Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compressor Scroll ou linha entupida ?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Compressor Scroll ou linha entupida ?

    Pro pessoal do fórum, boa noite.
    meu nome é William, tenho 22 anos e sou novo na área de refrigeração e ar condicionado.
    Tenho uma experiência de dois anos na área e todo dia de fato é um aprendizado diferente.
    Ultimamente, peguei um servico de troca de compressor de um multisplit de 7,5 TR.
    Troquei o compressor, bati o vácuo, testei a partida e até então estava tudo Ok.
    O que acontece é que quando ele parte, o manometro não sobe quando coloco fluido e fecho a válvula do mesmo.
    Quando fecho o manometro, a pressão de baixa chega a praticamente zero, aí vou eu colocar mais fluido, mais fluido até a hora que a corrente começa a subir junto com a pressão e ele desarma.
    Não entendo o que pode estar acontecendo.
    Uma hora está com praticamente zero de fluido, funcionando meio que se congelar, quando eu forço a entrada de gás ao ponto extremo, ele sobe a pressão, rende bem, mas em questão de minutos desarma.
    Hoje fui até a evaporadora e retirei a válvula que fica antes da tubulação de expansão, mas não consegui identificar entupimento nela ou na linha de descarga.
    Gostaria do auxílio dos senhores, que com certeza, já passaram por perrengue mais ou menos igual a esse.
    O que pode estar acontecendo ?
    desde já agradeço.

  • #2
    Postado originalmente por wferreira Ver Post
    Pro pessoal do fórum, boa noite.
    meu nome é William, tenho 22 anos e sou novo na área de refrigeração e ar condicionado.
    Tenho uma experiência de dois anos na área e todo dia de fato é um aprendizado diferente.
    Ultimamente, peguei um servico de troca de compressor de um multisplit de 7,5 TR.
    Troquei o compressor, bati o vácuo, testei a partida e até então estava tudo Ok.
    O que acontece é que quando ele parte, o manometro não sobe quando coloco fluido e fecho a válvula do mesmo.
    Quando fecho o manometro, a pressão de baixa chega a praticamente zero, aí vou eu colocar mais fluido, mais fluido até a hora que a corrente começa a subir junto com a pressão e ele desarma.
    Não entendo o que pode estar acontecendo.
    Uma hora está com praticamente zero de fluido, funcionando meio que se congelar, quando eu forço a entrada de gás ao ponto extremo, ele sobe a pressão, rende bem, mas em questão de minutos desarma.
    Hoje fui até a evaporadora e retirei a válvula que fica antes da tubulação de expansão, mas não consegui identificar entupimento nela ou na linha de descarga.
    Gostaria do auxílio dos senhores, que com certeza, já passaram por perrengue mais ou menos igual a esse.
    O que pode estar acontecendo ?
    desde já agradeço.
    o compressor tá com o sentido de rotação correto? esse condicionador tem sistema eletronico de correção do sentido de rotação chamado de RIF?? compressor scroll com sentido de rotação invertido não opera bem...é a primeira coisa a ser verificada ....pergunta boba a valvula de serviço tá aberta..a scharader de serviço tá acionando??

    Comment


    • #3
      maquina trifasica voce precisa estar com um fasimentro para ligar as fases correta como disse o mestre sentido de rotaçao invertida no scroll nao opera outra coisa se voce trocou o compressor a sequencia dos cabos nos bornes do compressor estao corretas ?

      Comment


      • #4
        informação

        bom dia qual a bitola de cabo e amperagem de disjuntor q posso utilizar p/ estalar aparelho de ar condicionado c/ a capacidade acima de 30,000btu/h. obrigado.

        Comment


        • #5
          bom dia coloca o manifoold nas duas linhas na partida dele se a pressão de baixa cair muito e de alta subir alem do normal junto com amperagem e desliga em seguida, pode ser entupimento mesmo ele tem válvula de expansão? se tiver olhe o bulbo se tiver rompido a válvula trava a passagem. se ele estiver funcionando todo doido e sta desligando pode tbm ser corpo estranho da refrigeração sintema contaminado c/ umidade, endoida a pressão, a amperagem, congela a linha ate o compressor, as vezes faz um barulho forte como se foce explodir, é a umidade e gás na forma líquida causando causo hidráulico no compressor. se for inversão de rotação, a forma mais prática de saber é a sucção q vai aquecer muito, na hora.

          Comment


          • #6
            É isso aí, wferreira o amigo Naldo disse tudo

            Comment


            • #7
              olha parta do princípio que vc pode ter invertido as fases é o primeiro passo .depois siga fazendo os testes de compressão temperatura verificação de válvula de expansão travada entupida ou com o bulbo sensor quebrado dependendo da marca o elemento de expansão pode ser pistão em vez de válvula de expansão.

              já aconteceu comigo de inverter a fase quando substitui compressor .dá sintoma de entupimento ,baixo rendimento e amperagem alterada,além do ruído com compressor na operação ficar diferente.abraço

              Comment


              • #8
                boa noite, stou com uma máquina gree 30,000btu/h congelando a linha de baixa e desligando o compressores.

                Comment


                • #9
                  algum companheiro ja teve uma esperiensia assim?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por naldoamaral Ver Post
                    algum companheiro ja teve uma esperiensia assim?
                    pode ser excesso de gás refrigerante ou serpentinas sujas que chamamos por bloqueio moto ventiladores com baixo rendimento .a primeira coisa é verificar se as serpentinas estão sujas .pode ser falta de compressão na linha de gás etc.

                    Comment


                    • #11
                      como os amigos já falaram aparelhos desse tem que ser monitorados as duas linhas, a de liquido e a de sucção. A baixa deve estabilizar nos já conhecidos 65psi (caso se esteja usando R22), enquanto a alta deve estabilizar entre 230 e 260psi.
                      Tive um caso parecido recentemente na qual um compressor de 5tr apresentou queima. Só que antes de queimar ele moeu o caracol e encheu o condensador de fagulhas de metal, o que entupiu o accurator e me forçou a troca-lo, fazer uma limpeza com R141B em todo o sistema antes de reopera-lo.
                      Edivando Araujo

                      Comment


                      • #12
                        e não esqueça do filtro secador na linha de liquido. recomendo o DML 163 da danfoss caso a linha seja de 3/8. Ou o DML 164 Danfoss caso seja de 1/2. Ou outro correspondente ao diâmetro do tubo.
                        Edivando Araujo

                        Comment

                        Working...
                        X