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Tópico: Refrigerante 410-a

  1. #1
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    Refrigerante 410-a

    Gostaria de iniciar uma discussão referente ao uso e manutenção com o refrigerante 410-A.
    Seria bom que abrangêssemos tudo a respeito, além da pressão, cuidados e perigo, etc...
    Lanço esta questão por ser leigo com este produto, como tantos também deve ser, pois nunca manuseie este gás e acredito que deva ter algumas dicas?
    Vamos lá!!!
    Desde já todos devemos agradecer.
    SKINKAS

  2. #2
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    Características do R410A:

    O Suva® 410A é uma mistura de dois fluidos refrigerantes a base de hidrofluorcarbono (HFC), que não degrada a camada de ozônio. Foi desenvolvido para substituir o R-22 em equipamentos novos, de médias e altas temperaturas de evaporação, projetados exclusivamente para trabalhar com o R-410A.

    Classificação ASHRAE: R-410A

    Aplicações

    Condicionador de Ar Doméstico;
    Bomba de Calor;
    Refrigeração Comercial.
    Benefícios

    Equipamentos desenvolvidos para trabalhar com o Suva® 410A possuem capacidade superior a equipamentos projetados para trabalhar com o R-22;
    HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
    Baixa toxicidade, similar ao R-22;
    Não é inflamável.
    Performance Esperada

    Equipamentos desenvolvidos para trabalhar com o Suva® 410A possuem um desempenho 60% superior a equipamentos similares, os quais utilizam o R-22.

    O Suva® 410A apresenta pressão e capacidade de refrigeração significativamente mais altas que o HCFC-22.

    Considerações para o Uso

    O Suva® 410A é compatível apenas com lubrificantes a base de Poliól éster (POE).

    É recomendável verificar as orientações dos fabricantes do equipamento quanto ao tipo de óleo e carga ideal.

    Devido às pressões significativamente mais altas do Suva® 410A em comparação com o HCFC-22, um compressor típico projetado para o HCFC-22 não pode ser utilizado com o Suva® 410A.

    Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 410A e que a carga seja feita na fase líquida.


    R-410A, vendido sob as marcas registradas Puron, Genetron R410A, e AZ-20, é uma mistura quase-azeotrópica de difluorometano (CH2F2, chamado R-32) e pentafluoroetano (CHF2CF3, chamado R-125), que é utilizada como um fluido refrigerante nas aplicações de ar condicionado.

    Pressão de trabalho: O que é dúvida de muitos, é a pressão de trabalho deste gás comparado ao gás refrigerante R-22.

    Para manusear e acertar a pressão de trabalho, é necessário possuir um Manifold próprio para este gás, pois seria muito mais fácil, e logicamente seria a forma correta de trabalhar.

    Ao utilizar o Manifold, muitas pessoas se orientam apenas pela escala em PSI do manifold. Isso não está errado, mas para quem já viu um, sabe que existem várias escalas em seu mostrador, uma para cada tipo de gás que ele foi feito para ser utilizado.

    Seguindo a escala correta para cada gás: vamos pegar como exemplo o gás R-22, pois é mais comum e mais utilizado. Quando aprendemos a pressão correta, o mais comum é saber que a pressão de trabalho da "baixa" é 60 PSI, se olharmos para a escala relativa ao R-22 veremos que alinhado aproximadamente à 60 PSI temos o número "0" , pois então, esta é a escala a ser seguida e a pressão correta, "0" quer dizer a pressão certa e então vem os números a mais ou a menos ( com um sinal de - ) dizendo se sobra ou falta gás (pressão) na máquina.[1] Segundo esses passos, podemos utilizar qualquer manifold para qualquer gás, da forma correta.

    Voltando ao R-410A, é a mesma coisa, segue-se a escala para ele, porém para quem não tem um manifold para R-410A, explico que este gás trabalha com a pressão 1,6 vezes à pressão do R-22, ou seja:

    Lembrando que em PSI o R-22 trabalha na "baixa" com aproximadamente 60psi,[2] o R-410A trabalha com aproximadamente 96 psi.

    Uma boa maneira de se orientar é levar em consideração a temperatura de trabalho,ou seja,se a mesma for 10 graus leva-se o gás refrigerante a produzir essa temperatura.


    Bom agora a vendedora falando, pois não sou técnica no assunto, eu vendo split e no mercado hoje as máquinas que usam esse tipo de gás R410 na sua maioria é com sistema INVERTER, ou seja, além da máquina usar um gás ecológicamente correto como R410, tem na sua máquina um sistema de compressor especial no qual a ecônomia é a palavra chave. Eu vejo que a tendência no mercado é que futuramente o R22 seja retirado de uso, e as máquinas futuras sejam totalmente para uso exclusivo do gás R410 ou quem sabe até um outro genero que se faça mais vantajoso e ecológico, e pensando com uma consciência ambiental todos devemos nos adaptar a isso, e sabendo disso o quando antes todos dermos prioridade a essa questão (não pensando só no seu bolso) mais cedo teremos chance de amenizar os efeitos na camada de ôzonio, não digo salvar pois não existe conserto para o que já foi feito, mas é como um dever nosso ao que queremos deixar para nossos filhos.

    Espero ter ajudado...
    Luzia VK - Consultora de Vendas
    Continental Electronics Ar Condicionados
    E-mail / MSN : luzia@infoar.com.br

  3. #3
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    GOSTARIA DE SABER REFERENTE AO MANUSEIO?
    Se a carga se faz com o compressor ligado, com o cilindro de pé ou deitado ou de ponta cabeça ou, ou ?
    Acredito que estou querendo muita moleza, tudinho mastigado, não é?
    SKINKAS.

  4. #4
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    caro skinkas a resposta da luzia esta formidavel só quero ressaltar sobre o manifú que deve ser proprio para o 410-a caso use o mesmo do R22 vai dar uma leitura diferente sem contar que as mangueiras podem estourar pois á pressão do 410-a é 1.6 maior do que o R22.
    um abraço.

  5. #5
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    Todo fluido refrigerante na casa dos 400 (Ex: 410a, 407c) é uma mistura de gases, sendo assim a recarga de gás deve ser feita em fase liquida para que a mistura entre pro sistema na medida certa, pois se for feita com a garrafa de gás em pé entra mais de um gás do que outro já que um gás é mais leve que o outro, pelo fato de adicionar gás em fase liquida, a recarga deve ser feita com o motor desligado, e bom será se a recarga for feita com o auxilio de uma balança, para ser adicionada a quantidade de refrigerante por metro de tubulação.

  6. #6
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    Pegando uma carona aqui.... qual a pressão correta do r410 no sistema agradeço a todos!

  7. #7
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    normalmente ela fica entre 120 a 140 psi

  8. #8
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    pq o meu split fica se desligando qd atingi a temperatura programada???? não era ele regular amaticamente a frequencia do compressor ??? grato a tods pela futuras respostas!

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por Gineton Ver Post
    pq o meu split fica se desligando qd atingi a temperatura programada???? não era ele regular amaticamente a frequencia do compressor ??? grato a tods pela futuras respostas!
    Qual é a marca e o modelo do seu condicionador? Ele é inverter? Porque nem todos os condicionadores que usam o R410-A possuem esta tecnologia.

  10. #10
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    R410a

    A pressão do gás R410A com equipamento desligado deve ser em torno de 120 a 140 PSI, correto ?


    Estou com um problema em um Split Inverter da marca Panasonic de 9000 btus que ele não está aquecendo e sua pressão desligado fica em torno de 175 psi.

    Será que está com excesso de gás ? Pois ele foi instalado com uma tubulação aproximada de 1,8 mts de comprimento, devo baixar a pressão ?

    Obrigado !

  11. #11
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    Citação Postado originalmente por fabhs Ver Post
    A pressão do gás R410A com equipamento desligado deve ser em torno de 120 a 140 PSI, correto ?


    Estou com um problema em um Split Inverter da marca Panasonic de 9000 btus que ele não está aquecendo e sua pressão desligado fica em torno de 175 psi.

    Será que está com excesso de gás ? Pois ele foi instalado com uma tubulação aproximada de 1,8 mts de comprimento, devo baixar a pressão ?

    Obrigado !
    a pressão desligada é mais do que isso ...procure sinais de vazamento (oleo) nas flanges internas e externas...provavelmente tem alguma vazamento... qual é a pressão de trabalho da linha de gás (sucção) dele quando ele está operando no modo quente/aquecer?

  12. #12
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    com o equipamento desligado e no frio ela vai ficar entre 170 a 190 e com a maquina ligada entre 90 a 130 no caso inverter

  13. #13
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    agora se estiver calor vai ficando assim desligado mais ou menos 230 e ligado tb 90 a 130

  14. #14
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    pra fazer recarga precisa a makina ta desligada e a garrafa de cabeça pra baixo?

  15. #15
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    sim amigo isso mesmo

  16. #16
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    Citação Postado originalmente por andre babynton Ver Post
    normalmente ela fica entre 120 a 140 psi
    ola amigos se o 410a tem pressao 1,6 maior que o r22 logo a pressao do 410a fica em torno de 96psi ou não me corrija se estiver errado

  17. #17
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    Citação Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
    a pressão desligada é mais do que isso ...procure sinais de vazamento (oleo) nas flanges internas e externas...provavelmente tem alguma vazamento... qual é a pressão de trabalho da linha de gás (sucção) dele quando ele está operando no modo quente/aquecer?
    oi jairo esse 410a se como que devi se fazer pra colocar gas nele desligado? com a garrafa de cabeça pra baixo? ate ki pressao?

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