Roteiro para o procedimento de vácuo
Ferramentas:
http://www.webarcondicionado.com.br/...ll=1#post15519
Obs: Foi usado um manifold neste procedimento.
Situação inicial:
- Válvula Schrader da porta de serviço da condensadora removida.
- VCRT 5/16” (valve core removal tool) conectado na porta de serviço.
- Mangueira de baixa pressão do manifold conectada no VCRT 5/16”.
- Sistema pressurizado com nitrogênio (130 psi).
- Registros de baixa e alta pressão do manifold fechados.
- Registro do VCRT 5/16” (valve core removal tool) aberto.
1) Baixar a pressão do nitrogênio para 15 psi, abrindo e fechando lentamente o registro de baixa do manifold.
2) Retirar a válvula Schrader da porta de acesso do VCRT 5/16”, usando para isto o VCRT ¼”. Deixar o VCRT ¼” conectado na porta de acesso do VCRT 5/16”.
3) Fechar o registro do VCRT ¼”.
4) Colocar a bateria de 9V no vacuômetro.
5) Programar o vacuômetro: vácuo de 500 microns e tempo de 20 minutos.
- Ligar o vacuômetro
- Selecionar o modo de programação pressionando e segurando a tecla <SET>
- Ajuste o vácuo desejado usando as teclas para cima e para baixo.
- Pressione e solte a tecla <SET>
- Ajuste o tempo em minutos desejado usando as teclas para cima e para baixo.
- Pressione e solte a tecla <SET>
- Ajuste o tempo em segundos desejado usando as teclas para cima e para baixo.
- Pressione e solte a tecla <SET>
Obs: Não se deve evacuar o sistema abaixo de 200 microns pois o óleo irá se degaseificar. (vide http://www.jbind.com/pdf/Deep-Vacuum-Principles.pdf)
6) Instalar o vacuômetro no sistema:
- Colocar a haste adaptadora no VCRT ¼”.
- Colocar o vacuômetro na outra extremidade da haste adaptadora.
Obs: O VCRT ¼” é usado para isolar o vacuômetro no momento da quebra de vácuo do sistema.
7) Liberar o restante do nitrogênio abrindo lentamente o registro de baixa do manifold.
8) Fechar o registro de baixa do manifold.
9) Fechar o registro do VCRT 5/16”.
10) Conectar a mangueira amarela na porta central do manifold.
11) Retirar as tampas das válvulas de 2 e 3 vias.
12) Colocar lentamente o óleo na bomba de vácuo até atingir a linha de nível do óleo. (Usar funil.)
13) Ligar a bomba de vácuo:
- remover a tampa da porta de entrada de ¼”
- abrir a chave de isolamento
- a válvula gás ballast deve estar fechada.
- ligar a bomba
14) Conectar a mangueira amarela do manifold à porta de entrada de ¼” da bomba de vácuo.
15) Abrir o registro de baixa do manifold.
16) Abrir o registro do VCRT 5/16”.
17) Abrir a válvula gás ballast na bomba de vácuo.
18) Executar o programa no vacuômetro.
- Pressione e solte a tecla <RUN>
19) Abrir a válvula do VCRT ¼”.
20) Quando o vácuo atingir 2000 microns, fechar a válvula gás ballast.
21) Quando o vácuo atingir 500 microns, fechar e abrir as válvulas dos VCRT e a chave de isolamento da bomba de vácuo, para retirar o ar que ficou preso nelas.
Referência: página 6 deste artigo: http://www.jbind.com/pdf/keeping%20life%20of%20pump.pdf
22) Repetir o procedimento anterior quando o vácuo atingir 400 microns.
23) Quando o vacuômetro sinalizar que o vácuo e o tempo decorrido foram alcançados, isolar o sistema fechando o registro do VCRT 5/16”.
24) Parar a execução do programa no vacuômetro:
- Pressionar e segurar a tecla <RUN>
25) Aguardar, SEM desligar a bomba de vácuo e durante os tempos mínimo de 5 e máximo de 20 minutos, que a pressão do sistema seja equalizada.
Obs: Um aumento rápido na pressão indica que há vazamento. Um aumento lento até 1500 microns indica que há umidade no sistema. Se a pressão se mantiver abaixo de 500 microns, a evacuação foi completada.
26) Abrir a válvula do VCRT 5/16”. Observar se o vácuo aumenta ou diminui.
27) Fechar a válvula do VCRT ¼” para isolar o vacuômetro.
28) Fechar o registro de baixa do manifold.
29) Fechar a chave de isolamento da bomba de vácuo.
30) Liberar o gás refrigerante até 15 psi abrindo e fechando lentamente haste da válvula de 3 vias .
31) Fechar o registro do VCRT 5/16”.
32) Desligar a bomba de vácuo:
- Abrir a válvula gás ballast.
- Aguardar 2 – 3 segundos.
- Desligar a bomba.
- Fechar a válvula gás ballast.
33) Desconectar o manifold (mangueira azul) do VCRT 5/16”.
34) Recolocar a válvula Schrader na porta de serviço da condensadora.
35) Retirar o vacuômetro, a haste adaptadora e os VCRT de ¼” e 5/16”.
36) Liberar o refrigerante:
- Abrir completamente as hastes das válvulas da válvula de 2 vias e da válvula de 3 vias utilizando uma chave hexagonal. Rodar com um momento de aperto inferior a 2,9 N.m até que pare de rodar.
37) Apertar as três tampas com o torque especificado.
- Tampas das válvulas de 2 e 3 vias: 22 N.m
- Tampa da porta de serviço: 14 N.m
38) Procurar vazamentos nos flanges, porta de serviço e válvulas de alta e baixa da condensadora.
39) Desconectar o manifold (mangueira amarela) da bomba de vácuo.
40) Tampar a porta de entrada da bomba de vácuo.
41) Retirar o óleo da bomba de vácuo:
- Colocar a bomba em uma superfície elevada.
- Colocar uma garrafa com funil abaixo do dreno de óleo.
- Abrir o dreno de óleo.
42) Forçar a saída do restante do óleo:
- Abrir uma das portas de entrada da bomba de vácuo.
- Abrir a chave de isolamento.
- Tampar a exaustão com um pedaço de estopa.
- Ligar a bomba por não mais do que 20 segundos.
- Fechar a porta de entrada.
- Fechar a chave de isolamento
43) Finalizar o isolamento térmico na condensadora e evaporadora.
Ferramentas:
http://www.webarcondicionado.com.br/...ll=1#post15519
Obs: Foi usado um manifold neste procedimento.
Situação inicial:
- Válvula Schrader da porta de serviço da condensadora removida.
- VCRT 5/16” (valve core removal tool) conectado na porta de serviço.
- Mangueira de baixa pressão do manifold conectada no VCRT 5/16”.
- Sistema pressurizado com nitrogênio (130 psi).
- Registros de baixa e alta pressão do manifold fechados.
- Registro do VCRT 5/16” (valve core removal tool) aberto.
1) Baixar a pressão do nitrogênio para 15 psi, abrindo e fechando lentamente o registro de baixa do manifold.
2) Retirar a válvula Schrader da porta de acesso do VCRT 5/16”, usando para isto o VCRT ¼”. Deixar o VCRT ¼” conectado na porta de acesso do VCRT 5/16”.
3) Fechar o registro do VCRT ¼”.
4) Colocar a bateria de 9V no vacuômetro.
5) Programar o vacuômetro: vácuo de 500 microns e tempo de 20 minutos.
- Ligar o vacuômetro
- Selecionar o modo de programação pressionando e segurando a tecla <SET>
- Ajuste o vácuo desejado usando as teclas para cima e para baixo.
- Pressione e solte a tecla <SET>
- Ajuste o tempo em minutos desejado usando as teclas para cima e para baixo.
- Pressione e solte a tecla <SET>
- Ajuste o tempo em segundos desejado usando as teclas para cima e para baixo.
- Pressione e solte a tecla <SET>
Obs: Não se deve evacuar o sistema abaixo de 200 microns pois o óleo irá se degaseificar. (vide http://www.jbind.com/pdf/Deep-Vacuum-Principles.pdf)
6) Instalar o vacuômetro no sistema:
- Colocar a haste adaptadora no VCRT ¼”.
- Colocar o vacuômetro na outra extremidade da haste adaptadora.
Obs: O VCRT ¼” é usado para isolar o vacuômetro no momento da quebra de vácuo do sistema.
7) Liberar o restante do nitrogênio abrindo lentamente o registro de baixa do manifold.
8) Fechar o registro de baixa do manifold.
9) Fechar o registro do VCRT 5/16”.
10) Conectar a mangueira amarela na porta central do manifold.
11) Retirar as tampas das válvulas de 2 e 3 vias.
12) Colocar lentamente o óleo na bomba de vácuo até atingir a linha de nível do óleo. (Usar funil.)
13) Ligar a bomba de vácuo:
- remover a tampa da porta de entrada de ¼”
- abrir a chave de isolamento
- a válvula gás ballast deve estar fechada.
- ligar a bomba
14) Conectar a mangueira amarela do manifold à porta de entrada de ¼” da bomba de vácuo.
15) Abrir o registro de baixa do manifold.
16) Abrir o registro do VCRT 5/16”.
17) Abrir a válvula gás ballast na bomba de vácuo.
18) Executar o programa no vacuômetro.
- Pressione e solte a tecla <RUN>
19) Abrir a válvula do VCRT ¼”.
20) Quando o vácuo atingir 2000 microns, fechar a válvula gás ballast.
21) Quando o vácuo atingir 500 microns, fechar e abrir as válvulas dos VCRT e a chave de isolamento da bomba de vácuo, para retirar o ar que ficou preso nelas.
Referência: página 6 deste artigo: http://www.jbind.com/pdf/keeping%20life%20of%20pump.pdf
22) Repetir o procedimento anterior quando o vácuo atingir 400 microns.
23) Quando o vacuômetro sinalizar que o vácuo e o tempo decorrido foram alcançados, isolar o sistema fechando o registro do VCRT 5/16”.
24) Parar a execução do programa no vacuômetro:
- Pressionar e segurar a tecla <RUN>
25) Aguardar, SEM desligar a bomba de vácuo e durante os tempos mínimo de 5 e máximo de 20 minutos, que a pressão do sistema seja equalizada.
Obs: Um aumento rápido na pressão indica que há vazamento. Um aumento lento até 1500 microns indica que há umidade no sistema. Se a pressão se mantiver abaixo de 500 microns, a evacuação foi completada.
26) Abrir a válvula do VCRT 5/16”. Observar se o vácuo aumenta ou diminui.
27) Fechar a válvula do VCRT ¼” para isolar o vacuômetro.
28) Fechar o registro de baixa do manifold.
29) Fechar a chave de isolamento da bomba de vácuo.
30) Liberar o gás refrigerante até 15 psi abrindo e fechando lentamente haste da válvula de 3 vias .
31) Fechar o registro do VCRT 5/16”.
32) Desligar a bomba de vácuo:
- Abrir a válvula gás ballast.
- Aguardar 2 – 3 segundos.
- Desligar a bomba.
- Fechar a válvula gás ballast.
33) Desconectar o manifold (mangueira azul) do VCRT 5/16”.
34) Recolocar a válvula Schrader na porta de serviço da condensadora.
35) Retirar o vacuômetro, a haste adaptadora e os VCRT de ¼” e 5/16”.
36) Liberar o refrigerante:
- Abrir completamente as hastes das válvulas da válvula de 2 vias e da válvula de 3 vias utilizando uma chave hexagonal. Rodar com um momento de aperto inferior a 2,9 N.m até que pare de rodar.
37) Apertar as três tampas com o torque especificado.
- Tampas das válvulas de 2 e 3 vias: 22 N.m
- Tampa da porta de serviço: 14 N.m
38) Procurar vazamentos nos flanges, porta de serviço e válvulas de alta e baixa da condensadora.
39) Desconectar o manifold (mangueira amarela) da bomba de vácuo.
40) Tampar a porta de entrada da bomba de vácuo.
41) Retirar o óleo da bomba de vácuo:
- Colocar a bomba em uma superfície elevada.
- Colocar uma garrafa com funil abaixo do dreno de óleo.
- Abrir o dreno de óleo.
42) Forçar a saída do restante do óleo:
- Abrir uma das portas de entrada da bomba de vácuo.
- Abrir a chave de isolamento.
- Tampar a exaustão com um pedaço de estopa.
- Ligar a bomba por não mais do que 20 segundos.
- Fechar a porta de entrada.
- Fechar a chave de isolamento
43) Finalizar o isolamento térmico na condensadora e evaporadora.
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