Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dimensionamento correto / carga térmica - várias maneiras??!

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dimensionamento correto / carga térmica - várias maneiras??!

    Pra fazer cálculo de carga térmica pra escolher o aparelho correto, cada um diz uma maneira diferente.
    Alguém sabe uma fonte confiável pra se fazer o cálculo, tanta para alturas padrão como para locais com pé direito alto?

  • #2
    pra esse calculo mais preciso existem planilhas e programas ...que acrescentam e contam no dimensionamento da capacidade todos fatores e fontes de calor ,como insolação ,vão livres ,posição de paredes,vitros ,janelas,lages forros,pisos entre andares,telhados em relação ao sol.. quantidade de pessoas qual a atividade delas,fontes de calor elétricas como lampadas eletroeletronicos ,estufas,umidade relativa,temperaturas externas ganho de calor,carga externa por renovação de ar,filtragem,fugas,etc

    em residencias e pequenos e médios comércios o calculo que nós fazemos que não é tão preciso mas fica aproximado é o de btu´s X M². quando o pé direito é maior que 3 metros nós fazemos btu´s X M³ ...ainda tem regiões com um peso maior nesse calculo que vc ainda tem que acrescentar entre 10% a 20 % no total da carga térmica encontrada..

    Comment


    • #3
      ok jairo, obrigado pela resposta, mas qual a fórmula? quantos btu´s por m2? e quantos btu´s por m3?

      preciso ter uma fórmula para ambientes pequenos e outra pra ambientes maiores.
      já me pediram pra fazer um cálculo de uma igreja, com pé direito de mais de 5mt...

      Comment


      • #4
        ok jairo, obrigado. mas multiplico por quantos btu´s? preciso ter pra fazer um calculo de uma igreja com 5m de pe direito. e de um escritorio com altura normal...

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por thyagookara Ver Post
          ok jairo, obrigado. mas multiplico por quantos btu´s? preciso ter pra fazer um calculo de uma igreja com 5m de pe direito. e de um escritorio com altura normal...
          em ambientes com pé direito de altura normal dependendo dos fatores e fontes de calor sendo altos médios normais ou baixos pra dimensionar alguns utilizam 600 btus X M² pra baixa carga térmica 750 btus X M² pra média carga térmica alguns utilizam até 1000 btus X M ² pra alta carga térmica ( muita insolação ,telhado não isolado e sem forro) isso quando vc for calcular pela área M² e adicionar a esse cálculo o resultado da carga térmica da quantidade ou média de pessoas que vão ficar no escritório (600 BTUS X POR PESSOA SE VÃO TRABALHAR SENTADOS SEM ESFORÇO FÍSICO somar esse resultado à carga térmica total da área ).ou seja área X btu´s mais quantidade de pessoas que seria 600 btus X total de pessoas.

          no caso da igreja pé direito alto calcular o volume (largura X altura X comprimento) então fica M³(volume) dividido por 50 multiplicar por 12000 btus acrescentar também ao resultado a quantidade de pessoas X 600 btus e que vc obtém a carga total e a capacidade dos condicionadores pra confortar o pessoal.se vc não entendeu dá um alô vai dando o review

          obs estou indo pra um atendimento fora da minha cidade ficarei talvez sem internet por 2 dias .se não te responder é por causa disso. abraço boa sorte jairo
          Last edited by jairo bertoni; 12/01/17, 12:52.

          Comment


          • #6
            Jairo, desde já obrigado pela "paciência" e dedicação em compartilhar conhecimento...


            Então, a igreja mede 29x7.7mt=223.3 de área X 5mt de altura = 1116..5 m³ / 50 X 12.000=267.960 ou seja, serão 4,46 máquinas de 60.000btus (5 máquinas na prática).
            Mas fiquei intrigado com o que disse de adicionar a esse total a quantidade de pessoas. É isso mesmo? Se for vamos continuar as contas: lá cabem 170 pessoas (capacidade máxima), então são 170X600btus=102.000 btus
            Somando tudo: 267.960+102.000= 369.960btus (ou seja: 6,16 máquinas). Não seria muito? Teria que indicar 6 máquinas de 60.000 e ainda faltaria mais 9.9960 btus. É indicado mais uma máquina de 12.000btus pra completar esse cálculo?

            Um cara (que não sei se é técnico na área ou não) disse há certo tempo, que teriam que rebaixar o teto.
            O que seria indicado?
            Esteticamente vejo que se rebaixarem o teto em 1metro ficaria bom ainda. e o volume em M³ diminuiria consideravelmente, ficando em 893.2m³ (que antes era 1.116,5m³).

            Me conte um pouco da prática ao indicar aparelhos. É normal indicar por exemplo 2x60.000btus + 1x 24.000 ou deve-se seguir um padrão?

            Jairo, desde já obrigado pela "paciência" e dedicação em compartilhar conhecimento...

            Comment


            • #7
              O que acha dessa planilha Jairo? Acho que foi certificada pela ABNT e vi que alguns a utilizam. Qual sua avaliação sobre ela? Segue o link dessa planilha de carga térmica:
              http://www.inovararcondicionado.com....carga-termica/

              Comment


              • #8
                Boa tarde caros companheiros.

                Em minha continuada busca pelo conhecimento em refrigeração encontrei a NBR 5858/1983, cuja trata sobre condicionadores de ar domesticos e tem anexos exclusivos para cálculo de carga térmica.

                Sei que esta Norma é um pouco antiga, mas é melhor que nada.

                Segue link:
                http://www.refrigeracao.net/Legislacao/nbr_5858.pdf

                Abraço a todos e bom trabalho.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por 2A Soluções Ver Post
                  Boa tarde caros companheiros.

                  Em minha continuada busca pelo conhecimento em refrigeração encontrei a NBR 5858/1983, cuja trata sobre condicionadores de ar domesticos e tem anexos exclusivos para cálculo de carga térmica.

                  Sei que esta Norma é um pouco antiga, mas é melhor que nada.

                  Segue link:
                  http://www.refrigeracao.net/Legislacao/nbr_5858.pdf

                  Abraço a todos e bom trabalho.
                  opa legal !...tenho uma mais atualizada que essa que acredito ser mais precisa .disponibilizar aqui abraço

                  Comment


                  • #10
                    Então, faltou responder a questão feita:

                    Então, a igreja mede 29x7.7mt=223.3 de área X 5mt de altura = 1116..5 m³ / 50 X 12.000=267.960 ou seja, serão 4,46 máquinas de 60.000btus (5 máquinas na prática).
                    Mas fiquei intrigado com o que disse de adicionar a esse total a quantidade de pessoas. É isso mesmo? Se for vamos continuar as contas: lá cabem 170 pessoas (capacidade máxima), então são 170X600btus=102.000 btus
                    Somando tudo: 267.960+102.000= 369.960btus (ou seja: 6,16 máquinas). Não seria muito? Teria que indicar 6 máquinas de 60.000 e ainda faltaria mais 9.9960 btus. É indicado mais uma máquina de 12.000btus pra completar esse cálculo?

                    Um cara (que não sei se é técnico na área ou não) disse há certo tempo, que teriam que rebaixar o teto.
                    O que seria indicado?
                    Esteticamente vejo que se rebaixarem o teto em 1metro ficaria bom ainda. e o volume em M³ diminuiria consideravelmente, ficando em 893.2m³ (que antes era 1.116,5m³).

                    Me conte um pouco da prática ao indicar aparelhos. É normal indicar por exemplo 2x60.000btus + 1x 24.000 ou deve-se seguir um padrão?

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por thyagookara Ver Post
                      Então, faltou responder a questão feita:

                      Então, a igreja mede 29x7.7mt=223.3 de área X 5mt de altura = 1116..5 m³ / 50 X 12.000=267.960 ou seja, serão 4,46 máquinas de 60.000btus (5 máquinas na prática).
                      Mas fiquei intrigado com o que disse de adicionar a esse total a quantidade de pessoas. É isso mesmo? Se for vamos continuar as contas: lá cabem 170 pessoas (capacidade máxima), então são 170X600btus=102.000 btus
                      Somando tudo: 267.960+102.000= 369.960btus (ou seja: 6,16 máquinas). Não seria muito? Teria que indicar 6 máquinas de 60.000 e ainda faltaria mais 9.9960 btus. É indicado mais uma máquina de 12.000btus pra completar esse cálculo?

                      Um cara (que não sei se é técnico na área ou não) disse há certo tempo, que teriam que rebaixar o teto.
                      O que seria indicado?
                      Esteticamente vejo que se rebaixarem o teto em 1metro ficaria bom ainda. e o volume em M³ diminuiria consideravelmente, ficando em 893.2m³ (que antes era 1.116,5m³).

                      Me conte um pouco da prática ao indicar aparelhos. É normal indicar por exemplo 2x60.000btus + 1x 24.000 ou deve-se seguir um padrão?
                      sobre a capacidade dos condicionadores usar sempre o bom senso e pensar na flexibilização no caso eu indicaria pra uma melhor equalização e mistura ... 4 unidades piso teto de 46 k btus..com certeza rebaixar o teto vcs terão uma considerável economia de energia ,além de possivelmente diminuir a capacidade dos equipamentos em btu´s,,a iluminação fica mais eficiente ,etc...e rebaixar e isolar com forros de isopor o calor irradiado do telhado que é uma fonte considerável de calor .minha opinião é baseada na experiencia ..não estou no local portanto cautela e caldo de galinha seria bom .abraço boa sorte jairo

                      Comment

                      Working...
                      X