Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retirar excesso de R410a

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Retirar excesso de R410a

    Boa noite a todos,

    Tenho um aparelho 12.000 BTU que usa R410a mas não é inverter. Fiz uma nova carga de gás (removi o anterior, fiz vácuo, coloquei nova carga em forma líquida, de acordo com a especificação do fabricante, acrescido da extensão da tubulação, usando balança). A seguir fiz o teste de superaquecimento, no qual obtive 2.5º. Agora vem a dúvida: posso retirar gás excedente ou tenho que refazer toda a carga de novo, com menos quantidade? Na possibilidade de retirar o excesso, seria com o aparelho desligado? Alguma orientação a mais?

    Grato a todos!

  • #2
    Eriberto: ao remover o gás sob a forma gasosa ele vai se fracionar, evaporando primeiro a parte mais volátil, exatamente como na recarga de gás. Desta forma não ficaria o 410, mas algo diferente, comprometendo a eficiencia do equipamento. Se não tiver algum acesso ao gas quando líquido, sugiro retirar TODO gas e refazer a carga. Eu faria a remoção do gas em uma garrafa grande (conectada a saida do compressor) inicialmente sob vácuo com a máquina parada afim de remover o máximo possível e ligando por instantes até o vácuo na sucção.
    Boa sorte

    Comment


    • #3
      Obrigado sureco. Foi exatamente ou que eu pensei. Com certeza o que você falou é o correto.

      Aproveitando, já vi um técnico, erroneamente, retirar R410a que colocou em excesso. O pior é que fez com o aparelho ligado. Saiu um líquido amarelo junto com o gás, aparentando ser óleo. É óleo do compressor? Nesses casos, o óleo tem que ser recolocado? O gás tem que ser retirado para isso?

      Abraço!

      Comment

      Working...
      X