Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tubos de alumínio

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tubos de alumínio

    Bom dia! Fiz uma reforma em meu apartamento em Barueri-SP. Contratei uma empresa para fazer a reforma e durante o projeto solicitei a instalação de ar condicionado em 4 cômodos. Optei pelo equipamento da Fujitsu inverter multi split.

    A instalação ficou a cargo da empresa que fez a reforma. No começo tudo perfeito, mas após uns meses percebi a perda de rendimento, chamei o técnico que fez a instalação que fez uma carga de gás sem efeito duradouro.

    Chamei novamente, mas ele nunca estava disponível. Tentei buscar outros técnicos mas me deparei com a infelicidade que o instalador utilizou canos de alumínio.

    Não consigo encontrar um profissional que trabalhe com estes benditos canos de alumínio para detectar o vazamento que tenho na instalação (acredito que seja isso) e fazer o processo de reinstalação de forma correta e profissional como vi descrito aqui em alguns tópicos.

    Alguém poderia me ajudar? Poderiam me indicar um profissional de qualidade que trabalhe com este material?
    Desde já agradeço e peço desculpas pela extensão do texto.

  • #2
    Postado originalmente por Carlos Kuhn Ver Post
    Bom dia! Fiz uma reforma em meu apartamento em Barueri-SP. Contratei uma empresa para fazer a reforma e durante o projeto solicitei a instalação de ar condicionado em 4 cômodos. Optei pelo equipamento da Fujitsu inverter multi split.

    A instalação ficou a cargo da empresa que fez a reforma. No começo tudo perfeito, mas após uns meses percebi a perda de rendimento, chamei o técnico que fez a instalação que fez uma carga de gás sem efeito duradouro.

    Chamei novamente, mas ele nunca estava disponível. Tentei buscar outros técnicos mas me deparei com a infelicidade que o instalador utilizou canos de alumínio.

    Não consigo encontrar um profissional que trabalhe com estes benditos canos de alumínio para detectar o vazamento que tenho na instalação (acredito que seja isso) e fazer o processo de reinstalação de forma correta e profissional como vi descrito aqui em alguns tópicos.

    Alguém poderia me ajudar? Poderiam me indicar um profissional de qualidade que trabalhe com este material?
    Desde já agradeço e peço desculpas pela extensão do texto.
    carlos infelizmente não tenho uma notícia muito boa pra te dar ..vc pode chamar o melhor profissional que ele não vai conseguir dar jeito nessa sua instalação..não querendo fazer terrorismo barato com vc prepare-se pra quebradeira de parede/gesso. mas como estou longe talvez exista alguma solução milagrosa para seu problema ..tente agendar com o erik nava erik@eacon.net.br dá um alô .. boa sorte .estamos solidários com vc ..espero que que vc dê um jeito no seu problema o colega erik tem a solução pra vc ,talvez não seja a que vc espera ,mas tem...abraço jairo
    Last edited by jairo bertoni; 18/09/14, 06:45.

    Comment


    • #3
      Estou com o Jairo nessa. Infelizmente a melhor opção no nosso ponto de vista será substituir toda a tubulação pra não ter dor de cabeça maior do que a que você já vai ter.
      Abraço!
      Edivando Araujo

      Comment


      • #4
        É amigo concordo com os demais colegas, de que o reparo em questão não está diretamente proporcional a qualidade do profissional a ser contratado. É por essas razões que prefiro perder serviços, do que cobrar mais barato e instalar tubos de alumínio (existem muitos casos que o instalador cobra pelo alumínio o mesmo preço da instalação de cobre).
        Já fui chamado de antiquado por me recusar a utilizar cola para tubos cobre e aluminio, e continuar carregando meu equipamento oxi-butano e fazendo minhas soldagens com solda prata. Mas nunca fui chamado para repara vazamentos nas emendas do tubo.

        Comment


        • #5
          Apoiado amigo motaorion. Também não abandono meu kit oxi-glp. E tubulação de alumínio, não obrigado cobre é mais confiável. Cola pra tubos, viável para algumas situações. Mas no dia a dia a velha solda prata embora pareça antiquada é muito melhor.
          Edivando Araujo

          Comment


          • #6
            boa noite, consiga um profissional que use solda migrare vareta, e use as porcas anti vazamento de aluminio e izox. Já montei na praia mais de 100 equipamentos R22 e Inverter, e o segredo está em dar nitrogenio na linha a 200 e apertar aos poucos as porcas, até não deixar vazamentos. Ai nunca mais se estressa. Lamento ser do sul, e não poder te ajudar, mas qualquer coisa passe um email infraarcondicionado@gmail.com que posso tentar ajudar. tenho 4 anos de experiencia em aluminio. e outros tantos em cobre.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por gleisonjayme Ver Post
              boa noite, consiga um profissional que use solda migrare vareta, e use as porcas anti vazamento de aluminio e izox. Já montei na praia mais de 100 equipamentos R22 e Inverter, e o segredo está em dar nitrogenio na linha a 200 e apertar aos poucos as porcas, até não deixar vazamentos. Ai nunca mais se estressa. Lamento ser do sul, e não poder te ajudar, mas qualquer coisa passe um email infraarcondicionado@gmail.com que posso tentar ajudar. tenho 4 anos de experiencia em aluminio. e outros tantos em cobre.
              Amigo se vc trabalha com sucesso com alumínio meus parabéns. Mas eu não tenho essa coragem. Sou mais o velho bom e e resistente cobre.
              Mas movente parabéns pela sua perícia.
              Abraço.
              Edivando Araujo

              Comment


              • #8
                eu particularmente nao quero mais aluminio a 2 anos atras peguei um video da fabrica onde ensina trabalhar com aluminio e instalei varias maquinas principalmente aquelas com tubulaçoes longas fiz de acordo como ensinava no video ja subistitui quase todos sem cobrar nada do cliente com o tempo o aluminio fica com a parede fina e começa a aparecer pequenos furos so esclarecendo nao sou contra o uso

                Comment


                • #9
                  ja instalei com aluminio, nunca tive problema, hoje não uso mais, a diferença ão é tão grande em relação ao cobre.

                  mais acredito que o maior problema do aluminio esta nos cuidados que devemos tomar ao utiliza-lo.
                  abraços.

                  Comment


                  • #10
                    Alumínio nunca mais!

                    Gente na boa... Não entrem nesse barco furado...
                    Não tem essa de aperta pouco, aperta muito, tantos anos de experiência...
                    Linha de alumínio pra split NÃO PRESTA!!!!

                    Tive todos os problemas com a porcaria do alumínio e MAIS ALGUNS!

                    Aqui veio cara que instalou sumiu... Expert em alumínio 1 e sumiu... Expert em alumínio 2 e sumiu...

                    Até que o Erik veio aqui, se solidarizou com a minha treta, porque meu forro é acústico e cheio de lã de rocha, e tentou dar um jeito... O jeito foi ele deixar um cilindro de gás pra eu ir enchendo a porcaria da máquina até ele ter agenda para quebrarmos TUDO no meu apto e trocar por cobre!

                    Foi um trabalho descomunal que não desejo nem para meus inimigos... Por conta de uma "economia" que não dá 100 reais na mão do instalador PICARETA que colocou essa bosta...

                    Depois do cobre, vácuo (400 microns medido) e carga de gás (na balança) minha conta de energia caiu pela METADE, o ar funciona perfeitamente, não fica mais assoviando... Enfim...

                    Saí do inferno e fui pro céu! FUJAM DE LINHAS DE ALUMÍNIO!!!!!

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por André Lourenço Ver Post
                      Gente na boa... Não entrem nesse barco furado...
                      Não tem essa de aperta pouco, aperta muito, tantos anos de experiência...
                      Linha de alumínio pra split NÃO PRESTA!!!!

                      Tive todos os problemas com a porcaria do alumínio e MAIS ALGUNS!

                      Aqui veio cara que instalou sumiu... Expert em alumínio 1 e sumiu... Expert em alumínio 2 e sumiu...

                      Até que o Erik veio aqui, se solidarizou com a minha treta, porque meu forro é acústico e cheio de lã de rocha, e tentou dar um jeito... O jeito foi ele deixar um cilindro de gás pra eu ir enchendo a porcaria da máquina até ele ter agenda para quebrarmos TUDO no meu apto e trocar por cobre!

                      Foi um trabalho descomunal que não desejo nem para meus inimigos... Por conta de uma "economia" que não dá 100 reais na mão do instalador PICARETA que colocou essa bosta...

                      Depois do cobre, vácuo (400 microns medido) e carga de gás (na balança) minha conta de energia caiu pela METADE, o ar funciona perfeitamente, não fica mais assoviando... Enfim...

                      Saí do inferno e fui pro céu! FUJAM DE LINHAS DE ALUMÍNIO!!!!!

                      kkkkkk. se alumínio fosse realmente bom por que não utilizá-lo?..nós refrigeristas não seríamos loucos e ainda estaríamos dando um tiro no nosso próprio pé se os tubos desse produto fossem realmente confiáveis e a gente se recusasse a utilizá-los. mesmo com o decantado "procedimento correto" mais cedo ou mais tarde esse tubo vai furar,degradar,reagir com o ar,outros metais e ligas.

                      o problema não o fato dele ser "bom ou ruim" ser elogiados por poucos e defenestrado pela,maioria.na minha opinião o grande problema desse tubo é a CONFIABILIDADE .eu não tenho coragem e nem intenção de trocar o certo pelo duvidoso.

                      daí seus defensores nos dizem se seguirmos todos os procedimentos de uma correta instalação com esse material não teremos problemas.sendo que como não gosto de condenar alguma coisa sem antes comprovar a sua qualidade e benefício ,mesmo tendo experiencia de muitos anos com esse material na minha vida profissional,fiz uma instalação padrão com tubos cedidos por um fabricante para nós testarmos em nossas instalações.conclusão :furou ,vazou o gás. pra não dizer que sou intransigente,novamente e mais uma vez ficou comprovado o que eu já sabia e conhecia, que esse material não é aprovado pro nosso tipo de negócio.mesmo que nos convençam e forcem a usá-lo,só o usarei tubos com esse material se o cobre for retirado do mercado.como já estou com 61 primaveras,provavelmente não terei o desprazer de ser forçado a usar esses tubos nas minhas instalações e muito menos dos meus clientes.

                      sempre digo que não vou postar mais sobre esse assunto e sempre quebro minha promessa,pois sempre surge esporadicamente esse assunto entre nós e daí meus vermes da indignação me forçam a postar contra. não sou engessado e nem extremamente conservador em relação à coisas boas que acontecem ou surgem no nosso meio ,sejam eles em relação à novas tecnologias ou materiais. mas sinceramente e possivelmente e " felizmente" esse assunto não está e não estará encerrado para mim rsrsrsrsrs um abraço jairo

                      Comment


                      • #12
                        Gostei do assunto e acho que é discutível. Infelizmente os srs Carlos e André, pelo que vejo caíram na mão de maus profissionais e quando se está na mão destas pessoas há uma grande chance de algo dar errado, independente se é material A ou B. Logicamente que um material inferior ou de baixa qualidade as chances são muito maiores.

                        Meu conceito sobre aluminio: Instalei um uma vez só para testar, e logicamente foi em um local de facil troca, tudo aparente, e cliente era meu amigo (vão me chamar de amigo da onça) e se algo desse errado era muito facil a reinstalação com cobre. Já tem uns tres anos e nunca deu problema. Continua em observação.
                        Mesmo assim sou um defensor do cobre, isso porque na época que estudava não passei no teste de solda em aluminio. Muito dificil... Sinceramente dou aplausos para quem consegue, eu não consigo, derreto tudo ou não atinjo a temp de fusão. Já o cobre não tenho problema, caso necessite sei que consigo resolver. Só utilizo cobre em minhas instalações.

                        Minhas duvidas:

                        1- Alguém tem uma foto das porcas e tubulação do ar cond para postar, mostrando a corrosão mecânica por diferentes materiais que sempre falam?
                        Sim eu acredito em corrosão mecânica (cobre, latão, alumínio, bronze, ferro), porem em todo material que li, vi que este processo leva um tempo para ocorrer, as vezes até anos. Depende de vários fatores, climas, condições, exposição bla, bla, bla....A meu ver isto não seria um obstaculo para instalação do alumínio, pois qualquer equipamento ou maquina requer uma manutenção preventiva, e porque este item não pode ser verificado? A uma das primeiras coisas que todo técnico olha em uma manutenção, seja corretiva ou preventiva é para a porca e vem com um segundo gesto que é passar o dedo para ver se não tem óleo. Surge a segunda pergunta:

                        2- Porque a corrasão mecanica não ocorre em uma serpentina por exemplo da evaporadora, que contem cobre (tubos), alumínio e ferro galvanizado (base)?
                        Minha resposta: Sim ela ocorre, mas todas que vi ocorrer as maquinas ja tinha anos de uso e já estava visivelmente na hora de trocar todo conjunto mesmo.

                        3- Se o problema não é corrosão mecânica e sim algo com o "gás refrigerante" ou óleo sintético ou mineral internamente nos tubos, porque os fabricantes insistem em fazer evaporadores de alumínio, atualmente vejo até condensadores tipo "bujão" todo em alumínio?
                        Já vi e com certeza todos ja viram uma velha cônsul em um buteco, gelando "bem" a cerveja e acreditem evaporador de alumínio. Linha automotiva, não conheço nada, mas tenho certeza que tem peças de alumínio. Câmaras frigorificas, evaporador, mais uma vez alumínio e cobre. Quem conhece de compressores Bitzer, pode até me corrigir, mas acho que os pistões são de alumínio, tudo misturado com gás, óleo, alta temperatura....nunca vi nenhum furado ou danificado por corrosão mecânica.

                        4- Qual é o real problema de uma instalação de alumínio?
                        Não sei. Já vi muitas instalações funcionando, como ja vi algumas vazando na porca. Mas se contarmos a proporção, com certeza eu já vi mais porcas vazando em tubulação de cobre. Não critico quem se especializou neste material.

                        Já falei que EU não concordo com o uso do alumínio nas instalações, mas também não me convenceram ainda que é tecnicamente inviável. Quando me perguntam porque não uso aluminio, apenas respondo:
                        Não sei trabalhar com ele. O material é muito flexivel e corre o risco de amassar durante a instalação ou fechamento civil e se depois de instalado alguém furar (por ex para por um quadro) ou mesmo na hora de fazer a manutenção se o tubo amassar...furar...ferrou...não tem conserto.

                        Bom esta é minha opinião, nem todos podem concordar e isso é bom pois, "Sem divergência, progresso não é possível" (Frank Zappa)

                        Abraços a todos.

                        Comment


                        • #13
                          pra pergunta nº 1 acho que como esse metal ainda está sendo usado a pouco tempo isso no nosso mercado que são instalações de mini split´s ,pisos tetos etc fotos geralmente eu vi em feiras nos fabricantes,claro em sistemas industriais existem "N" assuntos sobre o tema...

                          pras perguntas 2 e 3 a resposta é simples,os componentes de alumínio e suas ligas são tratados mecanicamente de acordo a cada cenário ou utilização segue link´s

                          http://www.mspc.eng.br/tecdiv/corr_110.shtml http://www.inovacaotecnologica.com.b...1#.VCaiMWddX3Q

                          nos casos citados por vc os principais são os protetores e revestimentos orgânicos,tintas,peles (skins) epoxis,anodização,cromatização ,fosfatização,galvanização etc e algumas ligas de alumínio que aumentam sua resistência pra esse problema http://www.tede.udesc.br/tde_busca/a...codArquivo=801

                          o maior problema além da união cobre/latão /alumínio é um fenômeno conhecido por corrosão por picadas,e outros dois que podem ser considerados importantes que são a corrosão por cavitação ocorridos geralmente nos tubos da linha de gás ou retorno, e corrosão por turbulência nos tubos de linha de liquido ou depois da expansão e a agua(condensáveis) também é um fator pra ocorrer principalmente a corrosão por picadas que na verdade são pequenos micro furos ,a grosso modo parecido com uma cárie,em alguns casos que encontrei com micro furos principalmente em evaporadoras("congelador" rsrsrs) de geladeiras e no meu caso sempre tive a mão boa pra soldas soldava qualquer liga de alumínio ,tipo alumínio com alumínio,cobre com alumínio etc apesar de não gostar de fazer esse tipo de solda em alguns casos também já cometi alguns assassinatos em congeladores e tubos rsrsrsrs até os concorrentes levavam pra gente soldar rsrsrs

                          sobre o uso de alumínio no nosso meio a hitachi,panasonic,daikin,fujitsu,mitsubishi, não aprovaram o uso desse material aqui no nosso mercado pelo fato das matrizes no japão testarem exaustivamente esse material em seus laboratórios e por enquanto não vão aprovar esse material em suas instalações ,se optarmos por isso será por nossa conta e risco e com perda de garantia.

                          claro que pelo andar da carruagem esse material vai melhorar e evoluir bastante,mesmo assim vai depender muito sobre procedimentos tomados,

                          sobre vazamentos em porcas de flanges sejam elas em qualquer material existe um procedimento correto que já foi discutido aqui ,que começa com o manuseio adequado,procedimento contra contaminação,como fazer uma flange dentro do padrão e o aperto tem que ser sempre com o TORQUÍMETRO .e aqui no brasil ainda não existe uma norma de aperto das porcas das flanges para o alumínio (que eu saiba) que vc há de entender que racionalmente tem que ser diferente no caso acredito menor do que no cobre por exemplo.e tem a umidade residual interna e a mudança do ph do óleo isso se essa umidade ou umidade for lenta e gradual cai na manutenção preventiva e corretiva por tempo de uso ..se a umidade for alta e causada por descuido,falta de qualificação,falha em procedimentos na instalação e a fatal contaminação aí já outra história mas que com alumínio o risco é maior.

                          a gente brinca mas a questão é por confiabilidade mesmo..as vezes por um pequeno detalhe sua instalação vai pro brejo tipo um minúsculo ponto de pó de concreto ou reboco por exemplo ,fura e causa e dá vazamento,principalmente em pré instalações em obras,coisa que no cobre usualmente não acontece

                          como disse a gente não é louco de ir contra sem razão,não sou intransigente,nem resistente ,muito menos conservador em certos aspectos, ...mas também vc há de convir que quando vc não confia fica difícil de conviver, pela minha e posso te dizer longa experiencia em contato com alumínio ele não passa credibilidade nenhuma em minhas instalações,isso ainda .posso mudar por que não ..mas ele vai ter que conquistar minha confiança ..o que não coisa difícil de acontecer não basta me provar o que até agora não aconteceu,confirmando e corroborando o que nosso frank disse rsrsrsrs trocando em miúdos ,"vaquinhas de presépios que só concordam" rsrss abraço mais uma vez quebrei minha promessa ..e esse foi meu recorde ..como disse nosso querido e saudoso filósofo mor tupiniquim janio quadros "fi-lo por que qui-lo " rsrsrs

                          contraponto do fabricante http://migrare.com/suporte/perguntas-frequentes/

                          depois vou pesquisar e conferir peso ,preço e quantidade entre o cobre e o alumínio . ufa !!!!
                          Last edited by jairo bertoni; 27/09/14, 08:46.

                          Comment


                          • #14
                            Jairo, bom dia.

                            Se as outras peças podem ter tratamento, porque a tubulação vendida para instalações não pode ter tambem? Conforme a tabela 3.2 no anexo, o alumínio pode sim ter resistência a corrosão, não para sempre, mas sim.
                            Podemos tirar conclusões: Será que o alumínio vendido no Brasil para este fim é de boa qualidade? Aí concordo com confiabilidade. Também não confio.

                            Somente acho que falarmos que a corrosão é o maior problema de imediato não acho que é, pode ser a longo prazo, pois ainda são vários outros fatores em uma instalação (torque, cuidado no manuseio, sujeira no tubo, qualidade do material vendido, imperícia) que é o principal problema. Acho que a iniciativa de nossos melhores fabricantes de não aprovarem o uso está correta.

                            Muito obrigado, a discussão agregou bastante. Mas vamos deixar os outros colegas comentarem também. Termino com as palavas do nosso colega André Lourenço "...Não entrem neste barco furado..." Abraços.

                            Comment


                            • #15
                              Faz um tempo que venho lendo o fórum mas estou sem tempo/paciência para postar nada...

                              Quando vi este tópico sobre o alumínio pedi para o André Lourenço dar um depoimento sobre o ocorrido na casa dele.

                              Fui atender a um chamado em seu apartamento por indicação do Jairo Bertoni e logo na primeira conversa percebi o tamanho do problema, um apartamento novo, com uma bi split Fujitsu nos quartos e uma Daikin 18k na sala, cliente

                              com problema desde a instalação gastou uma fortuna em equipamentos e nunca funcionou a contento.

                              Detalhe, o cliente é apaixonado por som/acústica e todo o seu apartamento é de forro drywall clineo acústico (cada placa custo R$ 180,00 sem pintura) com 2 camadas de lã de rocha em cima ... como passar uma nova tubulação ??

                              Na primeira tentativa tentamos desmontar todas as evaporadoras/condensadoras, refazer as flanges isolar o alumínio do latão para evitar a corrosão galvânica e reapertar em um torque adequado... mas qual o torque adequado ?

                              Como o Jairo disse eu também desconheço torque correto para o alumínio tanto para flangeadora como para o torquímetro de aperto nas flanges em si.

                              Resultado: saí do apartamento do cliente acho que era pra lá de 1 da manhã... Apertando flange e aferindo com detector de vazamentos ...3 meses depois o resultado ! Novos vazamentos Deu uma sensação de frustração por não ter

                              conseguido resolver o problema ! E o pior ... eu sabia que para resolver teríamos que enfrentar uma obra bastante dolorida e onerosa, passar tubulações de cobre !!!

                              Auge do verão e eu com agenda lotada uns 2 meses, impossível conseguir pensar e atender o cliente naquele momento, mas como dizem: desgraça pouca é bobagem ! O cliente iria receber alguns amigos e passaria muita raiva com o

                              ar condicionado completamente inoperante, eis que como solução desesperada de última hora emprestei um botijão de gás, um manifold e ele como já estava se inteirando no assunto, com uma balança foi adicionando gás no sistema

                              até que eu conseguisse atende-lo.

                              Após um longo período de espera conseguimos agendar para o início das obras... Desmontamos todas evaporadoras e condensadoras, quebrei a parede do apartamento do chão ao teto e fui abrindo buracos pelas laterais lisas do forro

                              mais ou menos de metro em metro da varanda até os quartos e sala, fui tirando as linhas de alumínio do caminho e começamos a passar as linhas de cobre, demoramos 3 dias para passar as linhas tamanha a dificuldade.

                              Flange, Vácuo, Carga de gás por peso, (gás Daikin) ...

                              A saga do cliente ainda não terminou pois teve gesseiro, pintor e sem contar o principal o transtorno da obra, sujeira, gasto e graças a Deus a esposa dele é muito compreensiva e absorveu o problema junto com o marido tornando tudo

                              mais fácil.

                              Hoje passado alguns meses e principalmente após a obra tendo a oportunidade de conhecer melhor o cliente que virou amigo André Lourenço, é uma das pessoas mais caprichosas que conheci na vida, ama ferramentas de ponta assim

                              como eu, todo o sistema elétrico do apartamento dele foi executado com muito capricho (ele mesmo executou) e tenho certeza mais que absoluta que o problema com o ar condicionado não foi economia de ter chamado uma empresa

                              que cobra mais barato, como quase todas as obras que acompanho aqui em SP pagou caro e foi extremamente enganado.

                              Executei a obra porque senti que ele e a esposa não mereceriam jamais continuar passando raiva com o ar condicionado sem funcionar hoje com relação a esse caso sou muito feliz pois o ar funciona e ganhei dois amigos.

                              Peço desculpas a todos os colegas do fórum pois minha história na refrigeração é bem atípica, nunca passou pela minha cabeça trabalhar na área mas sem querer o destino foi me encaminhado para a profissão, como iniciei no Japão e a

                              maior parte do tempo/experiência vem do modo de pensar e agir do Japonês algumas discussões do fórum não entram na minha cabeça rsrs... Japonês é concreto e segue o manual sem questionar, fazendo o uso das ferramentas

                              adequadas.

                              Gás por peso, Vácuo 500 microns, Respeitar distância mínima, máxima e desníveis de tubulação, bitola correta, Alumínio que isso ? Carga térmica ok, Elétrica ok, Avançado estudo sobre a SED, suas causas e soluções.

                              Não existe nada absolutamente nada, nem uma mínima margem para discussão para qualquer coisa fora disso lá e acredito que a maior parte da nossa realidade aqui esteja em cima disso portanto peço desculpas mas ainda estou me

                              adaptando.

                              Abraços

                              Erik
                              Last edited by Erik Nava; 27/09/14, 09:22.

                              Comment

                              Working...
                              X