos que ter equipamentos bem melhores, estação de solda de retrabalho BGA é uma delas devido a infinidade de componentes SMD. Por enquanto em se tratando de inverter não tem conserto, melhor comprar nova.
                  Edivando Araujo

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
                    Realmente amigo Oziro! Eu só comecei a trabalhar com inverter agora embora saiba que ela exista a um bom tempo, só me senti preparado para trabalhar com ela agora depois de muita pesquisa e aprendizado com as falhas e acertos de outros colegas.
                    Tenho um amigo aqui em Porto Velho que é técnico em eletrônica a 25 anos e desses 12 dedicados a eletrônica aplicada a refrigeração tanto que hoje ele só trabalha com placas de split. Na hora do aperto é ele que me socorre, defeitos em fonte, reprogramação de EEPROM, recuperação de displays entre outros. Muitas vezes sai mais em conta que arcar com uma placa nova. Já andamos estudando a fundo o funcionamento dos módulos de controle inverter mas são muito avançados para consertar e teriamos que ter equipamentos bem melhores, estação de solda de retrabalho BGA é uma delas devido a infinidade de componentes SMD. Por enquanto em se tratando de inverter não tem conserto, melhor comprar nova.
                    Bom saber que se tratando de inverter a placa não tem conserto só troca, nem vou perder meu tempo tentando, é logo o preço de uma nova e pronto. valeu pela informação.

                    Comment


                    • #11
                      Não é que não tenha conserto tem, desde que vc ache os transistores, memórias ATMEGA de última geração e CI's aplificadores, supressores de tensão transiente que são dedicados ou seja produzidos apenas para as montadoras.
                      Fora a aparelhagem:
                      Estação de retrabalho BGA, pois as placas são dupla camada (solda embaixo e encima). R$ 16.000,00
                      Ociloscopio multitraço - R$ 6.000,00
                      Fonte simétrica de bancada - R$ 3.500,00
                      Frequencimetro - 700,00 o mais simples porem completo.
                      e outros mais.
                      Calcularam o investimento?
                      Last edited by Edivando Araujo; 20/09/14, 21:40.
                      Edivando Araujo

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
                        Não é que não tenha conserto tem, desde que vc ache os transistores, memórias ATMEGA de última geração e CI's aplificadores, supressores de tensão transiente que são dedicados ou seja produzidos apenas para as montadoras.
                        Fora a aparelhagem:
                        Estação de retrabalho BGA, pois as placas são dupla camada (solda embaixo e encima). R$ 16.000,00
                        Ociloscopio multitraço - R$ 6.000,00
                        Fonte simétrica de bancada - R$ 3.500,00
                        Frequencimetro - 700,00 o mais simples porem completo.
                        e outros mais.
                        Calcularam o investimento?
                        No caso me referia a uma loja que trabalha com conserto de placas, eu mesmo não conserto nada de placa.

                        Comment


                        • #13
                          Sei amigo. Mas os componentes são dedicados, ou seja, um CI regulador por exemplo de uma Samsung só funciona em uma placa da Samsung e vice versa não se acha pra vender. Daí a dificuldade as peças não aceitam equivalentes tem que ser original ou não funciona.
                          Edivando Araujo

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
                            Sei amigo. Mas os componentes são dedicados, ou seja, um CI regulador por exemplo de uma Samsung só funciona em uma placa da Samsung e vice versa não se acha pra vender. Daí a dificuldade as peças não aceitam equivalentes tem que ser original ou não funciona.
                            Entendi, o jeito mais seguro deste serviço é mesmo a troca da peça, melhor que tentar a sorte no conserto.

                            Comment


                            • #15
                              Correto! Mas acho que já é jogada dos fabricantes afinal é preferível pra eles que gastemos 400 reais em uma placa nova, que alguns trocados em componentes.
                              Um amigo me mostrou como é possível montar armadilhas em um circuito que fazem com que o circuito funcione normalmente e se porventura ele der algum defeito só eu que conheço a pegadinha vou saber consertar. Quem tentar e não conhecer a armadilha vai estragar a placa ainda mais.
                              Se ele bolou isso pra proteger seu ganha pão o que uma grande empresa não seria capaz para se defender?
                              Edivando Araujo

                              Comment

                              Working...
                              X