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Roteiro para o procedimento de vácuo

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  • Roteiro para o procedimento de vácuo

    Roteiro para o procedimento de vácuo

    Ferramentas:
    http://www.webarcondicionado.com.br/...ll=1#post15519

    Obs: Foi usado um manifold neste procedimento.

    Situação inicial:
    - Válvula Schrader da porta de serviço da condensadora removida.
    - VCRT 5/16” (valve core removal tool) conectado na porta de serviço.
    - Mangueira de baixa pressão do manifold conectada no VCRT 5/16”.
    - Sistema pressurizado com nitrogênio (130 psi).
    - Registros de baixa e alta pressão do manifold fechados.
    - Registro do VCRT 5/16” (valve core removal tool) aberto.


    1) Baixar a pressão do nitrogênio para 15 psi, abrindo e fechando lentamente o registro de baixa do manifold.

    2) Retirar a válvula Schrader da porta de acesso do VCRT 5/16”, usando para isto o VCRT ¼”. Deixar o VCRT ¼” conectado na porta de acesso do VCRT 5/16”.

    3) Fechar o registro do VCRT ¼”.

    4) Colocar a bateria de 9V no vacuômetro.

    5) Programar o vacuômetro: vácuo de 500 microns e tempo de 20 minutos.
    - Ligar o vacuômetro
    - Selecionar o modo de programação pressionando e segurando a tecla <SET>
    - Ajuste o vácuo desejado usando as teclas para cima e para baixo.
    - Pressione e solte a tecla <SET>
    - Ajuste o tempo em minutos desejado usando as teclas para cima e para baixo.
    - Pressione e solte a tecla <SET>
    - Ajuste o tempo em segundos desejado usando as teclas para cima e para baixo.
    - Pressione e solte a tecla <SET>

    Obs: Não se deve evacuar o sistema abaixo de 200 microns pois o óleo irá se degaseificar. (vide http://www.jbind.com/pdf/Deep-Vacuum-Principles.pdf)

    6) Instalar o vacuômetro no sistema:
    - Colocar a haste adaptadora no VCRT ¼”.
    - Colocar o vacuômetro na outra extremidade da haste adaptadora.

    Obs: O VCRT ¼” é usado para isolar o vacuômetro no momento da quebra de vácuo do sistema.

    7) Liberar o restante do nitrogênio abrindo lentamente o registro de baixa do manifold.

    8) Fechar o registro de baixa do manifold.

    9) Fechar o registro do VCRT 5/16”.

    10) Conectar a mangueira amarela na porta central do manifold.

    11) Retirar as tampas das válvulas de 2 e 3 vias.

    12) Colocar lentamente o óleo na bomba de vácuo até atingir a linha de nível do óleo. (Usar funil.)

    13) Ligar a bomba de vácuo:
    - remover a tampa da porta de entrada de ¼”
    - abrir a chave de isolamento
    - a válvula gás ballast deve estar fechada.
    - ligar a bomba

    14) Conectar a mangueira amarela do manifold à porta de entrada de ¼” da bomba de vácuo.

    15) Abrir o registro de baixa do manifold.

    16) Abrir o registro do VCRT 5/16”.

    17) Abrir a válvula gás ballast na bomba de vácuo.

    18) Executar o programa no vacuômetro.
    - Pressione e solte a tecla <RUN>

    19) Abrir a válvula do VCRT ¼”.

    20) Quando o vácuo atingir 2000 microns, fechar a válvula gás ballast.

    21) Quando o vácuo atingir 500 microns, fechar e abrir as válvulas dos VCRT e a chave de isolamento da bomba de vácuo, para retirar o ar que ficou preso nelas.

    Referência: página 6 deste artigo: http://www.jbind.com/pdf/keeping%20life%20of%20pump.pdf

    22) Repetir o procedimento anterior quando o vácuo atingir 400 microns.

    23) Quando o vacuômetro sinalizar que o vácuo e o tempo decorrido foram alcançados, isolar o sistema fechando o registro do VCRT 5/16”.

    24) Parar a execução do programa no vacuômetro:
    - Pressionar e segurar a tecla <RUN>

    25) Aguardar, SEM desligar a bomba de vácuo e durante os tempos mínimo de 5 e máximo de 20 minutos, que a pressão do sistema seja equalizada.

    Obs: Um aumento rápido na pressão indica que há vazamento. Um aumento lento até 1500 microns indica que há umidade no sistema. Se a pressão se mantiver abaixo de 500 microns, a evacuação foi completada.

    26) Abrir a válvula do VCRT 5/16”. Observar se o vácuo aumenta ou diminui.

    27) Fechar a válvula do VCRT ¼” para isolar o vacuômetro.

    28) Fechar o registro de baixa do manifold.

    29) Fechar a chave de isolamento da bomba de vácuo.

    30) Liberar o gás refrigerante até 15 psi abrindo e fechando lentamente haste da válvula de 3 vias .

    31) Fechar o registro do VCRT 5/16”.

    32) Desligar a bomba de vácuo:
    - Abrir a válvula gás ballast.
    - Aguardar 2 – 3 segundos.
    - Desligar a bomba.
    - Fechar a válvula gás ballast.

    33) Desconectar o manifold (mangueira azul) do VCRT 5/16”.

    34) Recolocar a válvula Schrader na porta de serviço da condensadora.

    35) Retirar o vacuômetro, a haste adaptadora e os VCRT de ¼” e 5/16”.

    36) Liberar o refrigerante:
    - Abrir completamente as hastes das válvulas da válvula de 2 vias e da válvula de 3 vias utilizando uma chave hexagonal. Rodar com um momento de aperto inferior a 2,9 N.m até que pare de rodar.

    37) Apertar as três tampas com o torque especificado.
    - Tampas das válvulas de 2 e 3 vias: 22 N.m
    - Tampa da porta de serviço: 14 N.m

    38) Procurar vazamentos nos flanges, porta de serviço e válvulas de alta e baixa da condensadora.

    39) Desconectar o manifold (mangueira amarela) da bomba de vácuo.

    40) Tampar a porta de entrada da bomba de vácuo.

    41) Retirar o óleo da bomba de vácuo:
    - Colocar a bomba em uma superfície elevada.
    - Colocar uma garrafa com funil abaixo do dreno de óleo.
    - Abrir o dreno de óleo.

    42) Forçar a saída do restante do óleo:
    - Abrir uma das portas de entrada da bomba de vácuo.
    - Abrir a chave de isolamento.
    - Tampar a exaustão com um pedaço de estopa.
    - Ligar a bomba por não mais do que 20 segundos.
    - Fechar a porta de entrada.
    - Fechar a chave de isolamento

    43) Finalizar o isolamento térmico na condensadora e evaporadora.

  • #2
    aula excelente! claro,didático e de fácil entendimento..um passo passo sensacional...obrigado!!!!

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    • #3
      Parabéns pela aula Eduardo !

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      • #4
        Uma aula de vácuo e teste de estanqueidade que não se encontra nem nos cursos das fábricas. Esse procedimento de gás ballast pouquíssimas pessoas conhecem ou sabem pra que serve.
        O Eduardo tem uma paciência além da média para lidar com iniciantes como eu, mas sabe da importância de disseminar o conhecimento. Não foi tomado pela soberba, como humilde que é vive buscando conhecimento nos foruns gringos e nos trazendo de mãos beijadas. Aproveitem!!
        Sito a obrigação de passar adiante todas as informações que recebo dele e do forum.
        Parabéns Eduardo e obrigado por nos tornar técnicos cada dia melhores.
        Abraço.

        Comment


        • #5
          O ato de escrever o que se pretende fazer ajuda a levantar as dúvidas antes da execução da tarefa.
          Escrevi este passo a passo quando da instalação do segundo Fujitsu, pois a primeira instalação foi tensa: gastei muito tempo revendo manuais e artigos no momento da instalação e quando terminei já era noite. Mas na segunda instalação também ocorreu um imprevisto: uma forte chuva de verão no final do procedimento de vácuo.
          Vou escrever outro roteiro para a próxima instalação, pois pretendo usar a mangueira Appion para vácuo.

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          • #6
            Eduardo,
            Muito obrigado pela aula!
            Tb vou fazer uma instalação usando uma mangueira específica para vácuo, sem o uso do manifold,
            certamente esse próximo roteiro tb vai me ajudar muito.
            Abs!

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            • #7
              Vamos ficar no aguardo do próximo roteiro de vacuo sem o manifold Eduardo, obrigado pela didática.

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              • #8
                Bom dia amigos.
                Esse roteiro muito me ajudou!
                Obrigado Eduardo7.
                Tem alguns detalhes que não consigo compreender.
                Essas válvulas vcrt 5/16, 1/4...que diabo é isso?
                Mas um dia chego lá.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por marcos gonçalez Ver Post
                  bom dia amigos.
                  Esse roteiro muito me ajudou!
                  Obrigado eduardo7.
                  Tem alguns detalhes que não consigo compreender.
                  Essas válvulas vcrt 5/16, 1/4...que diabo é isso?
                  Mas um dia chego lá.
                  também estou perdido nos termos técnicos de alta complexidade rsrsrs....

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por PETERSON Ver Post
                    também estou perdido nos termos técnicos de alta complexidade rsrsrs....
                    procure forum loucos por ferramentas .http://i1278.photobucket.com/albums/...ps833bc5d5.jpg vcr são essas valvulas extratoras de scharaeder com registro para um vácuo e teste de estanqueidade perfeitos.sem contaminação e retrabalho. a rosa é pra 5/16 pras valvulas de duas vias do inverter ea preta é de 1/4 para o vacuômetro abraço jairo

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                    • #11
                      Obrigado Jairo.

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